Bom dia! Iniciei o processo de compra de um apartamento por 130.000€. O crédito já foi aprovado pelo banco e estou à espera da data da escritura. A minha dúvida é quando pagar o IMT e como calcular o seu valor. Obrigada
Quando? No balcão CasaPronta no momento da escritura ou, se não quiser correr riscos, alguns dias antes num qualquer serviço de finanças. Se optar por esta última forma, tem que levar sempre a nota de liquidação para a escritura.
O ideal mesmo é que faça essa pergunta a quem vai realizar a escritura.
O prédio onde comprei apartamento tem um acordo com o Banco: - 80%: 2% - 100%: 2,5%
Não comprei ao construtor, mas tendo em conta que o actual proprietário tinha lá o empréstimo e o construtor não tinha mais nenhum apartamento com a mesma tipologia, conseguimos negociar o spread e conseguimos 2,75%, o que eu considero excelente para os dias de hoje.
O que acham?
Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
Boa tarde! Vou comprar uma casa por 147.000 eur mas na caderneta predial, o seu valor patrimonial é 156.000 eur. A minha dúvida é: o imposto de selo e o IMT são calculados tendo em conta qual dos dois valores? Muito obrigada!