Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite ao fórum.
    Tentei pesquisar o mais possível mas não encontrei resposta especificamente para as minhas questões pelo que decidi abrir esta discussão.

    Tenho um sistema solar térmico constituído por colectores solares Sonnenkraft de circulação forçada com depósito de 300L e como apoio às AQS uma caldeira Vulcano lifestar.

    Pelo que vejo até agora a caldeira está constantemente a ligar (15 em 15 min) para subir a temperatura dentro do depósito. Se tal for normal pergunto se não será muitíssimo mais económico se a caldeira passar a aquecer unicamente a água que sai no momento da utilização.

    Estamos em pleno Inverno e a temperatura da água no depósito apenas com os colectores solares não ultrapassa os 37ºc. não entendo como alguns participantes neste forum dizem que têm água quase sempre a 70ºC... e recordo que estou em Beja.

    Não tendo aquecimento central hidráulico será esta caldeira demasiado para as neecssidades? Um esquentador serviria?

    Obrigado!!!
    • eu
    • 8 janeiro 2013

     # 2

    Não faz sentido usar uma caldeira para aquecer a água dentro do depósito... Fale com o system32, ele tem um sistema Sonnenkraft e usa uma caldeira como apoio, mas à saída do depósito.

    Quanto à temperatura que consegue com os painéis, parece-me muito baixa... os meus não conseguem o milagre de aquecer água a 70 graus nesta altura, mas em dias de sol, chegam normalmente, pelo menos aos 45 graus...

    E daqui para a frente é sempre a subir...
  2.  # 3

    Estranho...
    Eu tenho um sistema que deve ser semelhante (excepto o apoio) e tenho estado quase sempre autonumo (>40º no deposito).
    Será que está bem montado/orientado, nomeadamente a inclinação que deve ser bem grande para funcionar no inverno??
    Quanto À caldeira: sem duvida que meter a caldeira a aquecer a agua que vai ser consumida gasta menos gás. Teoricamente a única vantagem do sistema que tem é poder eventualmente ter mais caudal. Mas até isso depende da caldeira de apoio, nomeadamente se é modulante e principalmente da canalização.

    Para fazer isso necessita de um termostato e de uma válvula de 3 vias montados preferencialmente logo à saída do deposito.

    Posso lhe dizer que tenho uma garrafa de gás, exclusiva para a caldeira, que dura à mais de 2 anos!!





    Colocado por: pjbrancoBoa noite ao fórum.
    Tentei pesquisar o mais possível mas não encontrei resposta especificamente para as minhas questões pelo que decidi abrir esta discussão.

    Tenho um sistema solar térmico constituído por colectores solares Sonnenkraft de circulação forçada com depósito de 300L e como apoio às AQS uma caldeira Vulcano lifestar.

    Pelo que vejo até agora a caldeira está constantemente a ligar (15 em 15 min) para subir a temperatura dentro do depósito. Se tal for normal pergunto se não será muitíssimo mais económico se a caldeira passar a aquecer unicamente a água que sai no momento da utilização.

    Estamos em pleno Inverno e a temperatura da água no depósito apenas com os colectores solares não ultrapassa os 37ºc. não entendo como alguns participantes neste forum dizem que têm água quase sempre a 70ºC... e recordo que estou em Beja.

    Não tendo aquecimento central hidráulico será esta caldeira demasiado para as neecssidades? Um esquentador serviria?

    Obrigado!!!
  3.  # 4

    Obrigado pelas opiniões.
    De facto isto não me parece normal mas realmente se virmos os esquemas de montagem da própria Sonnenkraft estes sugerem este processo: aquecimento da água do depósito e saída deste para a rede.
    Eu acho que o facto da água estar em permanente recirculação pela caldeira faz com que perca calor não permitindo avaliar a real capacidade dos painéis.

    Como funcionaria o sistema com a válvula de 3 vias?
  4.  # 5

    Simples:
    A válvula tem uma entrada e duas saídas.
    A entrada vem do deposito.
    Uma saída vai directamente para a rede de agua quente.
    A outra passa pela caldeira/esquentador e então depois para a rede.
    O termostato mede a temperatura da agua à saída do deposito, para determinar se já vem suficientemente quente ou se necessita de ser aquecida.


    Colocado por: pjbrancoObrigado pelas opiniões.
    De facto isto não me parece normal mas realmente se virmos os esquemas de montagem da própria Sonnenkraft estes sugerem este processo: aquecimento da água do depósito e saída deste para a rede.
    Eu acho que o facto da água estar em permanente recirculação pela caldeira faz com que perca calor não permitindo avaliar a real capacidade dos painéis.

    Como funcionaria o sistema com a válvula de 3 vias?
  5.  # 6

    Boa noite,

    É de facto simples e lógico esse funcionamento.
    Mas mantenho a dúvida... se reportamos ao esquema do depósito da própria Sonnenkraft este indica uma montagem como tenho eu: a caldeira aquece a água do depósito e daqui sai para a rede directamente.
      Deposito Sonnenkraft (800x600).jpg
  6.  # 7

    fotos da instalação ajuda, a ver se isso esta em ordem!!!
  7.  # 8

    Esse circuito é um dos que teoricamente podem ser utilizados, mas como já foi dito não é o mais eficiente.Agora se você tivesse a caldeira para aquecimento central, até podiam aproveitar as aguas de retorno para aquece o deposito. Já era melhorzito. Ou outra fonte como um recuperador.

    Eu até conheço varias instalações assim como você tem, mas todos os donos se queixam do consumo...
  8.  # 9

    bom dia

    Pelo que tenho estado a ler, você tem um esquentador com apoio a deposito.
    Não está mal, mas não é eficaz com está no esquema.

    Eficaz é ter o esquentador (modulante) na saída da deposito, este detectava a temperatura e ligava ou não, dependendo da temperatura do deposito, com você tem pode estar um ano fora de casa que vai gastar sempre gás, para manter 60 graus no deposito, se estiver modulante só gasta gás ao usar a agua.

    cumprimentos
    • eu
    • 10 janeiro 2013

     # 10

    Colocado por: ins.Brunocom você tem pode estar um ano fora de casa que vai gastar sempre gás

    Também não exageremos. Obviamente que em ausências prolongadas se desligaria o sistema...
  9.  # 11

    Era um exemplo de que aquecimento por acumulação gasta sempre mais do que por aquecimento instantâneo, por acumulação vai gastar gás para manter, de dia e noite, e instantâneo gasta quando abre a agua, o ano era para exemplo
    • eu
    • 10 janeiro 2013

     # 12

    Colocado por: ins.BrunoEra um exemplo de que aquecimento por acumulação gasta sempre mais do que por aquecimento instantâneo

    Sim, para a mesma fonte de energia, não há dúvidas sobre isso.
  10.  # 13

    o mais económico é esquentador modulante, caso não tenha, existe um adaptador para modelar o esquentador.

    o para arranca deve ser por o esquentador estar acender no intervalo do ligar e desligar, ou a regulação delta T está curta
  11.  # 14

    Parece-me bastante óbvio e consensual qual a melhor opção... só não entendo o porquê de aconselharem estes esquemas de montagem e haver técnicos que os montam sem terem espírito crítico e que não alertam o cliente.

    Temos então duas opções: toda a água de consumo passa pela caldeira e esta liga ou não consoante a necessidade e a leitura que faz da água ou ter uma válvula de três vias com termostato logo à saída do depósito sendo que a água que tenha temperatura suficiente não chega a passar pela caldeira. É assim? Qual a melhor solução?

    Já agora como incluir um sistema de retorno de água quente ainda que seja apenas algumas horas por dia?

    Obrigado a todos
  12.  # 15

    olhe existe um kit modulante da vulcano que pode adaptar a qualquer esquentador que é mais eficaz que a valvula da 3 vias, e o preço é igual (depende, deveria ser)

    e a recirculação de agua quente tem de ligar um tubo a fim da linha de agua quente e trazer até ao deposito, e ligar um motor que liga de x em x tempo.
  13.  # 16

    Talvez não seja errado pensar que ganham mais com estas instalações pois a caldeira com recirculação é muito mais cara que um simples esquentador modulante mais o kit solar. Alem disso a instalação é mais complicada, logo mais cara. Ou então são ideias pré concebidas ou mesmo burrice!


    Se não tiver a dita válvula a agua quente irradia calor quando passa pela caldeira, e alem disso penso que as caldeiras arrancam sempre que passa agua, mesmo que já quente.


    Colocado por: pjbrancoParece-me bastante óbvio e consensual qual a melhor opção... só não entendo o porquê de aconselharem estes esquemas de montagem e haver técnicos que os montam sem terem espírito crítico e que não alertam o cliente.

    Temos então duas opções: toda a água de consumo passa pela caldeira e esta liga ou não consoante a necessidade e a leitura que faz da água ou ter uma válvula de três vias com termostato logo à saída do depósito sendo que a água que tenha temperatura suficiente não chega a passar pela caldeira. É assim? Qual a melhor solução?

    Já agora como incluir um sistema de retorno de água quente ainda que seja apenas algumas horas por dia?

    Obrigado a todos
  14.  # 17

    Penso que esta caldeira LifeStar já tem capacidade modulante pelo que então só seria necessária a válvula... no entanto dizem-me que não há problema de toda a água passar pela caldeira pois esta só vai ligar se for necessário.
    Sendo assim evitaria mais gastos em equipamento sendo apenas necessário mudar o circuito da caldeira.
  15.  # 18

    Mesmo que não ligue , vai dissipar calor ao passar pelo radiador.

    Colocado por: pjbrancoPenso que esta caldeira LifeStar já tem capacidade modulante pelo que então só seria necessária a válvula... no entanto dizem-me que não há problema de toda a água passar pela caldeira pois esta só vai ligar se for necessário.
    Sendo assim evitaria mais gastos em equipamento sendo apenas necessário mudar o circuito da caldeira.
  16.  # 19

    sim a caldeira Lifestar é compatível com o solar, isto é, basta ligar a saída do deposito há entrada do esquentador, é só liga quando não existe agua quente no deposito.
    a agua quente é regulada pela válvula termostatica do deposito.
  17.  # 20

    não estamos a falar de coisas diferentes? :)
 
0.0212 seg. NEW