Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde:
    sou empresario em nome individual facturei em 2012 95.000 euros e tenho um stock de 90.000 euros.estou no regime simplificado e o contabilista disse que era melhor mudar para contabilidade organizada e constituir uma empresa.O meu problema é o stock pois se passo o stock para a nova empresa ele diz que vou pagar muito irs, embora fique isento de page o iva. Isto faz-me muita confusão como é possivel eu ter de vender á nova empresa o stock e ser tributada por isso? Alguem pode esclarecer-me por favor, muito obrigado.
  2.  # 2

    mas então quer fazer o quê???
    se deixar ficar o stock sem o vender á empresa é considerado lucro e vai pagar IRS na mesma e não o pode usar na empresa pois não é custo desta e como tal ainda vai pagar mais IRC. enquanto se o vender á empresa paga o IRS correspondente á venda e depois paga o IRC sobre os lucros da venda do stock.
    • Eddy
    • 10 janeiro 2013

     # 3

    Existe a hipótese até 31 de Janeiro de passar para o regime geral. Se estiver no regime geral só vai pagar IRS sobre a venda na medida que tem de facto lucro com essa venda. Ou seja, se mudar para o regime geral e fizer uma venda do stock a preço de custo não haverá qualquer mais valia, ou seja, não haverá lugar a pagamento de IRS sobre essa venda.

    Se o contabilista não souber resolver a situação, sugiro procurar outro. E entretanto sugiro também dirigir-se às Finanças a expor a situação. É patente que as Finanças nesta altura do campeonato tentam a todo o custo cobrar impostos, mas esta é típicamente uma situação em que não é suposto haver pagamento de IRS porque não há uma venda efectiva com o intuíto de haver lucro.

    Creio que também ainda existe também a hipótese de usar o stock como entrada de capital na nova firma, mas isso implica entre outras coisas contratar um ROC para que seja feito de modo legal.

    Cumps,
    e
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vimoveis
 
0.0081 seg. NEW