Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

As da Hilti são excelentes mas há mais acessíveis e com qualidade... Se ler este tópico desde o início vai tirar as suas dúvidas. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  2.  # 122

Obrigado, entretanto li e vi, mas lá na loja apenas tinha da soudal. Espero que seja boa ... Trabalho efetuado e parece-me ter ficado porreiro :)
  3.  # 123

Colocado por: PMMAescolhi a junta de cimento horizontal

Como fez, para localizar a junta? ou a parede não tinha reboco?
  4.  # 124

Já agora, o que foi dito acerca da fixação em paredes de tijolo, também é igualmente válido para paredes, em bloco de cimento?

No caso, tenho umas prateleiras, destinadas a suportar bastante peso, para colocar numa parede em bloco de cimento, bloco de 20 (bloco conforme a imagem), com reboque tradicional. As recomendações, para a parede de tijolo, aplicam-se na integra, para a parede de bloco, ou há alguma particularidade, neste caso?

Antes de ler esta discussão, tinha em mente encher o interior do bloco com cimento normal, através do furo feito...
      bloco_cimento_1.jpg
  5.  # 125

a título de curiosidade, envio-vos uma foto, de umas buchas metálicas que agreguei, duas a duas, para colocar num pilar de betão fraco.
    Foi uma experiência, bem conseguida a meu ver. De início, tinha colocado, de modo normal, apenas uma bucha, mas não tinha ficado a meu gosto... notava algumas folgas fáceis, puxando com o pé de cabra. Por fim, com as buchas duas a duas, ficou mais firme.

Colocado por: JoseBlinoJá agora, o que foi dito acerca da fixação em paredes de tijolo, também é igualmente válido para paredes, em bloco de cimento?

E quanto a isto, que me dizem?
      DSC00354.JPG
  6.  # 126

pode ser uma boa solução.
  7.  # 127

Colocado por: JoseBlinoPor fim, com as buchas duas a duas, ficou mais firme

sabe que somente a bucha que consegue apertar ( a que está junto á cabeça do parafuso) é que está a fazer alguma coisa?

a outra está somente a ocupar espaço.

Colocado por: JoseBlinoaplicam-se na integra, para a parede de bloco, ou há alguma particularidade, neste caso?

depende da grossura do reboco e da carga que pretende colocar aí,

não sendo fácil de arranjar uma solução expedita,

eu iria mais para a opção de colocar umas poleias em L com 3 furos cada, cada um aplicado com bucha química encamisada.
  8.  # 128

Colocado por: jorgealveseu iria mais para a opção de colocar umas poleias em L com 3 furos cada, cada um aplicado com bucha química encamisada.

As prateleiras, serão precisamente para segurar com poleias fixas à parede (no caso, não são em L, mas são parecidas, são triangulares).
    Irei seguir a sua sugestão, e então efetuar um furo extra. O parafuso usado será varão enroscado de 8mm. Parece-me ser suficiente, a ceder não será o parafuso.

Colocado por: jorgealvessabe que somente a bucha que consegue apertar ( a que está junto á cabeça do parafuso) é que está a fazer alguma coisa?

De modo a que a segunda também aperte, soldei uma porca a meio do parafuso. Como este, ao apertar, roda todo, a segunda bucha também irá ser apertada - contra a porca soldada a meio do parafuso. Parece-me assim, a não ser que na simulação que fiz, ficasse com a perceção errada
  9.  # 129

entre as duas buchas deveria ter colocado um tubo, agora que o jorgealves escreveu tb me veio isso á memoria, a bucha da frente teria de ter ficado com um batente para fazer serviço
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 130

Colocado por: JoseBlinoComo este, ao apertar, roda todo, a segunda bucha também irá ser apertada

ou não! depende se o buraco foi feito folgado e se a bucha também não roda sobre ela propria,

se a carga é grande divide-se o numero de fixações,

Colocado por: JoseBlinoO parafuso usado será varão enroscado de 8mm

para cargas até 40Kg por poleia e com 3 varões, pode usar perfeitamente o varão roscado M6 que aguenta bem.
  11.  # 131

Colocado por: JoseBlinoJá agora, o que foi dito acerca da fixação em paredes de tijolo, também é igualmente válido para paredes, em bloco de cimento?

boas,

sim o mesmo mas o bloco de cimento aguenta um pouco mais de carga mas nada de muito diferente.
    se encher o bloco com cimento no fundo o que faz é um local maciço para a colocaçao da bucha mas lembre se que o cimento vai levar varias semanas ate ter a resistencia para colocar as buchas e o peso...
  12.  # 132

Colocado por: jorgealvesou não! depende se o buraco foi feito folgado e se a bucha também não roda sobre ela propria,

O buraco foi feito justo e a bucha entrou com algum atrito...

Colocado por: ultrahipermegaentre as duas buchas deveria ter colocado um tubo, agora que o jorgealves escreveu tb me veio isso á memoria, a bucha da frente teria de ter ficado com um batente para fazer serviço

Por acaso, na altura pensei em tubo, mas não tinha nada disponível. Quanto ao batente, tem a tal porca soldada.. mas esta, como ficou com irregularidades pode ter forçado a 2a bucha a rodar sobre si mesma. Podia ter colocado, uma anilha pequena, após a porca, para facilitar que a porca rodasse - servindo ao mesmode tempo de batente - e a bucha não, expandindo.

No caso, penso que acabou por funcionar. Porque, antes de colocar estas buchas duplas, já tinha colocado no mesmo local, umas normais, e o suporte não ficou com uma resistência ao toque forte. Após a adaptação, de forma empírica, pareceu-me ter ficado mais firme.

O cimento do pilar é fraco, com aspeto farinhoto, e na ânsia de atingir betão mais duro, fiz esta experiência...
  13.  # 133

Colocado por: jorgealvespara cargas até 40Kg por poleia e com 3 varões, pode usar perfeitamente o varão roscado M6 que aguenta bem.

Como já e só tenho em caso varão M8, vou seguir com esta medida. Mas...
    Colocado por: JoseBlinoIrei seguir a sua sugestão, e então efetuar um furo extra.

chegada a hora de fazer os furos, para colocar bucha química e varão roscado M8, dúvida existencial, lol:
    - que diâmetro fazer, para o furo?

Um aparte: Na loja, onde comprei a bucha química, solicitei pernos fêmea. O Sr não tinha, mas em alternativa, sugeriu-me que utilizasse buchas metálicas para esse efeito, com a vantagem, referiu ele, que ainda podia apertar mais um bocadinho, depois da resina curada... à luz do que li neste tópico, pareceu-me uma sugestão completamente disparatada, porque a bucha iria sim, rebentar com o resina solidificada. Mas, não sentindo segurança para lhe responder, apenas disse que não pretendia enveredar por ai, e faria então, com pernos machos - apesar de não gostar tanto do resultado final.
  14.  # 134

Boas,

Desenterro este tópico, se me permitem, para colocar uma questão, dentro da temática do mesmo...
    Qual a melhor forma de fixar uma unidade de a.c., com 62 Kg, na parede exterior de um prédio? A parede do mesmo é em alvenaria, e, como é habitual nestes casos, estaria a pensar fixar as poleias da unidade com 4 buchas metálicas expansivas, com respectivo parafuso sextavado de 8mm. Trabalho na área e sempre fixei e vi fixar, por pessoal com bastante mais experiência que eu, as unidades desta forma, no entanto, após seguir a discussão que aqui se desenrolou, onde inclusivé é mencionado que este tipo de bucha não serve para tijolo, fiquei com algumas dúvidas.
  15.  # 135

Colocado por: riclorBoas,

Desenterro este tópico, se me permitem, para colocar uma questão, dentro da temática do mesmo...
    Qual a melhor forma de fixar uma unidade de a.c., com 62 Kg, na parede exterior de um prédio? A parede do mesmo é em alvenaria, e, como é habitual nestes casos, estaria a pensar fixar as poleias da unidade com 4 buchas metálicas expansivas, com respectivo parafuso sextavado de 8mm. Trabalho na área e sempre fixei e vi fixar, por pessoal com bastante mais experiência que eu, as unidades desta forma, no entanto, após seguir a discussão que aqui se desenrolou, onde inclusivé é mencionado que este tipo de bucha não serve para tijolo, fiquei com algumas dúvidas.

Basta ler este tópico com atenção para saber o que fazer nesses casos.

Resina química + Varão roscado é a solução mais indicada, pelo menos para mim.

Há quem use camisa para a resina mas eu não uso, encho o canelado de resina e coloco o varão.
  16.  # 136

Colocado por: riclorbuchas metálicas expansivas

"Expansivas" diz tudo.....É melhor o cimento químico!!

Patrícia Silva
  17.  # 137

algumas "camisas"

Patrícia Silva
      1525759_729748103703241_209838857_n.jpg
  18.  # 138

.
      1002045_729748240369894_4016807_n.jpg
  19.  # 139

.
      1522007_729748330369885_1660980089_n.jpg
  20.  # 140