Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

não tenho tempo para andar aqui sem ser á noite,

alguém tem que trabalhar!!!!!
  2.  # 102

mas aquilo foi ontem á noite
    por isso já lhe marquei falta. para a próxima é a vermelha
  3.  # 103

Colocado por: jorgealvesnão tenho tempo para andar aqui sem ser á noite,

alguém tem que trabalhar!!!!!

Quem da a noite não da o dia ;-))))

por isso só passo por aqui quando tenho um tempito livre ,o resto é para a família e é preciso descansar ;-D
  4.  # 104

Olá
    Aproveitando o tema, alguém me ensiana a forma como se pode substituir um vaso de expansão de um circuito de aquecimento central?
    É só desapertar um e colocar o novo?
    Não sai água pela canalização quando se retira o vaso expansor?

Obrigado
  5.  # 105

Colocado por: Sansoni7É só desapertar um e colocar o novo?

sim.

Colocado por: Sansoni7Não sai água pela canalização quando se retira o vaso expansor?

também, mas depois basta repor a pressão certa.

e o actual não está em condições? quais os testes que efectuou para chegar á conclusão que precisa de um novo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  6.  # 106

Olá Jorgealves e obrigado pela ajuda.

Porque vou substituir o vaso de expansão?

A pressão do sistema de aquecimento está sempre a baixar e tem muito ar na canalização. Um destes dias meti ar no vaso expansor com uma bomba de pedal; a pressão do sistema subiu mas passado menos de uma hora estava de novo em menos de 0.5Kg e havia muito ar na canalização. Deduzi que a câmara estaria furada, daí estar a pensar em substituir o vaso de expansão.
    Estarei errado?
  7.  # 107

humm isso parece mais uma fuga, veja primeiro s pelo bocal onde coloca ar s sai agua, pega num palito carrega com jeito ate sair o ar td e veja s sai agua, depois para colocar ar tem k ter a pressao do primario a zero so depois ê k coloca ar
  8.  # 108

Colocado por: Sergio Rodrigueshumm isso parece mais uma fuga, veja primeiro s pelo bocal onde coloca ar s sai agua, pega num palito carrega com jeito ate sair o ar td e veja s sai agua, depois para colocar ar tem k ter a pressao do primario a zero so depois ê k coloca ar

Obrigado Sérgio

E se sair água pelo bocal( idêntico a uma válvula de um pneu de automóvel, certo?), o que devo fazer para resolver o problema?
    Obrigado
  9.  # 109

Colocado por: Sansoni7

Obrigado Sérgio

E se sair água pelo bocal( idêntico a uma válvula de um pneu de automóvel, certo?), o que devo fazer para resolver o problema?
    Obrigado
    ai ja tem k trocar o vaso mesmo
  10.  # 110

Colocado por: Sansoni7E se sair água pelo bocal( idêntico a uma válvula de um pneu de automóvel, certo?), o que devo fazer para resolver o problema?

ai é a membrana do vaso de expansão que está furada e somente nesse caso é que tem que substituir o vaso de expansão, mas o sergio já tinha comentado e partilho a opinião dele, isso parece mais com uma fuga.
  11.  # 111

Obrigado a ambos.
    Não creio que seja fuga. Há uns 3 ou 4 anos( o sistema estará montado há uns 8 anos) já passei por situação idêntica e na altura o instalador substitui o vaso expansor e tudo se resolveu, por isso penso que o problema, agora, será o mesmo.

Já agora, depois de esvaziar completamente o vaso expansor e no caso de não sair água, quando for meter ar, coloco ar até que pressão?
    Obrigado
  12.  # 112

Colocado por: Sansoni7Há uns 3 ou 4 anos

é suposto os vasos de expansão durarem muito mais do que isso, tenho alguns com 15 anos e ainda lá estão.
  13.  # 113

Colocado por: jorgealves
    é suposto os vasos de expansão durarem muito mais do que isso, tenho alguns com 15 anos e ainda lá estão.

Estranho é o problema, na altura, ter ficado resolvido com a substituição do vaso.

Já agora, na substituição do vaso expansor, sai muita água pela instalação?
  14.  # 114

Esqueci-me de referir que à cerca de 15 dias meti ar no vaso expansor até, segundo a bomba de pedal, 1 kg; passado pouco tempo estava em menos de 0.5kg.
    Agora fui tentar esvaziar o vaso, pressionando o «pipo»...e ainda saiu ar. Quando tiver a bomba comigo vou tentar despejar a totalidade do vaso para ver se sai água, tal como recomendaram.
    Não vejo sinasis de fuga de água ( a canalização é exterior), a não ser que a serpentina que aquece o termoacumulador esteja furada e a água fica no termoacumulador. No entanto, coloquei a pressão da canalização a 1kg, fui abrir a torneira da água quente e a pressão manteve-se.
  15.  # 115

nao s esqueça d tirar a pressao toda da agua do aquecimento antes d repor a pressao no vaso
  16.  # 116

Colocado por: Sergio Rodriguesnao s esqueça d tirar a pressao toda da agua do aquecimento antes d repor a pressao no vaso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7

Já agora, a que pressão coloco o vaso expansor?
  17.  # 117

2/3 da pressão do circuito
  18.  # 118

Colocado por: ultrahipermega2/3 da pressão do circuito

Viva
    Pode explicar melhor?
    Obrigado
  19.  # 119

a pressão do vaso vai depender ds pressão do circuito

o vaso deve estar a dois terços da pressão do circuito
  20.  # 120

Colocado por: ultrahipermegaa pressão do vaso vai depender ds pressão do circuito

o vaso deve estar a dois terços da pressão do circuito

Obrigado
    Já agora, qual deverá ser a pressão do circuito?

0.0223 seg. NEW