Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Em minha casa tenho tomadas da legrand (suno) simples mas gostaria de substituir por duplas.
    A minha duvida é a seguinte, se é viável fazer a substituição a nível da instalação eléctrica?
    • jafn
    • 13 janeiro 2013

# 2

Retire as tampas das aparelhagens e tire uma foto, veja se as caixas são fundas ou simples
    Mostre uma foto como está agora, e outra sem as tampas das aparelhagens
  2.  # 3

Fi-lo em diversas tomadas onde não necessitava de grandes consumos. Por exemplo, na tomada da cozinha onde tinha a maquina do café e precisava de ligar a varinha...para não andar sempre a ligar e desligar, coloquei da mesma gama "suno" uma tomada dupla. Fica ligeiramente mais saída que a normal tomada mas enquadra-se bem no local onde estava a anterior.
    Concordam com este comentário: jorgealves, fernandoR, r.v
  3.  # 4

Colocado por: jorgesantosEm minha casa tenho tomadas da legrand (suno) simples mas gostaria de substituir por duplas.
    A minha duvida é a seguinte, se é viável fazer a substituição a nível da instalação eléctrica?

sim, desde que não faça isso nas tomadas que alimentam as maquinas de lavar e todos os aparelhos que absorvam muita corrente.
    Concordam com este comentário: J.C
  4.  # 5

aqui vai as fotos
      ficha.JPG
      fichas.JPG
    • r.v
    • 13 janeiro 2013

# 6

se não estou em erro também há tripla a suno
  5.  # 7

Colocado por: r.vse não estou em erro também há tripla a suno

não, só existe a dupla e pode ser colocada num caixa simples, não precisa de ser funda.
    • eu
    • 13 janeiro 2013 editado

# 8

Colocado por: r.vse não estou em erro também há tripla a suno

E quádrupla. Mas obviamente, não cabe numa caixa ;)
  6.  # 9

Só não percebi para que lhe pediram as fotografias mas pronto.

Pode colocar desde que tenha em atenção os consumos dos aparelhos.
    • r.v
    • 13 janeiro 2013

# 10

tenho ali uma tripla.vou ver que marca é.anda abandonada
  7.  # 11

Boa tarde como é que posso ligar uma tomada dupla da efapel? Tenho aqui imagem
      4CC87C04-CFD1-468E-AFF1-CFC01DA31BF9.jpeg
      260ECE92-8321-44A4-853E-C7C0BDD24892.jpeg
      77EFC95E-BF48-47E6-B406-BD005B0E4C76.jpeg
  8.  # 12

eu diria para arranjares 3 ligadores com 5 entradas, desligas os fios todos da tomada, ligas em cada ligador os dois fios de cor igual que ai tens, depois arranjas um bocadinho de fio de cada cor (20cm), cortas a meio, ficando com 2 com 10cm de cada cor, ligas ao ligador os dois fios que por sua vez ligam a cada lado da tomada

portanto precisas de:
    2 fios com 10cm cor amarela
    2 fios com 10cm cor castanha
    2 fios com 10cm cor azul
    3 ligadores wago 5 entradas.
  9.  # 13

Colocado por: putefabioeu diria para arranjares 3 ligadores com 5 entradas, desligas os fios todos da tomada, ligas em cada ligador os dois fios de cor igual que ai tens, depois arranjas um bocadinho de fio de cada cor (20cm), cortas a meio, ficando com 2 com 10cm de cada cor, ligas ao ligador os dois fios que por sua vez ligam a cada lado da tomada

portanto precisas de:
    2 fios com 10cm cor amarela
    2 fios com 10cm cor castanha
    2 fios com 10cm cor azul
    3 ligadores wago 5 entradas.

É assim tao complicado isso? Eu pensei que fosse so tirar os fios de um e colocar na outra tomada.
    Mas a tomada dupla ao tem duas entradas.
  10.  # 14

isto de complicado nao tem nada, podes fazer como estas a dizer, tiras de uma e colocas na outra, mas tens sempre de arranjar uns bocadinhos de fio para passares de uma entrada para a outra, eu prefiro colocar ligadores antes fica mais facil para manutencoes futuras

disseste que a dupla nao tem duas entradas?
  11.  # 15

A tomada só tem duas entradas. É da efapel
  12.  # 16

há que continuar com a repicagem.... por acaso parece-me que tem 6 pontos de "entrada".. pelas fotos, porque eu não encontrei o manual dessa tomada, nem video de montagem...
    Parece-me haver 2N, 2F, e 2T
  13.  # 17

Só tem estes dois pontos de entrada e tem o parafuso por dentro depois não vejo mais nada para ligar. A outra era bem mais fácil.
      009C5450-100C-4C62-8397-88E57E189568.jpeg
  14.  # 18

e a TERRA, ali em cima.( mete os dois cabos Verde/ amarelo)

então tem de meter os dois cabos azuis no N, e os dois cabos castanhos no F... simples...
  15.  # 19

se não couberem... terá de arranjar os WAGO e fazer as "pontes" para dar continuidade ao circuito... pois essa tomada é de passagem
  16.  # 20

Bom dia.
    Não estou a entenderem. Porque a tomada não diz onde é o neutro e onde é a fase. Só diz onde é a terra. E eu não encontro onde é que se coloca a terra.
      C10AAAB3-C60A-4929-A26C-17EB6827BDA6.jpeg
      30C1AC22-0BFF-44CA-B957-D7499DF7E019.jpeg
      625C9404-9E07-471D-BA03-ADA33C63883E.jpeg

0.0220 seg. NEW