Iniciar sessão ou registar-se
    • HARC
    • 10 janeiro 2013 editado

     # 1

    Olá!

    Agora que estou mesmo na fase final da construção da minha casa, chegou a hora de começar a pensar que canais de tv irei ter...

    Eu queria ter mais que os 4 canais TDT... mas sem (grandes) custos e (se possivel) de forma legal... por isso, pensei em colocar uma antena para FTA...

    Alguém pode ajudar-me/orientar-me como posso obter/instalar tv satelite FTA?
    Quais os equipamentos a comprar? E onde?
    E, alguém sabe se posso, através da caixa ATI (novo ITED), ter todos esses canais em todas as tv's da casa? Como fazer?

    Já agora... o meu video-porteiro é o Golmar Surf7... alguém sabe como posso ligar a imagem do video-porteiro à rede de tv's? Que equipamento tenho de comprar? E, onde comprar? Como ligar na caixa ATI?

    (sou adepto do DIY...)

    Cumps

    HARC
  1.  # 2

    vai ter aí umas horas de divertimento. ai vai vai...

    Para orientar a parabólica é simples.

    vais este site, escolhe o satélite que quer sintonizar e ajusta a antena conforme está descrito lá.

    Para ter os canais todos deste satélite directamente na tv tens de optar por uma central de sintonização, mas isso fica muito caro. podes é comprar um receptor de satélite, colocar na zap e injectar o sinal novamente no ati através da outra tomada da zap. tens de te assegurar que o receptor de satélite que comprares tem modulador de sinal.

    Para ter o video porteiro nas tv a mesma coisa, injectar o sinal do video porteiro na ati.
    • HARC
    • 10 janeiro 2013

     # 3

    ultrahipermega!
    Explique melhor... o que é isso de "zap"?
    Como e onde é que injecto o sinal de video na ati?
    Que equipamentos sugere? E onde comprar? Sabe?
    • HARC
    • 10 janeiro 2013 editado

     # 4

    Sei que necessito de:

    + 1 prato (pelo menos de 80cm)
    + 1 LNB (não sei se simples ou dual)
    + 1 receptor satelite

    Agora, como e onde ligo na ati?
  2.  # 5

    Colocado por: HARCEu queria ter mais que os 4 canais TDT... mas sem (grandes) custos e (se possivel) de forma legal... por isso, pensei em colocar uma antena para FTA...


    Sem grandes custos, ou seja, sem ser uma rotativa, podes optar por uma parabólica e um lnb monobloco ou dois lnbs para recepção destes dois satélites:

    Astra (19,2º) + HotBird (13ºE)

    tipicamente, quem faz essa instalação, coloca mais uma parabólica/lnb para o Hispasat (30ºW), mais um DISEQ para fazer a comutação entre os vários LNBs, de modo a ter a possilibidade de subscrever e visualizar a ZON/MEO satélite.

    cumps
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  3.  # 6

    Colocado por: HARCultrahipermega!
    Explique melhor... o que é isso de "zap"?
    Como e onde é que injecto o sinal de video na ati?
    Que equipamentos sugere? E onde comprar? Sabe?


    ZAP - Zona de Acesso Priviligiada
    http://www.anacom.pt/streaming/novas_regrasITED.pdf?contentId=1039239&field=ATTACHED_FILE

    Os equipamentos podem vir de qualquer lado, depende se os compra online ou loja física. No caso online, a título de exemplo:
    http://www.sonigate.com/pt/product/show_categories/4#pMin=0&pMax=5851&vId=3&oId=8

    cumps
  4.  # 7

    Viva,

    precisa de:
    - saber que satélite/s quer ver
    - escolher o prato correto (medidas/fixo ou com motor)
    - LNB duplo (para canais H e V)
    - cabo para ligar as saídas do LNB a um aparelho semelhante a este (basicamente permite até 8 recetores de satélite partilharem o mesmo prato e LNB) que pode ficar no bastidor
    - ligar as saídas do switch ao cabo respetivo que vai para a tomada onde estará o recetor:


    Mais barato e eficaz não conheço...

    No meu caso, só estou a usar um cabo que liga o LNB ao switch (o que me permite ver apenas os canais com a mesma polarização) e funciona :-)
    Tenho 4 recetores e posso ver um canal diferente em cada um deles.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  5.  # 8

    Colocado por: HARCultrahipermega!
    Explique melhor... o que é isso de "zap"?
    Como e onde é que injecto o sinal de video na ati?
    Que equipamentos sugere? E onde comprar? Sabe?


    Se você não sabe o que é a zap vai ser difícil conseguir por isso a trabalhar.

    A ZAP são as tomadas que estão na sala, onde tem as tomadas da fibra. tem 2 de rede, 2 de tv e 2 de fibra.

    injecta sinal de video no ATI através de um modulador de video, que transforma sinal de video em sinal RF para depois as tv's poderem sintonizar.

    atenção que com o recetor + modelador só vê um canal de cada vês, e terá de alterar no recetor o canal que quer ver nas tv's todas.

    pode optar por um lnb de varias saídas e comprar outras tantos recetores para colocar em cada tv, e assim já pode ver os canais que quer em cada tv.
    • HARC
    • 10 janeiro 2013

     # 9

    Quer entao dizer que, para ter todos os canais em todas a tv's mas ver diferentes canais em cada tv... a unica solução é ter um receptor por tv?
    Nesse caso, posso então ligar directo o cabo do LNB à ATI e, em cada tomada (local onde tenho tv), ligar um receptor?

    E, o modulador só será necessário para o video-porteiro!?

    Que modulador aconselham?
    Que receptores aconselham?
  6.  # 10

    exactamente.
    o difícil vai ser arranjar um modelador...
  7.  # 11

    Colocado por: HARCQuer entao dizer que, para ter todos os canais em todas a tv's mas ver diferentes canais em cada tv... a unica solução é ter um receptor por tv?
    Sim (a saolução mais barata)
    Colocado por: HARCNesse caso, posso então ligar directo o cabo do LNB à ATI e, em cada tomada (local onde tenho tv), ligar um receptor?
    Sim e não.
    Ou liga directo um cabo entre cada recetor a um LNB simples (ou seja, um LNB por recetor, solução a não escolher), ou um cabo entre cada recetor e cada uma das saídas do LNB (ou seja, um LNB duplo dará para 2, quadruplo para 4, ....) ou usa um switch que indiquei em cima para partilhar um ou dois cabos (para a polarização H e V em simultaneamente) vindos do LNB e que poderá partilhar para n recetores em simultâneo (dependerá do switch).
    Se usar um cabo entre um LNB e vários recetores, poderá ter problemas na receção, ou seja, nem todos funcionarão corretamente (tipo ter de desligar um deles para o outro funcionar)....
  8.  # 12

    Colocado por: HARCQue modulador aconselham?
    Depende do sinal de entrada, veja uns aqui por ex.
    Colocado por: HARCQue receptores aconselham?
    Depende o que quer ver hoje e/ou amanhã :-)
    Há de tudo e para todas as bolsas.
    NOTA: há recetores combo que suportam tb a nossa TDT... o que é uma mais valia para quem tem TVs sem TDT :-)
  9.  # 13

    Colocado por: mafgodViva,

    precisa de:
    - saber que satélite/s quer ver
    - escolher o prato correto (medidas/fixo ou com motor)
    - LNB duplo (para canais H e V)
    - cabo para ligar as saídas do LNB a umaparelho semelhante a este(basicamente permite até 8 recetores de satélite partilharem o mesmo prato e LNB) que pode ficar no bastidor
    - ligar as saídas do switch ao cabo respetivo que vai para a tomada onde estará o recetor:


    Mais barato e eficaz não conheço...

    No meu caso, só estou a usar um cabo que liga o LNB ao switch (o que me permite ver apenas os canais com a mesma polarização) e funciona :-)
    Tenho 4 recetores e posso ver um canal diferente em cada um deles.


    Só não estou a perceber como é que esse multiswitch faz as 4 combinações:
    -> Polarização Vertical - Banda Baixa;
    -> Polarização Vertical - Banda Alta;
    -> Polarização Horizontal - Banda Baixa;
    -> Polarização Horizontal - Banda Alta;

    Normalmente, os multiswitch que vi, são para cabeças de redes e têm sempre 4 entradas e n saídas.
    Exemplo: http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/13520

    Cumps
    • HARC
    • 10 janeiro 2013

     # 14

    mas a caixa ati já não destribui o sinal de tv (LNB) por todas as tomadas?
    Se ligar o cabo que vem da antena parabolica (LNB) ao mesmo ponto onde se ligaria uma antena comum, esse sinal seria distribuido da mesma forma por todas as tomadas de tv na ati, ou não?
    Já agora, se as tv´s já tiverem TDT, todos os nossos 4 canais TDT livres serão sempre sintonizaveis, certo? Ou tenho de ter outra antena?
  10.  # 15

    Colocado por: electraoSó não estou a perceber como é que esse multiswitch faz as 4 combinações:
    Para os canais que pretendo funciona :-)
    Agora, se de facto pretender-se essa liberdade, ter-se-à que optar por switchs de 4 entradas...

    Colocado por: HARCmas a caixa ati já não destribui o sinal de tv (LNB) por todas as tomadas?
    Distribui apenas o sinal da antena terrestre e/ou cabo.
    De satélite, em principio, não.

    Colocado por: HARCSe ligar o cabo que vem da antena parabólica (LNB) ao mesmo ponto onde se ligaria uma antena comum, esse sinal seria distribuido da mesma forma por todas as tomadas de tv na ati, ou não?
    Distribui mas, admitindo que as tomadas tem saída de SAT, só funcionaria um recetor de cada vez.

    Colocado por: HARCJá agora, se as tv´s já tiverem TDT, todos os nossos 4 canais TDT livres serão sempre sintonizaveis, certo? Ou tenho de ter outra antena?
    Sim.... tendo TVs com sintonizador TDT, cada TV pode estar sintonizada num canal diferente e apenas com uma antena exterior.
    • HARC
    • 10 janeiro 2013

     # 16

    então, tenho que usar na mesma um misturador/modulador para transformar/misturar o sinal satelite com sinal terrestre e/ou cabo, é isso? E, colocando em cada ponto tv um receptor, já terei todos os canais incluindo os TDT, ou estou errado?
    • HARC
    • 10 janeiro 2013 editado

     # 17

    A (minha) ideia era instalar uma antena parabolica para obter canais satelite FTA e TDT. E, ligar esta antena directamente à ATI, que por sua vez repartiria por todos os pontos de tv da mesma forma que fosse uma instalação normal de tv (TDT)... só tendo, então, que ter um receptor por cada ponto de tv, para ter todos esses canais mas ver canais diferentes em cada tv...

    (Não sei se o que estou a dizer tem algum sentido... se será possivel... e/ou tem alguma lógica?)

    Agora, tendo em conta que também quero aceder nas TV's à imagem de video-porteiro... que misturador/modulador terei que escolher?

    Nota: São 5 pontos de TV na casa.
  11.  # 18

    Viva,

    Este é um assunto que me interessa.

    Estou a pensar fazer o mesmo tipo de instalação em casa, mas com duas antenas para 3 satélites.

    Estou estudar o caso e tenho encontrado várias soluções, até para aproveitar uma das antenas para Meo/Zon satélite, só que ainda não estou certo de todos os equipamentos necessários para que consiga distribuir todos os canais em RF na rede tv.. é um caso de estudo, mas que sei que existe solução...
    ;)

    Cumps.
  12.  # 19

    Colocado por: HARCuma antena parabolica para obter canais satelite FTA e TDT.


    Esqueça. Não dá...

    A antena parabólica é para sintonização de canais de satélite (sistema de transmissão DVB-S/S2). A antena terrestre UHF é para sintonização de canais terrestres (sistema de transmissão DVB-T e norma MPEG4). Os pacotes de canais são distintos. No terrestre tem os 4 canais que passaram de analógico para digital, no caso de satélite (Hispasat), tem a ZON/MEO e Digital+.

    Cumps
  13.  # 20

    Colocado por: HARCE, ligar esta antena directamente à ATI, que por sua vez repartiria por todos os pontos de tv da mesma forma que fosse uma instalação normal de tv


    será que é isto que pretende?
    https://forumdacasa.com/discussion/21013/itedati-instalacao-meo-satelite/?Focus=472111#Comment_472111
 
0.0211 seg. NEW