Colocado por: Sergio Rodriguesisso não me parece culpa de quem forneceu o orçamento mas sim de quem pediu tubo de 54 mm de cobre mais isolamento para 185 metros quadrados de casa!
Sim, qual é a dúvida? Entregue à bicharada, é o que estou. :-(
Ainda agora, depois da revisão do projecto, tenho tubo de cobre a distribuir a água desde a BC até aos colectores(?)
Tubagem de água aquecida/arrefecida, em cobre, com acessórios e suportes, incluíndo isolamento e revestida a chapa de alumínio de 0,6mm de espessura, conforme especificado: ø35 m 6
Tubagem de água aquecida/arrefecida, em cobre, com acessórios e suportes, incluíndo isolamento e pelicula anti-vapor, para embeber no pavimento, conforme especificado: ø35 m 20 ø22 m 45
Eu avisei que isso devia ser demasiado caro e não se justificava mas não fizeram nada. Vou ter de consultar instaladores directamente, não sei se vale a pena insistir, já me aborreci com esta mer$%.
esqueça o cobre então, pode colocar ou aço carbono, se insistir numa tubagem metalica fica bem mais barato ou para multicamada! os diametros da tubagem foi quem deu o orçamento que os calculou?
Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
Não, quem projectou foi o gabinete de engenharia que fez os projectos de especialidades. Quem orçamentou apenas colocou o preço. Eu refilei do cobre mas o Eng. não é competente para arranjar uma alternativa mais económica e infelizmente eu não percebo nada disto. Só sei que pelo valor ou há alternativa ou o sistema deixa de fazer sentido.
eh pá, ponha a mesma medida mas em multicamada e esqueça a forra mecânica da tubagem, coloque um isolamento Armstrong Armaflex SH ou equivalente com um minimo de 20mm, e depois nas zonas expostas se quiser protecção reforçada, pinte-o com a tinta propria,
aproveite e mande o "eng" que fez o projecto tirar o resto do curso.
PS: o aço carbono ou vulgarmente chamado ferro preto é caro de aplicar devido á mão de obra, a tubagem multicamada é o melhor material para estas pequenas instalações.
Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega