Colocado por: EddyEnquanto somos vivos podemos doar qualquer dos nossos bens a quem quisermos sem pedir qualquer autorização dos nossos filhos.
Colocado por: lauripaulos
A minha prima sabe disso, o problema é que com a nova avaliação, feita agora, o valor patrimonial subiu 200 vezes. O imposto de selo irá incidir sobre este novo valor? Creio que sim.
Se ela não quiser essa doação, o que posso fazer em relação a essa casa?
Colocado por: lauripaulosPosso fazer uma doação à verdadeira herdeira, minha prima?
Colocado por: lauripaulosE essa doação tem que ter a autorização dos meus próprios filhos, meus herdeiros?
Colocado por: lauripaulosComo a casa está em ruinas e foi construida num bairro que agora é problemático (violência e drogas) não vejo qualquer possibilidade de a vender
Colocado por: lauripaulosNão posso chegar às finanças e dizer - tomem, não quero isto????? (estou a ser ingénua, claro)
Colocado por: lauripaulosNão respondi até agora e/ou agradeci, pois estive impossibilitada de o fazer.
Entretanto, obtive a informação, já confirmada junto de várias fontes, de que não posso sequer doar a casa pois não tem as licenças de construção e habitabilidade.
E... não é possível obtê-las sem, primeiro, estar o bairro legalizado e, segundo, fazer obras na casa pedindo a tal licença de construção (com projectos, plantas,etc..etc..) e, posteriormente pedir a outra licença.
Ora, como não tenho dinheiro para tudo isso, que me resta? E ainda por cima, tal como disse no inicio desta discussão, a casa está em meu nome, não sendo minha.
Colocado por: lauripaulosPois, tem razão. Mas teria que recusar tudo o que os meus pais me deixaram também. Não se pode renunciar apenas a parte da herança.