Iniciar sessão ou registar-se
    • zeto
    • 12 janeiro 2013 editado

# 1

Olà mais uma vez, queria perguntar-vos se existe proffisionais ou maquinas adequadas para geotèrmica em portugal, gostaria de furar para captar agua quente penso que seja nessesário furar o minimo até 1500 metros, qual serão os custos para este tipo de trabalho
    Obrigado.
    PS: não adianta discordar que o botão não existe:-)
  1.  # 2

não tem por ai uma confusão nas ideias, energia geotérmica pura para uso directo só é viável em fontes termais,

mas existem e começam a ser muito vulgares captações verticais ou ate horizontais para aproveitamento da energia do solo, utilizando uma bomba de calor geotérmica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • zeto
    • 13 janeiro 2013 editado

# 3

Colocado por: jorgealvesnao tem por ai uma confusao nas ideias, energia geotermica pura para uso diecto so e viavel em fontes termais, mas existem e comecam a ser muito vulgares captacoes verticais ou ate horizontais para aproveitamento da energia do solo, utilizando uma bomba de calor geotermica.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Só se for ai em portugal, porque aqui onde me encontro quem tem possivelidades fazem quem quer ,ainda aqui um vizinho meu fez aqui a um ano,,,, mas lá está estamos em portugal é uma autêntica parvoise
    Mas de qualquer maneira irei me informar....obrigado
  2.  # 4

... 1500m, deve dar no mínimo uns 35000€, só para o furo.
    Faltarão os estudos geotécnicos e os equipamentos.
    Pode haver um azar no furo. E também se houver um sismo, pode em qq altura deixar de ter agua.

eSTAMOS A FALAR DE INVESTIMENTOS COMPLETAMENTE DISSUASORES, E COM ELEVADO RISCO.

Estamos a falar de geotermia para aquecimento de aguas sanitárias e climatização... Certo?

A geotermia directa.. Só estou a ver possibilidades reais nos açores.
    Penso que existe uma estação geotérmica experimental, mas para produção de electricidade.
  3.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasPenso que existe uma estação geotérmica experimental, mas para produção de electricidade.

isso é outra coisa e não é experimental, actualmente uma percentagem da energia eléctrica de S. Miguel é feita por esta via,

mas não é utilizável directamente para aquecimento, mas sim para gerar vapor que depois através de turbinas a vapor gera electricidade.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  4.  # 6

Tecnologias correntes de bombas de calor,
      Bombas de calor.jpg
  5.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021E em Chaves também

falta aqui o raio do botão de discordar,

eu discordo, porque ACHO que a temperatura da captação não é suficiente para uso directo,

precisa de uma bomba de calor par dar o salto térmico dos 15º (temperatura da captação nas Nascentes Pedras Salgadas) até aos 30º\40º minimo para ser usada em aquecimento.

editado pelo utilizador.
  6.  # 8

Olhe que não jorge, em chaves são bem quentinha e não precisa de bombas, sái a 73º o ano inteiro, são as termas maia quentes da peninsula.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 9

Zeto,
    O que nao falta em Portugal e empresas capazes de instalar sistemas de geotermia como o Jorge Alves referiu.
    Eu tenho instalado em minha casa.
    Esta e uma das empresas disponiveis, mas ha mais.
    http://www.geotermiadeportugal.pt/
  8.  # 10

Colocado por: ExpatEu tenho instalado em minha casa.

e que tal apresentar valores de aquisição e custos de operação do sistema? principalmente estes ultimos.

é muito difícil algum cliente final dar o feedback da solução depois de instalada com os números exactos, deixando muitas vezes os próprios instaladores reféns das especificações das marcas e com pouco dados para poder argumentar com certezas.
  9.  # 11

Colocado por: ultrahipermegaOlhe que não jorge, em chaves são bem quentinha e não precisa de bombas, sái a 73º o ano inteiro, são as termas maia quentes da peninsula.

Desconhecia. Há algum vulcão prestes a explodir? :-D Que giro.
  10.  # 12

Colocado por: ultrahipermegaem chaves são bem quentinha e não precisa de bombas, sái a 73º o ano inteiro

desconhecia, e na busca que fiz aparecia com tendo 15º, assumi mal.

já corrigi a posta.
  11.  # 13

Colocado por: Anonimo16062021lhe garanto que você ou outra pessoa se conseguir beber de uma só golada um copo dessa mesma agua eu pago-lhe um almoço + jantar..

Enxofre? :-)
  12.  # 14

Colocado por: Pedro Barradas1500m, deve dar no mínimo uns 35000€, só para o furo.

É bastante mais!! Não é difícil chegar a 10x mais!
    A tecnologia é diferente dos furos tradicionais, incluindo as ferramentas utilizadas e a mão de obra mais especializada.
    Em Portugal existem muitos pontos geotérmicos, incluindo em Lisboa, com a água atingir os 50ºC. Só que as elevadas profundidades e a tecnologia necessária elevam o processo para preços que só compensam quando usados comunitariamente (o mais normal), em processo de cascata (como São Pedro do Sul), ou seja, após a água quente ser utilizada para um determinado fim, baixa de temperatura, sendo utilizado de seguida para outro objectivo que necessita menos temperatura.
    Resumindo, não é propriamente um meio para se aquecer a moradia... Nem noutros países como foi referido. O que se costuma fazer é captar água de uma dada área (aquífero não geotérmico), aproveita-se a sua temperatura e injecta-se novamente numa área diferente. Na estação oposta, inverte-se o circuito.
    No entanto, com a chegada das bombas de calor, este processo não faz sentido pois captar água ainda custa muito dinheiro ao final do ano. No caso das bombas de calor é um circuito fechado em que o processo de bombagem serve apenas para circulação da água, não se comparando o custo com as bombas verticais.
  13.  # 15

Acresce o facto a captação de água com fins geotérmicos (alta entalpia, ou seja, com temperaturas elevadas), carece de autorizações e de delimitação de concessões que não é um utilizador comum que as vai captar.
  14.  # 16

Colocado por: Anonimo16062021é exactamente a mesma tecnologia utilizada como nos furos tradicionais..

A tecnologia usada para fazer um furo de 1500m não é de facto a mesma do que para fazer um furo dito tradicional. Num furo tradicional pode haver um desvio que não fará muita diferença. Num furo de 1500m, a temperatura de trabalho é muito alta para o equipamento utilizado normalmente num furo até 400m, levando a desvios provocados pelas elevadas temperaturas.

Colocado por: Anonimo16062021Está enganado meu caro amigo...eu moro num apartamento onde o sistema de aquecimento funciona por sistema geotérmico.

Quando diz que o seu apartamento funciona por sistema geotérmico, refere de alta entalpia?? Ou é "apenas" uma bomba de calor que aproveita um furo? Porque eu estava a referir-me a captações de alta entalpia (água muito quente), como foi referido em Chaves, ou São Miguel.

Mas se tem uma captação de 1500m de profundidade com água de elevada entalpia para aquecimento de apartamentos, pergunto por curiosidade a quanto é que fica a manutenção do sistema? e Captação?
  15.  # 17

Colocado por: Anonimo16062021Se por acaso necessitarem de umas fotos do dito sistema é só dizerem, dou-me o trabalho de ir la fora tirar umas poucas..
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues

venha-se essas riquezas e não se esqueça do Dimplex faz favor =)
  16.  # 18

Colocado por: Anonimo16062021Furo para sistema geotérmico par bomba de calor por cá anda na volta de 200/250 m de profundidade..

Então é geotermia por bomba de calor em furos pouco profundos e não o aproveitamento que estava em causa, chamados de alta entalpia. Nesse caso a tecnologia é a mesma.
  17.  # 19

Colocado por: Anonimo16062021fora esta um frio de rachar:-))

toma um cheirinho que aquece num instante!!!
  18.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021dou-me o trabalho de ir la fora tirar umas poucas

então essas fotos??
    com o aquecimento prévio, esqueceu-se?

0.0227 seg. NEW