Preciso de ajuda para a instalação de uma caldeira a lenha. Há muitos instaladores a fazerem instalação com vaso fechado, mas nos esquemas dos fabricantes e instruções, recomendam vaso aberto, que no meu entendimento não é uma obrigação, e consequente implicação na garantia. Alguem me consegue ajudar neste ponto?
A segunda questão é, quando a temperatura atinge o minimo definido no termoestato arranca o circulador, mas podemos regular a temperatura maxima da água sem ser por via do registo automatico de ar? para não termos temperaturas acima de 90º nos radiadores? será feito por via de uma valvula de admissao de agua, entrando neste caso com o risco de choque termico na caldeira? qual a melhor forma para fazer este controlo?
o melhor é colocar um deposito de inercia, mas o que lhe vai acontecer é que passados pouco tempo terá a água toda á mesma temperatura. isto se a caldeira estiver a trabalhar a top.
para administrar água fria tem de tirar tb água quente do sistema. terá de ser um circuito fechado.
A questão do vaso aberto ou fechado... o aberto oferece maior segurança, visto não trabalhar sob pressão e não precisar de vavulas de segurança.
Existe alguma misturadora que faça a mistura para temperaturas superiores a 60 graus? Preciso de uma solução para controlar a temperatura da água à saida da caldeira...
Só tenho conhecimento das termoestaticas para agua de consumo, e nesse caso, o limite são os 60º. Para circuitos fechados, não sei se existe alguma especial...
se tiver o regulador de ar para controlar a temperatura e a válvula de segurança térmica para não deixar sobre-aquecer, creio que não precisa de mais nada. colocar uma misturadora na saída, vai limitar o caudal na caldeira. o que não é muito bom, tratando-se de uma caldeira a lenha.