Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

O que tenho instalado é isto, onde a parte do depósito de inércia ainda não está instalada, vou testar primeiro.
    Ao instalar o depósito de inercia a ideia é abrir a válvula do deposito de inércia so depois de tudo quente, esta válvula é uma válvula de passo a passo que vai manter a temperatura de retorno sempre constante, de modo a não haver flutuações de temperatura grandes no retorno.
    • eu
    • 9 janeiro 2013

# 42

Colocado por: Jancidoentre a parte de geração de energia(caldeira) e o piso tem de existir uma válvula de contolo de temperatura, logo se houver excesso de temperatura na caldeira a valvula de controlo tem obrigação de fechar (só se avariar).

Sim, claro, mas nesse caso vai existir um sobreaquecimento da caldeira.

A existência de um depósito de inércia permite absorver os picos, tanto de elevada potência temporária como de falta temporária de potência. Claro que tem o inconveniente de atrasar o início do aquecimento, mas se o depósito não tiver um volume exagerado, estamos a falar de meia hora.

O meu depósito de inércia tem 200 litros e passa dos 18 graus para os 50 graus em 30 a 40 minutos... a água vai para o piso a 40 graus...
  2.  # 43

Colocado por: eu
    Sim, claro, mas nesse caso vai existir um sobreaquecimentoda caldeira.

A existência de um depósito de inércia permite absorver os picos, tanto de elevada potência temporária como de falta temporária de potência. Claro que tem o inconveniente de atrasar o início do aquecimento, mas se o depósito não tiver um volume exagerado, estamos a falar de meia hora.

O meu depósito de inércia tem 200 litros e passa dos 18 graus para os 50 graus em 30 a 40 minutos... a água vai para o piso a 40 graus...
    Sim concordo, mas esse sobreaquecimento da caldeira pode ser evitado, regulando a temperatura de funcionamento mais baixa e desde que a energia requerida á caldeira seja reduzida gradualmente, dá tempo para reduzir a ventilação sem sobreaquecer. Isto na teoria, porque na prática as vezes nem sempre é assim, e cada caso é um caso e cada instalação ....
    • SACS
    • 9 janeiro 2013

# 44

Jancido
    há 8 horas
    (membro com 74 agradecimentos)

concordaragradecer# 39citarmensagem privada

Colocado por: eu
    Atenção que um dos inconvenientes da utilização de caldeiras a lenha é a eventual variação descontrolada da energia produzida, ou seja, pode dar-se o caso de a caldeira sobre-aquecer com todos os efeitos nefastos que daí advêm.

Quando se utiliza um depósito de inércia, a vantagem é que o depósito consegue absorver (e armazenar) facilmente estes picos de potência.

Vamos lá ver
    Directo ao piso nunca pode ser porque entre a parte de geração de energia(caldeira) e o piso tem de existir uma válvula de contolo de temperatura, logo se houver excesso de temperatura na caldeira a valvula de controlo tem obrigação de fechar (só se avariar).

e essa valvula de controlo nao pode ser instalada a saida da caldeira (circuito do aquecimento) e quando a temperatura(agua sircuito) for superior aos 40 graus fazer a misturar com a agua do retorno?????
  3.  # 45

ainda não percebi o problema do deposito de inercia!!! é qual? demora tempo aquecer para depois ir pro piso radiante é isso?
    • SACS
    • 9 janeiro 2013

# 46

tu nao consegues perceber o problema do deposito de inércia, e eu a vantegem dele! num sistema com uma caldeira a lenha, para nao falar a pellets uma vez que esta só trabalha knd é necessario!
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  4.  # 47

O deposito de inercia é um mal necessário quando se trata de biomassa.
    Temos de ter algo que absorva as oscilações de temperatura/potencia da fonte de calor.

Por exemplo se estão os circuitos todos abertos vamos ter um esgotamento total da potencia da fonte, mas se apenas um circuito está aberto já vamos ter potencia em excesso.

já o mesmo não acontece com uma bomba de calor.

No caso de uma caldeira a pellets e se esta puder ter ligação para uma sonda no colector, medindo a necessidade de mais ou menos potencia.
    o que me veio á memoria foi (no meu caso) ligar em serie uma resistência com a sonda de temperatura ligada ao deposito de inercia, assim a caldeira assumia que éra uma sonda ambiente e poderia modular a potencia conforme a necessidade.

vou estudar o esquema...
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 48

Bem, mais rápido que isto é quase impossível.

Estudando o esquema e fazendo alguns testes, rapidamente consegui chegar a valores.

A sonda ambiente da caldeira é de uma NTC de 3k.

Vou testando sondas que ali tinha e dei com uma ntc de 10k.

A sonda de 3k a 20º tem um valor de 3,750
    A sonda de 10k a 60º tem um valor de 2,486

Sendo assim temos uma diferença de 1,260. se adicionarmos uma resistência de 1,2k vamos ter uma leitura boa para a situação que eu descrevi
    Amanha já la vou espetar para saber o resultado.
  6.  # 49

Neste caso a caldeira ficaria a trabalhar como se de uma sonda ambiente se tratasse.

No meu caso teria todas as funcionalidades da caldeira, chronotermostato, etc...

quando eu comprei a caldeira pensei que ela trabalhasse assim, foi-me explicado que ela trabalhava com uma sonda no deposito de inercia, mas depois é que descobri que essa sonda seria um termostato on/off.

mas pronto.

as vossas caldeiras tb tem este tipo de programação?
  7.  # 50

Colocado por: ultrahipermegaO deposito de inercia é um mal necessário quando se trata de biomassa.

com uma válvula misturadora diferencial ou uma central de mistura na entrada do piso já não precisa de deposito.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  8.  # 51

mas no caso de se ter mais do que uma fonte de calor o deposito já será preciso, ou pelo menos aconselhável.

Quando faço estes comentários estou a referir-me á minha instalação.

que me diz da resistência na sonda caro jorge? vou ver se assim consigo enganar a caldeira. pelos testes que estive a fazer aqui vai sair mesmo bem. mas não tenho aqui resistencias de 1,2 ou 1,3.

amanha bota lenha heheh
  9.  # 52

Colocado por: SACS

e essa valvula de controlo nao pode ser instalada a saida da caldeira (circuito do aquecimento) e quando a temperatura(agua sircuito) for superior aos 40 graus fazer a misturar com a agua do retorno?????
    Pode mas se tiver apenas os 40ºC á saida da caldeira para o circuito, não consegue aquecer as AQS acima de 30 e poucos ºC, isto se considerar um circuito da caldeira e outro da circulação de aquecimento e AQS. Mas há muitas maneiras de fazer um circuito hidraulico é preciso é saber o que se pretende, e perceber um bocado da poda claro!!
    • SACS
    • 10 janeiro 2013

# 53

mas essa valvula teria que saber gerir as temperaturas d forma a fazer a mistura!
  10.  # 54

consegui enganar a minha caldeira :))

agora está a trabalhar com a suposta sonda ambiente.

a sonda que coloquei é a de 10k mais uma resistência de 3,5k (de 1,3 não tinham) assim a caldeira está a ler :
    - 10º quando o deposito está a 40º
    - 15º quando o deposito está a 50º

programei a caldeira para uma temperatura ambiente de 15ºe activei o standby, pois assim que a água passar 2º dos 15º a caldeira desliga-se. e volta a ligar quando estiverem novamente os 15º.

neste estado a caldeira está sempre ligada, mas no minimo, com uma chama pequenina só para não se apagar.

tb posso deste modo programar horários para ela ligar e desligar.

amanha posto as novidades do consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  11.  # 55

Caros amigos!

Caso alguém saiba, gostaria que me informassem se a caldeira a lenha de chama invertida EDILKAMIN é boa e quanto custa?

Obrigado.
    Anastasio
  12.  # 56

eu nunca mais me lembre de vir aqui reportar os acontecimentos.

a caldeira está a trabalhar bem, tive 1 dia que me gastou 2 sacas em 12h, mas foi quando nevou e fora estavam 0º

de resto está a gastar 1 e 1/3 de outra em 24h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • ze79
    • 27 janeiro 2013

# 57

Colocado por: rumoplanAutonomia pode depender do tamanho da caldeira se tiver um deposito grade para lenha tem de abastecer poucas vezes.
    Mas se falar em consumo e capacidade de deposito está tudo interligado com as quantidade de vezes de abastecimento.
    Para uma habitação media 3 a 4 vezes em 24 horas.
    Existem em 18;22;25;32;40;50;70;100 kw
    Com depósitos dm3 66 ; 100 140; 180; 400
    Rendimento de 81 a 90%
      Imagem_008_30.jpg

qual a potencia desta ,e o preço ?
    • ze79
    • 25 agosto 2013

# 58

?
    • Ljra
    • 18 dezembro 2013

# 59

alguém me sabe dizer uma boa marca destas caldeiras de chama invertida e o respectivo preço??
    Estou a pensar adquirir uma para aquecer o piso radiante
  13.  # 60

marcas tem aqui muitas:
    Colocado por: ArcadeCaracterísticas Técnicas das Caldeiras do post # 1 no ficheiro em anexo :

manufacturer
    Model
    Rated output [kW]
    Boiler efficiency [%]
    CO at rated load [mg/m3]
    Dust at rated load [mg/m3]
    CO at partial load [mg/m3]
    required buffer volume [liters]

Espero que seja útil...

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug