Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais os meus parabéns por este forum, que tem sido para mim uma grande ajuda!

    Relativamente à minha questão, cá vai ela...

    Adquiri recentemente um apartamento centenário em Lisboa.
    Tem cerca 55/60 m2, mas tem uma tipologia T4!
    A casa de banho é na varanda com "paredes" madeira e muito rudimentar.
    Para fazer alguma coisa daquilo pretendia demolir tudo o que fossem paredes de tabique, mantendo como é obvio os pilares de madeira que suportam o teto, ou seja não existiria qualquer interferencia com a estrutura do edificio.
    Comecei a ver alguns orçamentos apenas para estes trabalhos iniciais - demolição de paredes de tabique, remoção de sanitários, e respectivo transporte para o vazadouro - e tenho obtido orçamentos completamente absurdos (a meu ver claro!) na ordem dos 6000 - 7500 euros + IVA!!!

    Serão isto preços normais?
  2.  # 2

    Colocado por: vortexAdquiri recentemente um apartamento centenário em Lisboa.
    Quantas vezes centenário?
    É que pode haver paredes que não tenham apenas «pilares» de madeira. Poderão ter uma estrutura mais complexa que isso que NÃO CONVÉM NADA remover!

    Suponho que já reparou que quando remover as paredes, irá a instalação eléctrica (tomadas, interruptores, fios), irão os rodapés, etc., e ficará com buracos no chão e no tecto?

    Colocado por: vortex...tenho obtido orçamentos completamente absurdos (a meu ver claro!) na ordem dos 6000 - 7500 euros + IVA!!!
    Serão isto preços normais?
    Depende...
    É numa zona classificada ?
    Se o apartamento for numa rua em que não entra um veiculo, se for num 5.º andar sem elevador, se tiver uma escada labiríntica e com 65cm de largura, e em que nenhuma janela dá para a rua, será muito mais caro do que num r/chão com estacionamento à porta.

    E também não nos disse quantas paredes são ("tudo" o que seja tabique).

    Colocado por: vortexComecei a ver alguns orçamentos apenas para estes trabalhos iniciais
    Talvez fosse melhor saber exactamente o que pretende FAZER antes de se preocupar com o DESFAZER.
    Demolir é fácil. SABER (exactamente) o que fazer é que é difícil.
    O custo das demolições, se englobado numa proposta de orçamento mais abrangente (que inclua a totalidade da obra), deverá ser inferior.
  3.  # 3

    Desde já, obrigado pela resposta.

    Vamos então por partes...

    "Quantas vezes centenário? "

    - É de 1904. É do tipo "gaioleiro". Tem cerca de 4 metros de largura média e 15 metros de comprimento.
    - São cerca de 8 paredes de tabique a demolir. Sendo que é para remover apenas o estuque e as tábuas de madeira verticais, sem qualquer função estrutural.


    "Suponho que já reparou que quando remover as paredes, irá a instalação eléctrica (tomadas, interruptores, fios), irão os rodapés, etc., e ficará com buracos no chão e no tecto?"

    - O objectivo é mesmo esse... remover toda a instalação electrica e canalizações. Estão totalmente obsoletas e não há qualquer interesse em manter.

    "É numa zona classificada ?
    Se o apartamento for numa rua em que não entra um veiculo, se for num 5.º andar sem elevador, se tiver uma escada labiríntica e com 65cm de largura, e em que nenhuma janela dá para a rua, será muito mais caro do que num r/chão com estacionamento à porta."

    - Não está em nenhuma zona classificada.
    - É um 3.º andar sem elevador, mas é perfeitamente viável colocar um contentor por baixo da janela, ligado à mesma por mangas. Pelo que vi, o custo do aluguer das mangas e do contentor deverá rondar os 300 euros por uma semana.

    "Talvez fosse melhor saber exactamente o que pretende FAZER antes de se preocupar com o DESFAZER.
    Demolir é fácil. SABER (exactamente) o que fazer é que é difícil.
    O custo das demolições, se englobado numa proposta de orçamento mais abrangente (que inclua a totalidade da obra), deverá ser inferior."

    - Não posso estar mais de acordo, demolir é de facto mais fácil do que construir, no entanto o objectivo é que o apartamento fique o mais amplo possível.
    - E a definição concreta dos espaços futuros só será possível depois do espaço estar "limpo".
    - Também percebo que o custo das demolições seja mais barato se incluido no valor total da obra, no entanto não posso de achar absurdo 7000 e tal euros para desmanchar umas 8 paredes de tabique!!


    Cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: vortex- É de 1904. É do tipo "gaioleiro".
    Vejo que está bem informado.
    Creio que sabe que esse é o PIOR tipo de construção que se fez em Portugal nos últimos 500 anos.
    Veja lá se não deitam abaixo umas paredes em tábuas de madeira que estejam a sustentar uma laje de betão...

    Colocado por: vortex- Não está em nenhuma zona classificada.
    Ok... é na zona da Almirante Reis, não? :-)

    Colocado por: vortex...não posso de achar absurdo 7000 e tal euros para desmanchar umas 8 paredes de tabique!!
    Mesmo sem ver o que é o trabalho, parece-me que tem razão.
    Concordam com este comentário: vortex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vortex
  5.  # 5

    Caro Luis, os edifícios gaioleiros não aqueles que se baseiam na estrutura de gaiola do Marquês de Pombal? Julgava que isso era precisamente para melhorar o comportamento em caso de sismos.
  6.  # 6

    Colocado por: goliverCaro Luis, os edifícios gaioleiros não aqueles que se baseiam na estrutura de gaiola do Marquês de Pombal? Julgava que isso era precisamente para melhorar o comportamento em caso de sismos.


    Não, são uma adulteração. Agarraram na ideia e foram-se "esquecendo" de alguns "pormenores", reduzindo as espessuras das paredes, etc, etc. Diria que são a versão "low cost" ou chinesa da estrutura em gaiola pombalina, Dai o seu nome.

    São más, muito más.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Pois de facto tenho a perfeita consciência que a construção destes edifícios é muito fraquita... mas é o que há! :)

    De qualquer das formas também não pretendo inventar muito... ou nada mesmo.

    É um ultimo andar e tenho apenas o telhado por cima... e nenhuma lage de betão. Tenho a perfeita consciência que mais dia menos dia, o telhado vai ter que ser substituido, por esse mesmo motivo quero deixar as paredes e o tectos o mais simples e despidos possível, sem recurso a pladur, e estuques e afins. Estava a pensar em deixar a pedra à vista depois de coberta com uma camada protectora - creio que é qualquer coisa à base de poliuretano se não estou em erro.

    Para definir posteriormente os espaços finais com o tudo o que isso implica, necessito primeiro de ter o apartamento totalmente despido, gostaria por isso de saber se alguém no Forum tem uma ideia realista de quanto poderá custar um intervenção destas - só a demolição das paredes e remoção do entulho.

    Cumprimentos
  8.  # 8

    Depende imenso de factores sobre os quais nada sei, desde facilidade de descarga, acessos, etc.

    Pior ainda, não se pode por a desmontar paredes de tabique, porque nessa construção, elas podem servir de apoio ao telhado. Mesmo que inicialmente não fosse essa a função, com o passar dos anos poderá ter passado a receber carga da estrutura da cobertura. Se tira.....

    Isso deve ser visto por alguém que saiba
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  9.  # 9

    Colocado por: PauloCorreia

    Não, são uma adulteração. Agarraram na ideia e foram-se "esquecendo" de alguns "pormenores", reduzindo as espessuras das paredes, etc, etc. Diria que são a versão "low cost" ou chinesa da estrutura em gaiola pombalina, Dai o seu nome.

    São más, muito más.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Sem querer desviar o assunto central deste tópico, conhece algum site onde possa ver a estrutura dos verdadeiros edifícios gaiola? Algum site onde se fale deste tipo de construção, suas características, vantagens, pontos fortes, etc.
  10.  # 10

    Caro goliver,

    site não lhe sei dizer mas em qualquer biblioteca de uma Faculdade de Arquitectura deve arranjar informação sobre esse assunto. Infelizmente não lhe consigo indicar nenhum livro:(

    Caro vortex,

    despertou-me o interesse, se puder colocar imagens do apartamento e indo actualizar o tópico agradeço. Só lhe posso dizer para pensar bem antes de demolir. Nem sempre é preciso destruir tudo para depois criar, pode ter alguma situações interessantes que podem ser mantidas ou modificadas, mesmo que o que é original seja "fraquinho".


    Cumprimentos,

    Rodrigo
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2013

     # 11

    Colocado por: goliverconhece algum site onde possa ver a estrutura dos verdadeiros edifícios gaiola? Algum site onde se fale deste tipo de construção, suas características, vantagens, pontos fortes, etc.

    Estes parecem-me ser melhores resultados: http://www.google.pt/search?q=gaiola+pombalina+filetype%3Apdf

    Desses resultados encontrei este que me pareceu interessante: http://paginas.fe.up.pt/~jmfaria/TesesOrientadas/MIEC/FlavioFloridopdf/Tipifica_Reabilita_%20paredes%20em%20madeira.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
 
0.0153 seg. NEW