Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Ontem, iniciámos o escavação no nosso terreno. As marcações tinham sido feitas posteriormente, pelo que era apenas as máquinas avançarem. Na segunda-feira, pela manhã, procedeu-se à preparação de uma entrada para os camiões e área de movimentação da máquina, e ao longo do dia avançou-se com a escavação.
    Após 6 camiões de terra, o dia estava feito. De lado tinham ficado algumas pedras de dimensões razoáveis que seriam descarregadas noutro local...

    Os planos seriam que durante o dia de hoje, fosse terminado todo o escavação.

    Afinal... Existem uma laje de pedra, de consideráveis dimensões e dureza no local... Solução 1, Martelo. Desconheço o tempo que hoje foi utilizado com o martelo, mas a previsão é que amanhã dure o dia inteiro!

    Isto touxe logo algum desânimo, visto as coisas estarem a andar a bom ritmo e este pequeno contra-tempo ter um impacto considerável no custo desta fase. (Esta fase da escavação está à minha custa, não está englobado no que adjudiquei ao construtor, desconheço o custo do martelo)
    Embora tenha uma pessoa a acompanhar a obra no local, que percebe do assunto, não deixo de ficar preocupado com o que se passa na minha ausência e algumas perguntas se levantam...

    Terão sido mesmo 6 camiões?
    Quantas horas do dia de hoje esteve a usar o martelo?
    Será que amanhã demora o dia inteiro, ou a manhã e meia tarde?
    O construtor que está com a equipa da estrutura a coordenar a escavação, está a tomar toda a atenção? Estará sempre no local? Ou está-se a borrifar? (visto não ser dinheiro dele)
    Como é que posso ter a certeza, se saio de casa pelas 8 e chego às 20?
    Como??? E se??? Amanhã poderei estar lá de manhã? E ao final do dia? Será que ajuda?

    Só me ocorre uma coisa... Se fosse eu a gerir TODA a minha obra, estava tramado!! (com F) e ainda só fiz a escavação! Todas as perguntas anteriores têm resposta, mas quantos de nós poderíamos responder a isto com certeza, ou arranjar alguém que tivesse essa responsabilidade?!!

    Falta de tempo, falta de disponibilidade, falta de conhecimento... estava refém do carácter do individuo que tinha contratado para fazer esta fase.

    Pensem bem, antes de avançar com essa ideia meio louca de gerirem a vossa própria obra...


    Coisas da Casa
  2.  # 2

    Só pra implicar um pouco, desaterro não existe, existe apenas aterro e escavação ;)
  3.  # 3

    Tem lá calma que o pior estará para começar...

    Eu já rezo para que a empreitada de pedreiro termine (a minha obra está razoável, mas deu-me e ainda dá muitas dores de cabeça).
  4.  # 4

    è bem verdade.... só alguém com algum tempo disponível, e estou a dizer pelo menos umas 2 horitas por dia em horário de trabalho... a onra é em que zona de Sintra?
  5.  # 5

    Adriano qual foi a "modalidade" que contrataste ao Empreiteiro? Chave na mão ou retiraste trabalhos ao mesmo, como foi a fase das escavações?

    Eu no meu caso, como disse, foi chave na mão, tenho um amigo meu, que foi o que assinou os projectos que me assina o livro de obra e que vai visitando a obra. Eu como trabalho por turnos, é quase raro o dia que não vou à obra, sempre que lá vou tiro fotos dos trabalhos, dos materias, metodos de construção... inclusive acreditas que na altura da estrutura, a malta que lá andava tirava-me fotos com os telemoveis e enviavam-me MMS .... foram uns porreiraços.

    Como já disse e reafirmo, acompanhar uma obra, ou seja a nossa obra é um momento unico...

    Vá la não desanimes, pois agorinha mesmo que começaste.

    Um forte abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  6.  # 6

    Colocado por: AdrianoPPensem bem, antes de avançar com essa ideia meio louca de gerirem a vossa própria obra...

    Caríssimo, azar do caraças, mas as obras são assim mesmo, há sempre surpresas e raramente são agradáveis, mas honra lhe seja feita, pelo menos, expôs aqui a situação para os aprendizes de feiticeiros abrirem os olhos

    Colocado por: AdrianoPComo é que posso ter a certeza, se saio de casa pelas 8 e chego às 20?

    Não têm, nem nunca terá, para isso existem empreiteiros gerais

    Colocado por: AdrianoPQuantas horas do dia de hoje esteve a usar o martelo?

    Vai pagar sempre um dias inteiros, contra isso pouco pode fazer

    Colocado por: AdrianoPTerão sido mesmo 6 camiões?

    Aqui é mais fácil de calcular pelo levantamento topográfico. 6 camiões x 14m3 cada um, são 84m3. Divide por 1.3 de empolamento e terá 65m3 de escavação teórica. Duas ou três contas e verifica isso

    Colocado por: AdrianoPO construtor que está com a equipa da estrutura a coordenar a escavação, está a tomar toda a atenção? Estará sempre no local? Ou está-se a borrifar? (visto não ser dinheiro dele)

    Acredita no Pai Natal? os meus filhos já não

    Colocado por: AdrianoPEmbora tenha uma pessoa a acompanhar a obra no local, que percebe do assunto, não deixo de ficar preocupado com o que se passa na minha ausência e algumas perguntas se levantam...

    Empreiteiros gerais, já ouviu falar? servem para isso, para termos os custos controlados.

    Bom, agora para não serem só más noticias. A escavação é das actividades mais problemáticas. Se o seu projecto estiver em condições, o resto vai ser mais pacifico, se
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  7.  # 7

    Caríssimo, azar do caraças, mas as obras são assim mesmo, há sempre surpresas e raramente são agradáveis


    :)
    Esta era uma surpresa que estávamos à espera. Na verdade, eu contava com mais pedra e a pouca profundidade. O que temos é cerca de 50 cms de altura, numa área de 20 m2.

    Embora seja um precauce que impede que se comece a trabahar na estrutura amanhã, não é nada outro mundo. Está controlado.

    qual foi a "modalidade" que contrataste ao Empreiteiro? Chave na mão ou retiraste trabalhos ao mesmo


    Contratei chave na mão, à excepção de Escavação (temos máquina, temos local para despejar terras, temos um dos camiões), Pedra para cantarias/tampos/rebocos e isolamento térmico pelo exterior (ETICS - O construtor não tem experiência neste tipo de solução e preferiu não fazer, do que fazer mal)
    Não estou a desesperar, nem demasiado preocupado com as pedras. Preocupado fico se eles me falarem em dinamite, mas isso é outras loucuras...

    expôs aqui a situação para os aprendizes de feiticeiros abrirem os olhos


    Apenas estou a expor o meu ponto de vista. Se fosse eu a gerir a obra, teria que seleccionar alguém com base num conjunto de orçamentos. Garantidamente, que em nenhum desses orçamentos, estava considerado o trabalho exacto de martelo, visto ser uma incógnita...

    Naquele ficheiro maravilha de um exemplo de um orçamento, tem dois pontos que são:

    Escavação geral em terreno brando sem utilização de rippers ou martelos pneumático.
    Escavação para implantação de fundações em terreno brando sem utilização de rippers ou martelos pneumático.


    Certamente que assim que surgir pedra e seja necessário um martelo, o valor do orçamento altera-se, visto não se saber o que está lá em baixo... Mas isto também é sabido!

    O problema é o resto, é quem é que controla isto? Se não tiver alguém de muita confiança na obra (1 atributo), que perceba (2 atributos), que tenha presença e rigidez (3 atributos), estamos a caminho de ser furjados. Porque nem que seja uns 50 euritos...

    Coisas da Casa
  8.  # 8

    Colocado por: AdrianoPCertamente que assim que surgir pedra e seja necessário um martelo, o valor do orçamento altera-se, visto não se saber o que está lá em baixo... Mas isto também é sabido!

    É óbvio que se surgir pedra isso acontece. Para evitar esse tipo de situações, teria de ter sido feito um estudo geotécnico do terreno pelo dono de obra, paea se saber o que lá está e dessa maneira quem faz o mapa de quantidades poder calcular volumes de terra e rocha a escavar. Como este estudo é caro, nenhum dono de obra o manda fazer, o que cria um risco. Quem é que vai assumir o risco? O empreiteiro ou o dono de obra?

    Aquele descritivo foi feito precisamente para isso, para proteger o preço dado pelo empreiteiro, porque enquanto empreiteiro não vou assumir riscos que são do dono de obra.

    Colocado por: AdrianoPO problema é o resto, é quem é que controla isto? Se não tiver alguém de muita confiança na obra (1 atributo), que perceba (2 atributos), que tenha presença e rigidez (3 atributos), estamos a caminho de ser furjados. Porque nem que seja uns 50 euritos...

    Quanto a isso, nada a fazer, as coisas são como são, no limite pode ter smepre o triplo azar:
    Preservativo roto
    pilula fora de prazo
    diafragma fora do sitio

    Tire férias porque ou arranjamos alguém de confiança ou fazemos nós
  9.  # 9

    Hoje de manhã, passei pela obra. Eram 8:45. O moço estava em cima da máquina à espera que lhe trouxessem gasóleo...

    Se fosse eu a gerir a minha construção... ele cobrava-me a partir das 8:00, que é a hora que começa a trabalhar... :):)

    Coisas da Casa
  10.  # 10

    Colocado por: AdrianoPSe fosse eu a gerir a minha construção... ele cobrava-me a partir das 8:00, que é a hora que começa a trabalhar... :):)

    Mas são essas coisas que os pretendentes a gestores não vêem e não contabilizam. Do lado dos empreiteiros, é o tipo de situação que já não pode acontecer e que eles tão mal se estão a dar com isso. Quando os preços eram bons e dava para tudo e para isto, não havia problema, hoje com margens esmagadas, ter pessoal parado por falta de materiais ou indefinição do que é para fazer, é pura má gestão e pode mandar á falência uma empresa
  11.  # 11

    Ainda continua-se na escavação... Pedra às carradas. Já se teve para utilizar dinamite, mas os vizinhos fizeram logo uma manifestação...

    Coisas da Casa
  12.  # 12

    Existem umas argamassas expansivas, que partem rocha rija muito bem. Faz-se um furo, mete-se lá para dentro e quando seca, expande e parte a rocha. Funciona como as cunhas nas pedreiras
  13.  # 13

    1 Mês de escavação.

    Pelo meio, muita pedra, várias avarias na máquinas, incluindo o martelo partido (parafusos.. caiu no chão!), muita chuva e lama, muita lama :)

    Esperamos que seja esta semana a primeira vez que vamos construir alguma coisa!! Até agora foi só destruir


    Coisas da Casa
  14.  # 14

    Deve estar a sair barato :( deve
  15.  # 15

    Upa Upa, devem estar ai umas valentes horas de máquina, ainda por cima como escreveu acima é extra-adjudicação, já sabe em quanto vai ficar a brincadeira?
    • Jonh
    • 9 fevereiro 2009

     # 16

    Martelo partido, um mês de máquinas...é m€lhor pr€parar-s€...
  16.  # 17

    Ainda não! :)

    Mas temos um registo detalhado de todas as horas de trabalho da máquina. Como tal, está controlado.

    Quanto ao custo da reparação do martelo, isso o dono da máquina já sabe ao que anda... :) O preço dele jácontempla eventuais problemas desses...

    Coisas da Casa
  17.  # 18

    O meu tb já vai para umas 3 semanas... Mas isso porque nesse tempo a máquina esteve parada duas e meia... ;)
    Não pára de cair esta chuva!!!!!!!!!!

    Cump.
  18.  # 19

    As reparações não podem ser imputadas ao cliente, apenas as horas de trabalho efectuado, se bem que no preço, todos esses custos acabem por estar incluídos embora indirectamente.
  19.  # 20

    Um mês a partir pedra... cum caraças e todas as despesas à tua conta?

    De facto tiveste azar, muito azar mesmo!

    Felizmente esta semana o tempo vai finalmente dar umas tréguas com a chuva, por isso toca a aproveitar, eu no meu caso, finalmente devo de ir rebocar por fora a casa. Com o vento que por lá faz todo o dia as paredes enxugam num instante.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0242 seg. NEW