Iniciar sessão ou registar-se
    • OA_
    • 16 janeiro 2013 editado

     # 1

    Bom dia,

    Pretendo colocar focos de iluminação do tipo GU10 directamente na laje do tecto.

    Esta colocação será efectuada por um electricista, sendo que o mesmo não me aconselhou muito esta situação, a instalação dos focos directamente na laje, pois esta será isolada por cima com poliuretano projectado. Segundo o electricista isto poderá causar um sobreaquecimento dos focos, fazendo com que por exemplo que os aros dos focos fiquem com aspecto escurecido??????
    A solução passaria por colocar um tecto falso.

    Ora estas duvidas justificam-se? Vai haver um sobreaquecimento assim tão significativo que justifique a colocação de 1 tecto falso? Com o custo acrescido da colocação do mesmo? Ou será o electricista que não está com grande vontade de abrir buracos para os focos em 80m2?


    Que dizem, arrisco em meter directamente na laje ou vou ter de abrir os cordões a bolsa?
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 2

    Ajuda precisa-se!
    • kote
    • 16 janeiro 2013

     # 3

    Eu tenho as duas situações em casa. Focos imbutidos em lage e em tecto falso. Não tenho tido qualquer problema (em 6 anos). Não são focos GU10, são focos para la,padas e27 e alguns desles são para 2 lampadas e27.
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 4

    Colocado por: koteEu tenho as duas situações em casa. Focos imbutidos em lage e em tecto falso. Não tenho tido qualquer problema (em 6 anos). Não são focos GU10, são focos para la,padas e27 e alguns desles são para 2 lampadas e27.



    A sua placa é isolada?
    Concordam com este comentário: ccop
    • kote
    • 16 janeiro 2013 editado

     # 5

    Na parte de cima da placa tem fixo daquela esferovite azul (na placa do 2Andar). Na placa do 1º Andar é normal, por cima tenho outras divisoes
  1.  # 6

    Colocado por: OA_A sua placa é isolada?

    Ainda não percebi o que é que o focos tem a ver com o isolamento.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 7

    Colocado por: Picareta
    Ainda não percebi o que é que o focos tem a ver com o isolamento.


    O meu electricista é que está a por problemas nesse aspecto, afirma que devido a placa ser isolada, os focos vão aquecer demais!?

    Ora eu tenho também duvidas que isso seja um problema, pois a placa ao ser do tipo alijeirada, deverá permitir que o calor, caso exista, se dissipe na bobadilha!
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 8

    Colocado por: koteNa parte de cima da placa tem fixo daquela esferovite azul (na placa do 2Andar). Na placa do 1º Andar é normal, por cima tenho outras divisoes


    Em que placa, 1º andar ou no 2º andar, tem tecto falso?
    • kote
    • 16 janeiro 2013

     # 9

    Quer no 1º, quer no 2º andar tenho focos directamente na placa em algumas divisoes.
  2.  # 10

    Os focos aplicados num tecto falso podem aquecer um pouco, que o ar existente entre o tecto falso e a laje dissipa esse calor, no caso de aplicar um foco num buraco da laje tem que ter cuidado com os focos que vai aplicar, existem uns que não aquecem e são mais caros. O electricista é capaz de ter alguma razão.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 11

    Colocado por: koteQuer no 1º, quer no 2º andar tenho focos directamente na placa em algumas divisoes.


    Ok, muito obrigado!

    Era isso que queria saber, pois o meu elctricista anda a ver se me entala para por 1 tecto falso na zona aonde quero colocar focos, com a justificação de os focos aquecerem demasiado directamente na placa(isolado por cima). Mas desconfio que o verdadeiro motivo seja que com tecto falso é lhe muito mais fácil colocar os focos!.....
    • OA_
    • 16 janeiro 2013 editado

     # 12

    Colocado por: PicaretaOs focos aplicados num tecto falso podem aquecer um pouco, que o ar existente entre o tecto falso e a laje dissipa esse calor, no caso de aplicar um foco num buraco da laje tem que ter cuidado com os focos que vai aplicar, existem uns que não aquecem e são mais caros. O electricista é capaz de ter alguma razão.


    Se os focos forem aplicados na bobadilha, ainda para mais a bobadilha é daquela mais alta, não permitirá também a dissipação do mesmo calor?
  3.  # 13

    Colocado por: OA_Se os focos forem aplicados na bobadilha, ainda para mais a bobadilha é daquela mais alta, não permitirá também a dissipação do mesmo calor?

    E quem é que lhe garante que ao abrir um buraco na abobadilha não parte aquilo tudo? O tecto já rebocado/estucado?
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 14

    Colocado por: Picareta
    E quem é que lhe garante que ao abrir um buraco na abobadilha não parte aquilo tudo? O tecto já rebocado/estucado?


    O tecto ainda não está estucado/rebocado, mas já vi abrir esse mesmos buracos com uma máquina/ferramenta própria pró efeito, abre os buracos com o diâmetro exacto, mesmo depois de rebocado!

    O meu problema é saber se o aquecimento gerado pelo focos será um problema ou não?
  4.  # 15

    Boas!

    Eu, também optei pela pré-instalação das caixas para iluminação através de focos (led's) directamente no tecto (abobadilhas de cimento), tendo o cuidado de abrir o orifício disponível no interior da caixa, que se encontra ao lado do tubo de alimentação eléctrica (ver imagem), para assim proporcionar uma dissipação do calor, através da estrutura alveolar das abobadilhas, que creio, ser o suficiente.
    De resto, e como já foi referido pelo membro Picareta, tudo depende dos focos e da sua capacidade de aquecimento! Existem mesmo uns focos led, que tem a capacidade autónoma de se refrigerar, imagine-se, através de um liquido!!





    Boas obras,
    Cumpts
  5.  # 16

    Colocado por: OA_O meu problema é saber se o aquecimento gerado pelo focos será um problema ou não?

    Não é problema nenhum.....mas se calhar nem todos os focos servem e disso eu não percebo nada.
    • kote
    • 16 janeiro 2013

     # 17

    Tem focos LED com dissipadores que não aquecem praticamente nada. COmo lhe disse, eu tenho focos embutidos com 1 ou 2 lampadas e27 e sem qualquer problema praí há 6 anos
  6.  # 18

    eu tenho embutidos focos com lampadas GU10 todas econimicas de 9/11 w

    nunca reparei que aquecesse nada de especial e apenas troco de longe a longe uma das lampadas
    • OA_
    • 16 janeiro 2013

     # 19

    Colocado por: Tavares MiguelBoas!

    Eu, também optei pela pré-instalação das caixas para iluminação através de focos (led's) directamente no tecto (abobadilhas de cimento), tendo o cuidado de abrir o orifício disponível no interior da caixa, que se encontra ao lado do tubo de alimentação eléctrica (ver imagem), para assim proporcionar uma dissipação do calor, através da estrutura alveolar das abobadilhas, que creio, ser o suficiente.
    De resto, e como já foi referido pelo membro Picareta, tudo depende dos focos e da sua capacidade de aquecimento! Existem mesmo uns focos led, que tem a capacidade autónoma de se refrigerar, imagine-se, através de um liquido!!





    Boas obras,
    Cumpts


    A sua placa têm algum tipo de isolamento?
  7.  # 20

    Colocado por: OA_A sua placa têm algum tipo de isolamento?

    o isolamento aplicado na laje superior não tem nada a ver com o aquecimento dos focos,

    o que conta é o calor gerado pela lâmpada e se este se pode dissipar, se usar lâmpadas led de 3W em casquilho GU10, não vai ter problema nenhum, se por outro lado usar lâmpadas dicroicas de halogénio mesmo de 20W com casquilho GU10, aí sim vai ter um grande problema, porque o calor não vai conseguir dissipar-se e vai estoirar com a lampada,

    mas tudo isto é muito bonito não fosse outro detalhe que o seu electricista o devia ter alertado,

    e chama-se Certiel e cumprir regulamentação de segurança em vigor,

    todo o material tem que estar estudado e em certificado para determinado fim, e os suportes GU10 assim como os aros habituais NÃO estão certificados para embutir em maciços ou ocos de laje e o exemplo das fotos NÃO pode ser usado pelo mesmo motivo, somente estão certificados para aplicação em tectos falsos e com cotas mínimas de aplicação, em caso contrario: chumba na inspecção,

    e se não chumbar é porque o inspector não viu ou assumiu que ninguém no seu perfeito juízo fizesse uma coisa dessas.
    Concordam com este comentário: eu, fernandoR
 
0.0216 seg. NEW