Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Bom, para procurar terreno para construir uma moradia deve fazer o seguinte, algumas já sabia quando procurei, outras aprendi depois:

    - Ter em atenção o tempo de viagem para o seu local de trabalho, e da sua mulher e calcular os custos associados durante o período que pensa que vai trabalhar.
    - Deve ver o preço dos terrenos a área.
    - A dimensão do terreno que quer, quanto maior mais longe se tem de afastar.
    - Orientação solar é muito importante. O terreno ideal recebe sol o dia todo, sem nenhum elemento a dar-lhe sobra.
    - Tem de ver se existe alguma coisa que vá ser construída nas imediações como novas estradas, novos fios eléctricos que passem por cima do terreno. Deve analisar a probabilidade de isso acontecer.
    - Não deve ter medo de oferecer um valor bastante mais baixo que o pedido. Há muita gente a atirar o barro à parede.
    - Tem de exigir um PIP para ter garantido que pode construir.

    Se quer um terreno pequeno num local urbano (menos chatices a manter o terreno):

    - Terreno plano é o ideal, e num local plano. Evita sobras e evita que existam casas de um lado que tenham visibilidade para o seu. Pode poupar-lhe algum dinheiro em movimentos de terras.
    - Convém analisar o risco de inundação

    Se quer um terreno grande num local rústico

    - Terreno ligeiramente inclinado a sul, para aproveitar o sol. Há quem diga que o ideal é SSE, para evitar um pouco o sol da tarde que no verão pode ser agressivo.
    - Tem de ter acesso à via pública.
    - Convém ver se existe água e electricidade no acesso.
    - Se for um terreno rural, exija uma carta de todos os vizinhos a prescindir da preferência.
    - Se for um terreno rural, exija que o terreno seja vedado.
    - A norte do seu terreno convém que continue a subir, para ter algo que bloqueie os ventos predominantes, e para poder aproveitar a água que deixem passar para o seu.
    - Convém analisar o risco de incêndio e risco de inundação.
    - Se já tiver árvores, tanto melhor. Se não quiser as árvores que existem, corta-as e tem lenha. Dê uma olhadela ao conceito de thermal belt neste link: http://www.southampton.ac.uk/~doctom/teaching/permaculture/PDC/02-humid-landscapes.html

    Eu procurei terrenos em todo o lado. Exemplos:
    Odivelas/Famões -> Terrenos de 80 a 150 mil euros com 300 metros quadrados. (muito pequeno para mim)
    Belas Clube Campo -> Terrenos de 300 a 500 mil euros com 5000 metros quadrados. (não quero vender um rim)
    Mafra -> Terrenos por 100 a 200 mil euros com 10.000 metros quadrados. (250.000€ em transportes ao fim de 30 anos)

    É muito difícil encontrar terrenos bons, e dá muito trabalho a procurar para quem tem emprego a tempo inteiro. A oferta é pouca e a preços irreais. Acho que tive alguma sorte no que encontrei...

    ------

    Quanto a terrenos ideais, é inútil discutir porque não são para as nossas carteiras. O Bill Mollison conta que resolveu anunciar um serviço na "Europa Rica" de procura disso mesmo, terrenos ideais no local pretendido dos clientes. Fazia-se cobrar, se a memória não me é curta, 40.000$ ao dia. Depois andava de avioneta a sobrevoar as zonas à procura de terrenos porreiros e ia construindo uma carteira de opções para mostrar aos clientes. Desistiu depois do primeiro ano porque tinha trabalho a mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
 
0.0093 seg. NEW