Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: kamiBoas

    De qualquer das formas a caldeira pode ficar onde estão as garrafas de gás, desde que tenha então a dita ventilação na porta (suficiente para deixar entrar o ar necessário para a combustão da caldeira, no caso de não ser estanque), e deve ter uma tiragem de fumos para o exterior da dita casa através de chaminé, e ter o cuidado de afastar as garrafas da caldeira ou esquentador.


    Ontem estive a pedir um orçamento... e quando mencionei que queria o esquentador na mesma divisão das garrafas do gás... disseram-me que é ilegal. É verdade?

    A ser mentira o que disseram e seguindo o raciocinio do comentário atrás citado.... qual a distância a que devem estar por lei as garrafas do gás do esquentador?

    Cumps

    reforçando a ideia a legilaçao diz que até se a garrafa ficar a menos de 80cm nao precisa de outro corte logo podemos ter a garrafa ao pé do esquentador!
    • kami
    • 19 fevereiro 2009 editado

     # 42

    Boas

    Já procurei no google earth e encontrei uma delegação do ITG em Coimbra. Amanhã se aquilo estiver aberto até às 13h00 já lá passo e falo pessoalmente com eles!! Depois coloco aqui o resultado da conversa!

    reforçando a ideia a legilaçao diz que até se a garrafa ficar a menos de 80cm nao precisa de outro corte logo podemos ter a garrafa ao pé do esquentador!


    Pode traduzir isto como se fosse para uma criança de 5 anos??? lololol ... corte????


    Cumps

    Kami
  2.  # 43

    sim valvula de corte gas ! basta o corte do redutor da garrafa.
  3.  # 44

    Se fosse eu, não colocaria aparelhos de gás onde estão as garrafas de gás especialmente num espaço reduzido de 2.4 m² como é o caso, e quem lhe disse que não era permitido, não sei se terá sido em observação a alguma nova norma que como disse desconheço, ou a alguma nova regra de boa prática, mas a meu ver faz todo o sentido, isto porque aparelhos que trabalham com gás são susceptíveis de poderem ter uma fuga, ora se o aparelho está no mesmo compartimento das bilhas pode eventualmente em caso de incêndio no aparelho impedir o acesso ás válvulas de corte de gás.
    Agora se por exemplo fosse um espaço mais amplo em que fosse possível afastar um bocado o aparelho das bilhas configurando que em caso de incendio no aparelho seja possível o acesso directo ao corte de gás na zona das bilhas, aí já seria outro assunto, e pelo que reparo você tem 2 compartimentos de casa das máquinas e se esses 2 compartimentos fossem juntos e ficasse amplo, e tendo o cuidado de garantir um acesso rápido e fácil ás garrafas de gás, já não seria tão mau assim e ficaria garantida a segurança em caso de incêndio.

    Mas faça sim a pergunta no ITG e não se esqueça de levar a planta consigo para melhor percepção, e depois diga-nos então como correu a conversa com eles.

    Cumps
    • kami
    • 19 fevereiro 2009

     # 45

    Boas

    Já lá fui... (ITG Pedrulha/Coimbra) falei com um engenheiro que que disse que as garrafas de gás não podem estar junto de nenhuma fonte de ignição. Referiu-me que têm de estar a 1 metro de distância. Mas geralmente basta colocar em divisões separadas... pois pode ser considerado 1metro o tubo que liga o gás ao esquentador e não a distância real entre os 2 equipamentos!!! A não ser que haja má fé de quem for fazer a vistoria!!!

    Lá forneceram-me a legislação que está em vigor... Portaria nº460/2001 de 8 de Maio... mas sinceramente.... ou estou muito cego ou não encontro em lado nenhum onde diz que as garrafas não podem estar junto de uma fonte de ignição (palavras do engenheiro)... ainda tenho de ler isto melhor... pois li apenas na diagonal... lololol

    Forneceram-me um esquema com as medidas necessárias para uma cabine de 2 garrafas... e a composição do posto de garrafas.

    Resumindo... até foram porreiros.... pá!!! Só tenho pena de não poder colocar o esquentador na mesma divisão... pois até considero ser mais segura neste caso... pois havendo uma fuga... essa fuga pode ser no esquentador que vai estar dentro de casa... e BUM! Se houver fuga no esquentador ou nas bilhas estando juntas (como eu queria)... como está numa divisão arejada e junto à rua... esse problema nunca se poria...

    ... mas eles é que sabem... ou deveriam saber...

    Cumps
  4.  # 46

    Mas quando ele referiu 1 mt de distância referia-se á mesma divisão?

    É que se sim, e se a casa das máquinas tem os tais 2.4 mt² e a casa é quadrada, significa que tem mais de 1 mt, bastando para isso colocar as garrafas e o esquentador em paredes opostas, uma vez que teremos 1.20 x 1.20 mtos.

    No entanto como tinha dito atrás e pelos motivos indicados, eu preferiria o esquentador noutro local, mas isto sou eu, você fará como bem entender, e de facto isto das inspecções e das normas cada inspector interpreta certas normas da forma que lhe convém, uma vez que algumas permitem isso mesmo (várias interpretações diferentes), e assim é uma forma de chupar dinheiro a torto e a direito.

    Eu nem falo sequer das coisas que sei e que vi, mas digo-vos que isto está nas mãos deles e eles fazem o que querem e lhes apetece (quando falo em eles é companhias distribuidoras e inspecção).

    Por fim e como há por aqui decerto projectistas e arquitectos, assim como construtores, gostaria de saber se é que alguns estiverem interessados em comentar, como são projectados os edifícios nomeadamente na cozinha especificamente:
    Se são logo contemplados os aparelhos electrodomésticos, e nomeadamente placa ou fogão e esquentador (não estanque)?
    Se são logo contemplados os exaustores?
    Se sim se são contempladas as entradas de ar respectivas nas cozinhas, tendo em conta os aparelhos existentes?
    Que contas fazem para a obtenção da respectiva exaustão da cozinha, tendo em conta que terão esquentador e exaustor ligado á mesma fuga ou a fugas independentes.

    E só falo disto, porque sinceramente é raro o prédio que vejo, onde se possa dizer que tudo está como deveria.

    Quando são prédios com aquecimento central com caldeira mural estanque, este problema não se põe por norma (salvo raríssimas excepções), mas quando são aparelhos de tiragem atmosférica ou ventilados, é por norma um sarilho dos grandes.

    Cumps
    • kami
    • 19 fevereiro 2009

     # 47

    Boas

    Em relação à questão do 1 metro... eu também lhe pus essa questão... mas ele disse que têm mesmo de estar em divisões separadas... e a um metro de distância...mas que esse metro podia ser interpretado como sendo o comprimento do tubo...
    Em relação à área que refere de 2.4m2... já era para reduzir (aquilo ficou com a parede a meio para depois ajustar consoante este parecer)... e para colocar apenas o espaço necessário, pois pretendo que seja a divisão interior a maior. Assim e segundo o esquema que ele me forneceu preciso de deixar apenas 50 cm de profundidade, ficando essa divisão exclusiva para as garrafas de gás com as dimensões de 1.2m por 0.5m = 0.6 m2.
    Outra coisa que me deixa um bocado danado... é que as portas de acesso têm de ser obrigatoriamente de metal com grelhas(esteticamente ficava melhor uma porta igual às janelas mas perfurada por causa da ventilação)... !!!! A única coisa boa é que vou colocar menos um estore e menos um motor!!!!!!!!

    Cumps
  5.  # 48

    uma duvida...
    eu gostaria de colocar na minha garagem uma pequena bancada de cozinha com uma placa a gas ( uma vez que na cozinha do r/c tenho uma vitrocemacia) e por questoes ate economicas colocar uma bilha de gas a servir essa placa de gas. Será que é possivel ou é proibido??
    É que depois de ler estes comentarios acima referidos fiquei completamente baralhado qt ao facto.
    Se me puderem esclarecer, agradeco
  6.  # 49

    Saliento que apesar de ser uma garagem, esta está ao nivel de r/c e tem a porta da garagem e uma porta de correr de aluminio que da para o quintal que se situa a um nivel ligeiramente abaixo da garagem.
    Assim posso?
  7.  # 50

    É assim, pela legislação não pode ter garrafas de gás e placas a gás em garagens

    Colocado por: Rafael ArieiraLocais e distâncias de instalação ( NP – 1037 – 3 ).

    - Não se deve instalar aparelhos a gás despensas e estacionamentos cobertos (garagens).

    - O Volume mínimo para instalação de aparelhos do tipo A é no mínimo de 8 m3.

    - No caso de aparelhos do tipo B , e se só se tratar da instalação de um único aparelho , o volume mínimo deve ser o adequado ao funcionamento do aparelho.

    - Para aparelhos do tipo C não é requerido qualquer volume mínimo.

    - Não é permitida a instalação de aparelhos do tipo A e B em instalações sanitárias.


    No entanto muita gente não liga a este facto, e garrafas de gás e placas a gás em garagens é o que mais se vê por aí, incluíndo pessoas a habitar em garagens, que como é lógico cozinham lá etc.
    Uma vez que não há imspecções nestes casos, e só as haverá em caso de haver algum problema (casos esses em que o seguro não paga rigorosamente nada, e ainda se vê envolvido em situações muito desagradáveis no caso de haver mortos).

    Existe legislação para as garrafas de gás, mas esta nunca é objecto de vistoria, uma vez que quem utiliza garrafas de gás por norma não chama ninguém a casa para verificar se tudo está em condições ou se existe algum perigo, por norma a pessoa quanto mais e em casos raros, preocupa-se com a validade da mangueira de gás apenas, descurando muitas vezes proximidades com fontes de ignição, passagem das ditas mangueiras por trás do forno, em que muitas das vezes estão encostadas á chapa do mesmo a apanhar com o calor, e depois ainda com a evacuação dos produtos da combustão.

    Como tal a resposta á sua pergunta pela legislação é: NÃO.

    Porque não utiliza antes uma placa eléctrica, por exemplo de indução?
    Habituando-se a trabalhar com ela vai ver que é mais económico e não põe em perigo a habitação.

    Cumprimentos
  8.  # 51

    A razao de pretender uma placa a gás deve-se ao facto de ja possuir uma electrica de vitroceramica na cozinha do r/c. E seria tb uma salvaguarda no caso de falha electrica ( possuiria as 2 alternativas).
    Reforço que apesar de ser uma garagem, de garagem apenas tem a porta automatica, uma vez que possui 2 janelas iguais às das restante divisoes da casa e uma porta de correr igual às que dao para outras varandas que a casa tem, dando esta neste caso para o jardim. Mesmo nestas condicoes nao é permitido?
    É que nao queria fazer nada que o seguro, existindo uma fatalidade, pudesse lavar dali as maos. entendem-me nao? todos sabemos como sao os seguros qd toca a pagar!
  9.  # 52

    Nesse caso uma placa eléctica resolve, senão já sabe, quando é para pagar o seguro agarra-se a qualquer coisita por mais pequena que seja, para dizer que não paga.

    Não há maneira de contornar, e se contornar será por sua conta e risco.

    Cumps
  10.  # 53

    Ó Senhor shark74 ponha lá a garrafa na grage desde que não seja propano pode ligar á vontade.
    E não tenha medo.
  11.  # 54

    Colocado por: ricon-124Ó Senhor shark74 ponha lá a garrafa na grage desde que não seja propano pode ligar á vontade.
    E não tenha medo.


    ????
    Qual a diferença entre butano ou propano, para afirmar o que diz?
    Sabe qual a diferença e a semelhança entre os dois tipos de gás?
    Ou resolveu brincar apenas?

    Cumps
  12.  # 55

    ficou placa de inducao e pronto! lol
  13.  # 56

    Para mudar de butano para propano tenho de alterar queimadores e mais algo nos aparelhos? esquentador e fogão!!!
  14.  # 57

    Colocado por: PluseuPara mudar de butano para propano tenho de alterar queimadores e mais algo nos aparelhos? esquentador e fogão!!!


    Não, deixe como está que está bem assim.
    Os injectores são os mesmos, com a vantagem de que com propano obtem uma melhor queima do que com butano.

    Cumps
  15.  # 58

    Obrigado pela rápida resposta :)
  16.  # 59

    Calhou a entrar agora e ver.

    Cumps
  17.  # 60

    Boas,
    andava pelo google à procura de uma solução para o meu problema com bilhas de gás e deparei-me com este tópico.

    Sr. Barba Negra pode dizer-me se, e tendo eu gás da Galp na versão Pluma, posso mudar para uma bilha de propano só para o esquentador ?
    Tenho que mudar o redutor ? Disseram-me que não se podia mudar assim do estilo tira uma e por outra, que o gás faz uma chama mais amarela, etc. Ao que li por aí, há uma "lei/norma" qualquer que "unificou" estes dois tipo de gás, butano e propano, podendo assim o consumidor usar um ou outro...

    Tenho aquele problema de ter uma casa gelada e a bilha que tenho no esquentador dura até sensivelmente a meio, depois perde pressão e tomar banho torna-se uma corrida contra o tempo. Tentei deitar a bilha, não virar ao contrário, e resolve para um ou dois banhos mas depois fica na mesma. Depois de ler um post seu sobre essa prática desisti logo e fui pô-la na posição correcta.

    Obrigado desde já,
    Tiago Vasconcelos
 
0.0301 seg. NEW