Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antes de mais queria felicitar o forum pelo enorme contributo no esclarecimento dos utilizadores.
    Gostaria de ter as vossas opiniões sobre o seguinte: tenho uma moradia geminada que tem 6 anos mas em que se nota muitos problemas de isolamento. A maior parte das divisões é extremamente fria no inverno e depois de aquecidas arrefecem rapida e acentuadamente. Por ex. na sala (4m de largura por 8 de comprimento), onde está o recuperador a água para aquec. central chega-se aos 20º à noite com o aquecimento ligado, no dia seguinte de manhã, em dias mais frios, cai para 12º ou 13º (o aquec é desligado quando se vai para a cama). Nesta divisão há 3 janelas de correr com 2m de altura e 1,55m de largura, em alumínio e vidro duplo. Estou tentado a mudar as caixilharias para pvc e vidros térmicos mas pergunto-me se o investimento à volta dos 4500 euros justifica-se e se vem de facto dar um conforto substancialmente melhor não só em termos de temperatura, mas em termos acústicos (o isolamento acústico também é fraco) e de problemas de condensação, dado que as portas/janelas escorrem muita água. Já pensei fazer o isolamento apenas das caixas de estore para ver se atenuava o problema e já tenho orçamentos mas não queria fazê-lo sem ter uma posição sobre a mudança ou não dos caixilhos. Há alguém no fórum que mudou portas de correr para pvc de oscilo batente? A melhoria é significativa? Obrigado
  2.  # 2

Eu resolvi um problema semelhante colocando umas segundas janelas por fora. Resolvi o problema do frio, condensações e ruído e nem sequer usei alumínio muito bom, foi o mais económico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: karjor
  3.  # 3

Colocado por: karjorAntes de mais queria felicitar o forum pelo enorme contributo no esclarecimento dos utilizadores.
    Gostaria de ter as vossas opiniões sobre o seguinte: tenho uma moradia geminada que tem 6 anos mas em que se nota muitos problemas de isolamento. A maior parte das divisões é extremamente fria no inverno e depois de aquecidas arrefecem rapida e acentuadamente. Por ex. na sala (4m de largura por 8 de comprimento), onde está o recuperador a água para aquec. central chega-se aos 20º à noite com o aquecimento ligado, no dia seguinte de manhã, em dias mais frios, cai para 12º ou 13º (o aquec é desligado quando se vai para a cama). Nesta divisão há 3 janelas de correr com 2m de altura e 1,55m de largura, em alumínio e vidro duplo. Estou tentado a mudar as caixilharias para pvc e vidros térmicos mas pergunto-me se o investimento à volta dos 4500 euros justifica-se e se vem de facto dar um conforto substancialmente melhor não só em termos de temperatura, mas em termos acústicos (o isolamento acústico também é fraco) e de problemas de condensação, dado que as portas/janelas escorrem muita água. Já pensei fazer o isolamento apenas das caixas de estore para ver se atenuava o problema e já tenho orçamentos mas não queria fazê-lo sem ter uma posição sobre a mudança ou não dos caixilhos. Há alguém no fórum que mudou portas de correr para pvc de oscilo batente? A melhoria é significativa? Obrigado

Karjor, Bem vindo ao forum, Bem vou tentar ajudar-te no possível.

A minha sala é de 4m*7.5m, e tem 2 portas de correr de aluminio com vidro duplo com 2.05m*1.7m, na casa quase toda já mudei para as geneo oscilobatente da rehau, mas é como te digo na sala não sinto frio nenhum, pois alem de estar voltada a sul, a mesma aquece bem com o recuperador de calor, o meu problema era nas outras divisões, depois da mudança de caixilhos a corrente de ar parou, mas infelizmente a casa continuava a arefecer muito pela manhã, mas nunca a estas temperaturas, o mínimo que chegou foi a 14cº, no meu quarto e no da minha filha que são virados a norte, mas pus mão a obra e estou isolando as pontes térmicas da casa, pois por melhor que seja o caixilho se a casa tiver pontes termicas não adianta muito, como as paredes já eram isoladas, então isolei o tecto começando pelo quarto da minha filha, ainda não coloquei o pladur e ja noto uma diferença abismal somente com o xps., não sei se vai de encontro com o que pretende, mas no mais qualquer pergunta posso te ajudar.....

https://forumdacasa.com/discussion/27374/3/isolamento-interior-e-exterior-de-fachada-virada-a-norte-tenho-ideia-do-que-vou-fazer-conselhos/#Item_1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: karjor
  4.  # 4

Contacte um engº da área térmica, eles tem equipamento adequado (ex:FLIR E60) para ver onde existe maior perda de energia na casa, se por ventura o problema estiver nas paredes de nada adianta colocar caixilharia com vidro duplo ou triplo, que é dinheiro deitado ao lixo.

1º Saber por onde existe as maiores perdas, é conveniente fazer este tipo de testes numa altura que faça mais frio.
    2ª Depois de identificar a origem dos problemas passar para: Como resolver os problemas associados a essas perdas e custos inerentes a sua resolução.
    Concordam com este comentário: eu, santiago40
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, karjor
  5.  # 5

Colocado por: Laranja MecânicaContacte um engº da área térmica, eles tem equipamento adequado (ex:FLIR E60)

Essa é boa.
    Nem só quem é eng possui de tal aparelho..
  6.  # 6

Quem tiver este tipo aparelhos de termografia, (não tem que ser esta marca) e curso para fazer este tipo de avaliação seja engº ou não.
  7.  # 7

Colocado por: Laranja Mecânicacurso para fazer este tipo de avaliação

Que curso?
    Para saber como funciona o tal aparelho?
  8.  # 8

Para emitir o certificado energético tem que ser numa entidade certificadora na qual tem que ter um engº responsável, no entanto a recolha de dados in loco pode ser por outra pessoa que não seja o engº, ou seja um técnico capacitado para tal função, mas depois a assinatura do certificado este deve conter a assinatura do engº.

Para o caso do karjor que não é necessário um engº , basta um técnico capacitado para fazer esse tipo de avaliação!
  9.  # 9

Colocado por: Laranja MecânicaPara emitir o certificado energético tem que ser numa entidade certificadora na qual tem que ter um engº responsável, no entanto a recolha de dados in loco pode ser por outra pessoa que não seja o engº, ou seja um técnico capacitado para tal função, mas depois a assinatura do certificado este deve conter a assinatura do engº.

Para o caso do karjor que não é necessário um engº , basta um técnico capacitado para fazer esse tipo de avaliação!

Ou Arquitecto...

Para esse tipo de trabalho não é necessário ser perito da ADENE ( já que não se trata de nenhuma Certificação energética). Basta que o técnico tenha formação complementar e/ ou especifica em térmica. A Câmara termográfica dá uma grande ajuda, mas não é imprescindível. Contacte uma empresa de diagnósticos imobiliários.
  10.  # 10

Muito obrigado a todos pelas respostas! Vou procurar uma empresa para fazer essa avaliação. Se houver alguém que conheça alguma na zona de Coimbra, agradeço que me disponibilize o contacto.
  11.  # 11

12.  # 12

Olá,
    Meu nome é Marcos e gostaria de compartilhar algumas informações com vocês.
    Trabalho neste ramo (de caixilharias) há 7 anos, tanto com o PVC como o ALUMÍNIO e por isso mesmo, posso afirmar que ambos, tem boas qualidades (prós e contras) Porém, não tenho a menor dúvida em dizer que NESTE MOMENTO, o PVC EM RELAÇÃO AO ALUMÍNIO é um material MUITO MELHOR e explico os “porquês”:
    - Resistência a condições climatéricas adversas;
    - Resistência a humidade;
    - Material constante e duradouro; De baixa manutenção;
    - Baixa condutibilidade, tendo assim um melhor isolamento;
    - Resistência aos raios UV
    Sem contar que, quanto ao PREÇO, o PVC também está em melhor condição actualmente.
    Se precisarem de mais informações ESPECÍFICAS, consultem-me em meu endereço electrónico. Estarei sempre à disposição.
    • eu
    • 7 janeiro 2013

# 13

Colocado por: metafora- Resistência a condições climatéricas adversas;
    - Resistência a humidade;
    - Material constante e duradouro; De baixa manutenção;
    - Baixa condutibilidade, tendo assim um melhor isolamento;
    - Resistência aos raios UV

Nestes aspetos todos, só mesmo na condutividade é que existe alguma vantagem para o PVC.

E de qualquer maneira, o que realmente é mais importante para um bom isolamento dos vãos são os vidros...
  13.  # 14

Pedi a avaliação térmica a uma empresa de Coimbra que me deu um orçamento significativo. Tenho receio de estar a pagar um estudo que me vai dizer o óbvio: é que de facto as janelas são muito grandes e pouco ou nada eficazes no isolamento. Vê-se na fragilidade do material, a caixa dos vidros muito estreita e como são portas de correr... Além disso, mesmo que não resolva o problema completamente, vai ajudar certamente e melhorará acusticamente e na questão da condensação. O que acham?
  14.  # 15

Colocado por: karjorPedi a avaliação térmica a uma empresa de Coimbra

Pode dizer qual é a empresa de Coimbra que faz esses diagnóstico?
  15.  # 16

O Picareta faz este tipo de trabalho?
  16.  # 17

Colocado por: karjorO Picareta faz este tipo de trabalho?

Não, perguntei porque não conheço nenhuma em Coimbra, e apenas por curiosidade, para o caso de vir a necessitar desses serviços. Se não quiser publicar, pode enviar MP, ou então pode até não dizer nada, está no seu direito.
  17.  # 18

Contraruido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  18.  # 19

Colocado por: karjorContraruido

Afinal conheço muito bem, não sabia era que faziam esse tipo de serviços. Pode ser caro, mas de certeza que não encontra melhor.
  19.  # 20

Colocado por: karjororçamento significativo

Pode indicar valores, para ficar com ideia da ordem de grandeza?

0.0195 seg. NEW