Colocado por: danobrega4 vezes por dia parece-me puxado. 6 em 6 horas? Acorda-se para ir por lenha na caldeira?!
Colocado por: eu
Pode dizer a marca, modelo e preço?
Jancido
há 8 horas
(membro com 71 agradecimentos)
concordaragradecer# 15citarmensagem privada
Colocado por: SmaugBoa tarde,
ando interessado em adquirir uma caldeira de chama invertida, a lenha, para fazer aquecimento central e águas quentes.
Tenho visto algumas e todas anunciam autonomias significativas com apenas uma carga de lenha, coisas como 7 a 12 horas, ou 8 a 10horas.
A minha pergunta, para quem possa ajudar, é: isto é real? é possível ter uma autonomia de 8 horas com um "braçado de lenha"?
Se alguém possuir uma destas caldeiras, que conte da sua experiência.
Obrigado.
Eu tenho uma de chama invertida, mas na verdade ainda não a testei a 100% por isso quando a testar posso dizer-lhe ao certo (daqui a 1 mês talvez).
Conheço quem tenha uma igual a funcionar e está muito satisfeito.
Se pretende optar por uma caldeira de chama invertida tenha em atenção o seguinte:
-Se tem lenha á pala nem pense duas vezes, a relação preço beneficio é muito alta.
- A autonomia da caldeira varia com vários factores:
-Energia necessária para aquecer a habitação, isto é para a mesma caldeira quanto mais m2 de área a aquecer menos duração da carga de lenha.
-Tipo de lenha que vai queimar,este também é um factor importante normalmente carvalho ou azinho dura mais, pinho... nem por isso.
-% de humidade da lenha a queimar, quanto menor for a humidade melhor, maior o poder calorifico da lenha.
-O corte da lenha também influencia pois quanto mais madeira conseguir colocar por m3 melhor.
-Escolha uma caldeira com controlo eléctrónico pois consegue ter um melhor rendimento, nomeadamente na modelação do ventilador.
-Não se esqueça da válvula de carga térmica na entrada da caldeira de modo a garantir uma maior duração do corpo de pressão da mesma.
-E claro uma boa instalação com um bom controlo dos sistemas é essencial.
Cumprimentos
Colocado por: sergyioe quando tem o deposito totalmente quente, quanto tempo o deposito aguenta a água quente até necessitar novamente de aquecimento?
Colocado por: Laranja MecânicaSerá melhor uma caldeira com o corpo em ferro fundido ou em chapa de aço para caldeiras com chama invertida?
a sua tem sonda lambda??Não, esta caldeira com sonda lambda digamos que é bem mais cara, para quem tem lenha a borla não compensa o investimento, pois a sonda lambda melhora o rendimento, logo consome menos lenha... Se pedir á Solius uma caldeira com sonda lambda, eles não têm nenhuma para entrega, enquanto das normais vendem-nas como castanhas quentes(segundo o que dizem).
Há caldeiras de chama invertida com o corpo em ferro fundido? as que vi (até agora foram só duas) eram em aço...Não conheço nenhuma, e não deve ser facil encontrar, digo eu, pois é muito mais complicado a construção de uma caldeira de chama invertida em ferro fundido, se colocar válvula de carga térmica na caldeira de aço a duração deverá ser aproximadamente igual á de ferro fundido.
Colocado por: JancidoAh!! e para mim um depósito de inércia no arranque do aquecimento é um estorvo
Colocado por: Smaug
Há caldeiras de chama invertida com o corpo em ferro fundido? as que vi (até agora foram só duas) eram em aço...
Colocado por: ultrahipermegaesta é boa verdade, eu estou seriamente e pensar ligar a minha direta ao piso
Colocado por: euVamos lá ver
Atenção que um dos inconvenientes da utilização de caldeiras a lenha é a eventual variação descontrolada da energia produzida, ou seja, pode dar-se o caso de a caldeira sobre-aquecer com todos os efeitos nefastos que daí advêm.
Quando se utiliza um depósito de inércia, a vantagem é que o depósito consegue absorver (e armazenar) facilmente estes picos de potência.