Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    A senhoria da minga sogra envio-lhe a seguinte carta:
    Assunto: Atualização da renda do………………………….
    Segundo a Nova Lei do Arrendamento.
    Venho por este meio comunicar- lhe que a partir de 01 de Março de 2013 e, segundo a nova lei do arrendamento, a sua renda será actualizada para o valor de 89.60€.
    Pelo facto da idade da senhora, ser superior a sessenta e cinco anos a renda sofre apenas um aumento de 26.60€ correspondente a 1/15 avos do valor da avaliação, realizada pelas finanças em 23-02-09, caso contrário o aumento seria de 50.00€” – o que antes pagava 63.00€ passará para 89.60€ "

A minha sogra tem 80 anos/vúva, vive sozinha, num prédio (1) de 3 pisos à mais de 40 anos e prédio é do ano 1960, sem porteiro e elevador. Sempre teve as rendas actualizadas, exemplo nos últimos 10 anos (2001-2011) 41.90€-63.00€=21.10€ = 42,6%
    A reforma não chega aos 500.00€
    O prédio devido à idade nunca teve intervenção de conservação, nem no interior.
    Qual será a posição a tomar para travar este aumento de 42.22% de renda.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 2

Colocado por: gaiservQual será a posição a tomar para travar este aumento de 42.22% de renda.

pagar a renda com o aumento até ao dia 8 de cada mês.

Colocado por: gaiservSempre teve as rendas actualizadas

e anteriormente pagava 1€, ou era menos?
    Concordam com este comentário: eu, Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Vitor Azevedo
  3.  # 3

Nao tenho palavras... Aumento de renda injusto! Uma renda de 89 euros, no ano de 2013? Mas o que sao os senhorios , a santa casa? Têm que subsidiar os inquilinos ad eternum ? Francamente!!!

Realmente, tem razão numa coisa, a sua sogra tem 80 anos, deveria certamente viver com a familia e não num prédio sem elevador. Leve- a para sua casa e liberte o apartamento para o senhorio poder realmente rentabilizar o seu imóvel.
    Concordam com este comentário: eu, rui1234, Luis K. W., Anonimo16062021, Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, ICLG, Vitor Azevedo
  4.  # 4

Poi è
    a resposta vai ser esta:
    A carta datada de _____ mereceu a minha melhor atenção, todavia a mesma não se faz acompanhar dos requisitos previstos na lei para o efeito, pelo que enquanto tal não for cumprido não me poderei pronunciar.

Se alguém vos mandar atirar da ponte abaixo, o que fazem?
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesúltimos 10 anos (2001-2011) 41.90€-63.00€=21.10€ = 42,6%

se souber fazer contas, está aqui a resposta.
  6.  # 6

Colocado por: gaiservPoi è
    a resposta vai ser esta:
    A carta datada de _____ mereceu a minha melhor atenção, todavia a mesma não se faz acompanhar dos requisitos previstos na lei para o efeito, pelo que enquanto tal não for cumprido não me poderei pronunciar.

E depois paga a renda na mesma.

Colocado por: gaiservSe alguém vos mandar atirar da ponte abaixo, o que fazem?

Pergunto se quer que caia com os pés ou com a cabeça para baixo.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  7.  # 7

Boa noite,penso que tem razão,acho bem que a leve para sua casa e entregue a casa ao dono sua ave de rapina.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 8

Colocado por: Maria Luísatem razão numa coisa, a sua sogra tem 80 anos, deveria certamente viver com a familia e não num prédio sem elevador. Leve- a para sua casa e liberte o apartamento para o senhorio poder realmente rentabilizar o seu imóvel.

As pessoas de 80 anos não têm a direito a viver na sua própria casa? Têm de se mudar para casa de familiares em nome de quem? Para o senhorio rentabilizar o seu im+ovel?
    Enfim, se me parecem discutíveis os argumentos do Gaiserv, as respostas estão ao mesmo nível.
  9.  # 9

Deixe estar que as suas respostas até costumam ser muito melhores que estas que aqui estão, em comparação com as suas estes aqui são uns meninos de coro ... mas tem razão no que escreveu só não é coerente com que tenho visto da sua parte ...

Colocado por: becas

As pessoas de 80 anos não têm a direito a viver na sua própria casa? Têm de se mudar para casa de familiares em nome de quem? Para o senhorio rentabilizar o seu im+ovel?
    Enfim, se me parecem discutíveis os argumentos do Gaiserv, as respostas estão ao mesmo nível.
    Concordam com este comentário: GF
  10.  # 10

Independentemente de eu concordar com ALGUNS dos argumentos atrás apresentados (os senhorios não são a Segurança Social e se alguns idosos precisam de apoio "particular" quem lho deve prestar em 1º lugar são os familiares, e as rendas antigas estão desactualizadas e são INJUSTAS) acho que a senhoria aqui citada NÃO PODE fazer aquilo que está a tentar. Ou por ignorância/incompetência ou por má fé, esta renda, nestas circunstâncias, NÃO PODE aumentar os 26,60 euros referidos.
    Se a inquilina vive sozinha (como é dito) e se tem reforma inferior a 500 euros (como é dito), a sua renda nos próximos 5 anos só poderá ser INFERIOR a 50 euros, de acordo com a Lei 31/2012.
    Além do mais, a senhoria, entre outras coisas, deveria ter enviado cópia da caderneta predial do apartamento.

Eu também sou senhorio e também tenho rendas "indecentes" - 29 e 30 euros - mas se queremos usar a LEI, teremos que a usar nos aspectos positivos e nos negativos também.
    Concordam com este comentário: jorgealves, parrana, bel99
  11.  # 11

Colocado por: Vitor Azevedo...sua ave de rapina.
    Tem alguma coisa contra Benfiquistas, caro V...Azevedo ?
    :-)

Colocado por: becas As pessoas de 80 anos não têm a direito a viver na sua própria casa?
    Becas, claro que tem esse direito.
    Mas não me parece que seja o melhor para a senhora, aos 80 anos, viver sozinha num 3º andar sem porteiro nem elevador...

E se - ainda por cima - uma renda de 89,00 euros parece injusta ao genro, ele bem que podia tornar-se útil e procurar uma casa que se adapte melhor à sogra.
    Concordam com este comentário: jorgealves, GF, Vitor Azevedo
    •  
      GF
    • 17 janeiro 2013 editado

# 12

Agora percebo porque ninguém gosta das sogras...
    Arranje lá um quartinho para a senhora em sua casa....

Colocado por: gaiservO prédio devido à idade nunca teve intervenção de conservação, nem no interior.

Com essas rendas, como poderia ?!?!?

Independentemente agora de quem é o justo e o pecador, faça uma simulação aqui: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/nrau/Simulador/index.html
    Parece-me que a renda não pode ser aumentada. Eles têm ainda de lhe enviar copia da avaliação efectuada.
  12.  # 13

Caro amigo,Luis K.W as minhas desculpas,não me referia ao Benfica nem nada disso.foi uma maneira de falar as minhas desculpas.
    • becas
    • 17 janeiro 2013 editado

# 14

Colocado por: centralDeixe estar que as suas respostas até costumam ser muito melhores que estas que aqui estão, em comparação com as suas estes aqui são uns meninos de coro ... mas tem razão no que escreveu só não é coerente com que tenho visto da sua parte ...

Concordam com este comentário:GF

Gostava que se explicasse. Nunca respondi a tópico nenhum seu, que me lembre.

Editado: o que gostava que explicasse era a parte da coerência.
  13.  # 15

Colocado por: Luis K. W.Becas, claro que tem esse direito.
    Mas não me parece que seja o melhor para a senhora, aos 80 anos, viver sozinha num 3º andar sem porteiro nem elevador...

E se - ainda por cima - uma renda de 89,00 euros parece injusta ao genro, ele bem que podia tornar-se útil e procurar uma casa que se adapte melhor à sogra.

Depende do estado físico da senhora, claro. O genro até nem especifica em que andar a sogra vive... Só achei um bocadinho de mau gosto sugerir que a senhora devia libertar a casa para o senhorio renatabilizar a casa...como se ela, no seus 80 anos, não tivesse direito a ocupar um apartamento. De resto, parece-me que o Gaiserv não tem razão nenhuma...
    Podem é estar a dar ideias - e se a filha mais o genro se mudassem para o dito apartamento? Olha o que não poupavam!
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    • ICLG
    • 18 janeiro 2013 editado

# 16

Em nome de quem? em nome de quem não tem possibilidades financeiras para viver sozinha
    Tem de se mudar para casa de familiares em nome de quem? Em nome daqueles que têm realmente direito de a sustentar.
    Tem dúvidas?
    Para o senhorio rentabilizar o imóvel?
    Claro!!! Tem dúvidas?
    Os filhos não querem sustentar os pais, pois querem rentabilizar o dinheiro deles.
    O dinheiro não chega? Perguntaram-se se o dinheiro do senhorio chega?
    Às vezes pergunto-me se as pessoas têm noção dos disparates que dizem e do ridículo.
    Criaram os filhos, deram-lhes tudo o que podiam e muitas vezes o que não podiam e depois ... são os donos das casas que os têm que sustentar.
    Educação e bom senso é ainda o que mais falta neste país.
    Concordam com este comentário: Maria Luísa
    • LVM

# 17

Colocado por: ICLG
    Criaram os filhos, deram-lhes tudo o que podiam e muitas vezes o que não podiam e depois ...

Não generalize. O que há mais aí são pessoas que trataram os filhos de tal maneira que merecem mesmo é viver sozinhos...
    Não concordo é que o façam á custa dos senhorios.
    Mas a culpa não é deles nem de quem pensa o mesmo.
    A culpa é do estado que manteve as rendas congeladas décadas e depois permitiu subidas ridículas durante mais de 15 anos. Criou-se no espírito das pessoas a ideia que tinham direito a casas de borla, e alimentavam ainda mais esse direito porque os senhorios não faziam obras.
    Total incoerência: para pagar rendas baixas e deixar as casas mesmo quando vão para lares e as deixam abandonadas, as casas são deles. Mas para as conservar, as casas são dos senhorios.
    • ICLG

# 18

Não generalize você.
    Se a culpa é do estado, o que têm os donos das casas a ver com isso?
    Terão que fazer o que os filhos se recusam a fazer?
    Os filhos têm (ou pelo menos deveriam ter) legalmente obrigações para com os pais e/ou avós, da mesma maneira que os pais têm (ou pelo menos deveriam ter) legalmente obrigações para com os filhos e/ou os netos.
    •  
      FD
    • 18 janeiro 2013

# 19

Peço algum cuidado com as exaltações e as acusações.
    Obrigado.
    • LVM
    • 18 janeiro 2013

# 20

Colocado por: ICLGNão generalize você.
    Se a culpa é do estado, o que têm os donos das casas a ver com isso?

Colocado por: Luís Varela Martins
    Não concordo é que o façam á custa dos senhorios.

Tem a certeza que entendeu bem o meu Post? Se calhar fui eu que me expliquei mal...

0.0226 seg. NEW