Colocado por: danobregaQuanto à investigação, se ela trás valor e cria empresas bem sucedidas, mais razão ainda para não precisar de financiamento do estado. Que sentido faz os contribuintes pagarem investigação para depois serem os investigadores a criarem empresas e a lucrarem com elas?
Colocado por: danobregaQuanto à investigação, se ela trás valor e cria empresas bem sucedidas, mais razão ainda para não precisar de financiamento do estado. Que sentido faz os contribuintes pagarem investigação para depois serem os investigadores a criarem empresas e a lucrarem com elas? Pode argumentar que faz sentido, assim como se consegue argumentar que toda e qualquer despesa do estado "faz sentido" quando analisada caso a caso.
Colocado por: euE já pensou que os impostos que essas empresas vão pagar podem ser dezenas ou centenas de vezes superiores ao valor que os contribuintes pagaram?
Colocado por: eu
Há que fazer bem as contas... por vezes, por cada euro que o Estado investe, recupera depois 2, 10 ou até 100 euros. Tomáramos nós termos milhares e milhares de empresas saídas da investigação universitária, tal como acontece nos EUA.
Colocado por: CG.Quando falei em valor, não era com uma conutação geral de valor, mas de geração de valor directo na economia. Tal como reforcei, eles desempenho papeis de valor para a sociedade.
Colocado por: becasE a investigação que não TRAZ valor económico direto, nem se destina a empresas, nem pode ser vendida?
Colocado por: becasInfelizmente, os caminhos da investigação em Portugal fecham-se cada vez mais e muito em breve quase nada restará. Tirando os pouquíssimos centros capazes de captar financiamentos europeus, todos os outros ficarão sem recursos e perder-se-á o trabalho de décadas.
Colocado por: CG.essa continua a ser propriedade intelectual do docente e ele é livre de fazer o que lhe apetecer com ela.
Colocado por: becas
E a investigação que não TRAZ valor económico direto, nem se destina a empresas, nem pode ser vendida? a investigação nas artes, nas humanidades, nas ciências sociais? Só há lugar nas sociedades ditas desenvolvidas para o que gera lucro?
São interrogações, não espero que respondam nem sequer que compreendam que, quando trabalhamos nestas áreas, sentimos muitas vezes que os outros nos olham como um pouco (ou muito) inúteis.
Infelizmente, os caminhos da investigação em Portugal fecham-se cada vez mais e muito em breve quase nada restará. Tirando os pouquíssimos centros capazes de captar financiamentos europeus, todos os outros ficarão sem recursos e perder-se-á o trabalho de décadas.Concordam com este comentário:eu,Sergio Rodrigues,mog
Colocado por: mogNão podia estar mais de acordo com a Becas.
Colocado por: danobrega
Estão a ver, com tanta gente de acordo é muito simples. Juntam-se e pagam a investigação na área que acham tão importante. Não precisam que o estado vos obrigue a fazê-lo. Tomem a iniciativa e deixem as outras pessoas pagarem as coisas que elas mesmo acham que tem valor.
O contrário é assumir que vamos todos ter de pagar por tudo o que alguém acha que tem valor.
Colocado por: mogÉ o bem/mal de vivermos em democracia, em que de alguma forma podemos decidir, em maioria, o destino a dar aos nossos impostos.
Colocado por: mogtem sempre a opção de votar em quem apresenta um programa alternativo.
Colocado por: mogdanobrega, você estará sempre num dilema: seja qual for o destino dos impostos, haverá sempre uma minoria que acha que não deve pagar para isto e aquilo.
Colocado por: danobregaA única estratégia que me passa pela cabeça é deixar de produzir para deixar de pagar impostos.
Colocado por: PeSilvaNem por ai ...
Imagine lá que eu tenho uma terreno num qualquer canto e sou auto-suficiente, não consumo nem pretendo consumir os pretensos serviços que o estado me presta. Nem neste caso o "estado" me deixaria de impor impostos (entre outras coisas).
Colocado por: FDa cultura...
Colocado por: mogseja qual for o destino dos impostos, haverá sempre uma minoria que acha que não deve pagar para isto e aquilo.
Colocado por: danobrega- O segundo é as pessoas nem sequer considerarem as imposições do estado de cariz imoral, e assim acharem correcto que se abuse deles para tudo e mais alguma coisa
Colocado por: danobrega- O primeiro é as pessoas nem sequer considerarem possível haver um sistema sem imposições de um estado (não são só os impostos)
Colocado por: danobregaPortanto, se 1% da população se deparar numa situação de escravatura, são esses 1% que "têm sempre a opção de votar em quem apresenta um programa alternativo". Está-se mesmo a ver que isso vai funcionar.