Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Aqui vai mais uma da instalação
      Imagem_006_30.jpg
  2.  # 22

    Aqui parte final já a fazer aquecimento chama invertida
      Imagem_010_30.jpg
  3.  # 23

    4 vezes por dia parece-me puxado. 6 em 6 horas? Acorda-se para ir por lenha na caldeira?!
    • eu
    • 8 janeiro 2013

     # 24

    Colocado por: danobrega4 vezes por dia parece-me puxado. 6 em 6 horas? Acorda-se para ir por lenha na caldeira?!

    É o GRANDE inconveniente das caldeiras a lenha.

    De qualquer forma, o piso radiante tem uma grande inércia e em princípio a caldeira não precisa de estar ligada durante a noite.
  4.  # 25

    Colocado por: eu
    Pode dizer a marca, modelo e preço?


    Link 1

    Link 2

    Link 3

    É uma caldeira da Eslováquia, que vende para muitos revendedores com o nome deles, posso dizer que a nível de controlo é superior a outras que se encontram no mercado, se me perguntarem, há melhores? há!! mas escolhi esta :) , relação preço beneficio que me agradou.
    A que tenho é a de 25Kw custa perto de 3000€ , pelo que sei, não no caso da minha mas da tal que conheço instalada, faz uma média de 7 a 8 horas entre reabastecimentos, isto a queimar carvallho seco.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 26

    a sua tem sonda lambda??
  6.  # 27

    Será melhor uma caldeira com o corpo em ferro fundido ou em chapa de aço para caldeiras com chama invertida?
    • SACS
    • 8 janeiro 2013

     # 28



    Jancido
    há 8 horas
    (membro com 71 agradecimentos)

    concordaragradecer# 15citarmensagem privada

    Colocado por: SmaugBoa tarde,

    ando interessado em adquirir uma caldeira de chama invertida, a lenha, para fazer aquecimento central e águas quentes.
    Tenho visto algumas e todas anunciam autonomias significativas com apenas uma carga de lenha, coisas como 7 a 12 horas, ou 8 a 10horas.
    A minha pergunta, para quem possa ajudar, é: isto é real? é possível ter uma autonomia de 8 horas com um "braçado de lenha"?

    Se alguém possuir uma destas caldeiras, que conte da sua experiência.

    Obrigado.


    Eu tenho uma de chama invertida, mas na verdade ainda não a testei a 100% por isso quando a testar posso dizer-lhe ao certo (daqui a 1 mês talvez).
    Conheço quem tenha uma igual a funcionar e está muito satisfeito.
    Se pretende optar por uma caldeira de chama invertida tenha em atenção o seguinte:
    -Se tem lenha á pala nem pense duas vezes, a relação preço beneficio é muito alta.
    - A autonomia da caldeira varia com vários factores:
    -Energia necessária para aquecer a habitação, isto é para a mesma caldeira quanto mais m2 de área a aquecer menos duração da carga de lenha.
    -Tipo de lenha que vai queimar,este também é um factor importante normalmente carvalho ou azinho dura mais, pinho... nem por isso.
    -% de humidade da lenha a queimar, quanto menor for a humidade melhor, maior o poder calorifico da lenha.
    -O corte da lenha também influencia pois quanto mais madeira conseguir colocar por m3 melhor.
    -Escolha uma caldeira com controlo eléctrónico pois consegue ter um melhor rendimento, nomeadamente na modelação do ventilador.
    -Não se esqueça da válvula de carga térmica na entrada da caldeira de modo a garantir uma maior duração do corpo de pressão da mesma.
    -E claro uma boa instalação com um bom controlo dos sistemas é essencial.
    Cumprimentos


    eu nao tenho nd contra os depósitos de inércia, mas não quer experimenter meter isso directo ao piso radiante????
    o seu sistema funciona de que forma?????

    por ex, a caldeira:
    - aquece a casa, dps desta quente é que aquece o depósito de inércia????
    - aquece o depósito e por consequencia a casa é aquecida por um circuito que passa dentro do depósito???
    - aquece a casa, dps desta quente aquece o depósito de inércia em simultaneo com o circuito da casa também em funcionamento, dps do depósito quente ~volta aquecer somente a casa até acabar a lenha na caldeira(baixar a temperatura) e entao arranca o sistema do depósito de inércia???
  7.  # 29

    Boa noite,

    antes de mais agradeço a todos o feedback e a partilha de informação. tinha sido bastante difícil até ao momento encontrar alguém que tivesse experiência real com este tipo de caldeiras e saber se a autonomia anunciada tem alguma credibilidade. Pelos comentários posso constatar que, numa casa bem isolada e com a instalação bem dimensionada, a caldeira parece ser um bom investimento para aguas quentes e aquecimento central, com maior autonomia do que um recuperador de calor a lenha.
    A que já vi é polaca (penso eu) marca orlanski, modelo orlan 25. será para aquecer cerca de 80 elementos de radiador e um deposito de 300l.
    Há alguns vídeos no youtube.
  8.  # 30

    Por acaso ninguém tem esta (orlanski, modelo orlan 25) instalada?
    deixo aqui uma ligação no youtube.
    http://www.youtube.com/watch?v=xX-RcXHgeYQ
    Obrigado
  9.  # 31

    Colocado por: sergyioe quando tem o deposito totalmente quente, quanto tempo o deposito aguenta a água quente até necessitar novamente de aquecimento?


    se está a por a questão a mim... cada vês que a bomba liga a caldeira arranca passados alguns minutos.... mas eu só estou a controlar 50L de água, embora o deposito seja de 150L.
    • SACS
    • 8 janeiro 2013

     # 32

    nao ultra, é para o jancinto!
  10.  # 33

    Colocado por: Laranja MecânicaSerá melhor uma caldeira com o corpo em ferro fundido ou em chapa de aço para caldeiras com chama invertida?


    Há caldeiras de chama invertida com o corpo em ferro fundido? as que vi (até agora foram só duas) eram em aço...
  11.  # 34

    Ora bem, vamos lá ver, eu também não tenho nada contra os depósitos de inércia,.. é que não tenho nenhum depósito de inércia, a minha instalação está de um modo... digamos particular... :) está previsto o deposito de inercia mas se precisar mesmo dele, vou testar primeiro sem ele e depois concluir.
    O meu sistema está da seguinte forma:
    -Caldeira e recuperador a trabalharem para um separador hidráulico cada um com uma bomba individual e valvula de carga térmica.
    -Circuito de aquecimento que faz o direcionamento para o PRH e para aquecimento das AQS e eventual inércia, a trabalhar também com uma bomba, acoplada também ao separador hidráulico.
    -Anonimo18072022A a permutar com o circuito de aquecimento através de permutador de placas com bomba dedicada e válvula modulante de 0-10V.
    -Tanto o PRH como as AQS têm válvulas de 3Vias desviadoras.
    -Como a caldeira que tenho tem modulação do ventilador de insuflação, a ideia é aproveitar esta capacidade da caldeira para se adaptar ás necessidades de aquecimento da habitação, (vamos a ver se funciona esta minha teoria).

    a sua tem sonda lambda??
    Não, esta caldeira com sonda lambda digamos que é bem mais cara, para quem tem lenha a borla não compensa o investimento, pois a sonda lambda melhora o rendimento, logo consome menos lenha... Se pedir á Solius uma caldeira com sonda lambda, eles não têm nenhuma para entrega, enquanto das normais vendem-nas como castanhas quentes(segundo o que dizem).
    Há caldeiras de chama invertida com o corpo em ferro fundido? as que vi (até agora foram só duas) eram em aço...
    Não conheço nenhuma, e não deve ser facil encontrar, digo eu, pois é muito mais complicado a construção de uma caldeira de chama invertida em ferro fundido, se colocar válvula de carga térmica na caldeira de aço a duração deverá ser aproximadamente igual á de ferro fundido.

    Ah!! e para mim um depósito de inércia no arranque do aquecimento é um estorvo, agora se conseguirmos depois de tudo quente injectar o calor restante da caldeira num depósito de inércia, aí sim já concordo, agora a verdade é uma, depois de tudo quente é preferível a caldeira trabalhar em regime baixo do que continuar a trabalhar para a inércia, pois inércia = a perdas enquanto se a lenha estiver na caldeira por queimar... a energia continua lá em espera...

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Smaug
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 35

    Colocado por: JancidoAh!! e para mim um depósito de inércia no arranque do aquecimento é um estorvo


    esta é boa verdade, eu estou seriamente e pensar ligar a minha direta ao piso e só o recuperador ao deposito.

    vou aguardar pelo instalador a ver o que ele diz.
    • kami
    • 9 janeiro 2013

     # 36

    Colocado por: Smaug

    Há caldeiras de chama invertida com o corpo em ferro fundido? as que vi (até agora foram só duas) eram em aço...




    A da edilkamin é em ferro fundido.
    • eu
    • 9 janeiro 2013 editado

     # 37

    Colocado por: ultrahipermegaesta é boa verdade, eu estou seriamente e pensar ligar a minha direta ao piso

    Atenção que um dos inconvenientes da utilização de caldeiras a lenha é a eventual variação descontrolada da energia produzida, ou seja, pode dar-se o caso de a caldeira sobre-aquecer com todos os efeitos nefastos que daí advêm.

    Quando se utiliza um depósito de inércia, a vantagem é que o depósito consegue absorver (e armazenar) facilmente estes picos de potência.
    Concordam com este comentário: sergyio, PatSil
  13.  # 38

    mas minha é a pelets.
  14.  # 39

    Colocado por: eu
    Atenção que um dos inconvenientes da utilização de caldeiras a lenha é a eventual variação descontrolada da energia produzida, ou seja, pode dar-se o caso de a caldeira sobre-aquecer com todos os efeitos nefastos que daí advêm.

    Quando se utiliza um depósito de inércia, a vantagem é que o depósito consegue absorver (e armazenar) facilmente estes picos de potência.
    Vamos lá ver
    Directo ao piso nunca pode ser porque entre a parte de geração de energia(caldeira) e o piso tem de existir uma válvula de contolo de temperatura, logo se houver excesso de temperatura na caldeira a valvula de controlo tem obrigação de fechar (só se avariar).
  15.  # 40

    ou fechar ou desviar essa diferença para um deposito de inercia.
 
0.0250 seg. NEW