Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Rui A. B.colocados à prova nas obras como a empresa que eu trabalho foi há umas semanas. Testes de carga, impacto, etc

se na sua empresa usavam sistemas de fixação sem os testarem CONVENIENTEMENTE, acho que deviam repensar e muito o vosso controle de qualidade,

na minha empresa toda e qualquer solução é SEMPRE previamente testada e só entra em produção se passar no crivo, algumas soluções são inclusive trocadas sem custo para o cliente final por falta de conformidade com aquilo que EU quero,

as buchas metálicas expansivas são boa solução para certos casos de alvenarias exteriores, mas não servem para tudo,

da mesma maneira que instalar tudo com bucha química indiscriminadamente como alguns exemplos que andam por aqui, é gozar com os clientes.

e no meu ponto de vista não serve de nada ter uma bucha que custa 30 ou mais € a fazer o trabalho de uma que custa 1\10, e que tem resultados comprovados em milhões de aplicações.
  2.  # 162

Colocado por: Rui A. B.um portão

existem elementos expansivos específicos para este caso,

será que o seu amigo usou o que devia com garantia de um qualquer fabricante ou inventou?!?!?!!
  3.  # 163

Colocado por: jorgealves
    existem elementos expansivos específicos para este caso,

será que o seu amigo usou o que devia com garantia de um qualquer fabricante ouinventou?!?!?!!

Vai-me dizer que aplica buchas metálicas expansivas em superfície de tijolo oco com garantia do fabricante? Mostre o certificado.
  4.  # 164

Vai-me dizer que aplica buchas metálicas expansivas em superfície de tijolo oco com garantia do fabricante?

vá ao site da HILTI, descarregue a aplicação de fixações LIGEIRAS e leia com muita atenção,

buchas expansivas há muitas,
  5.  # 165

Não perca tempo, diga-me o modelo, é mais fácil...
  6.  # 166

jorge qual delas é que se refere para tijolo oco?
  7.  # 167

ha ja vi esqueça!!! =)
  8.  # 168

Colocado por: Sergio Rodriguesjorge qual delas é que se refere para tijolo oco?

as buchas metálicas expansivas são boa solução para certos casos de alvenarias exteriores

para situações em que existe 2 ou mais cm de reboco exterior esta é uma excelente solução,
      cheville-4-segments-pfg.jpg
  9.  # 169

para tijolo oco e SEM reboco ou com reboco pouco espesso(-de 10mm) isto não é aplicável, nestes casos uso isto
      UNV Plug.jpg
  10.  # 170

para situações em que existe 2 ou mais cm de reboco exterior esta é uma excelente solução,
      cheville-4-segments-pfg.jpg

Ficha técnica onde refere o que está a dizer?
  11.  # 171

se na sua empresa usavam sistemas de fixação sem os testaremCONVENIENTEMENTE, acho que deviam repensar e muito o vosso controle de qualidade,

na minha empresa toda e qualquer solução é SEMPRE previamente testada e só entra em produção se passar no crivo, algumas soluções são inclusive trocadas sem custo para o cliente final por falta de conformidade com aquilo que EU quero,

as buchas metálicas expansivas são boa solução para certos casos de alvenarias exteriores,mas não servem para tudo,

da mesma maneira que instalartudo com bucha químicaindiscriminadamente como alguns exemplos que andam por aqui, égozar com os clientes.

e no meu ponto de vista não serve de nada ter uma bucha que custa 30 ou mais € a fazer o trabalho de uma que custa 1\10, e que tem resultados comprovados emmilhõesde aplicações.

Se é assim tão cuidadoso e, sendo a bucha que apresentou uma bucha expansiva tipo PFG de 4 elementos, fica aqui um excerto do certificado ETA dessa bucha.

1.2. Intended use
    The anchor is intended to be used for anchorages for which requirements for mechanical
    resistance and stability and s
    afety in use in the sense of the Essential Requirements 1 and 4 of
    Council Directive 89/106/EEC shall be fulfilled and failure of anchorages made with these
    products would compromise the stability of the works, cause risk to human life and/or lead to
    consi
    derable economic consequences. The anchor is to be used only for anchorages subject to
    static or quasi
    -
    static loading in reinforced or unreinforced normal weight concrete of strength
    class C20/25 at minimum and C50/60 at most, according to EN 206 - 1.

It may be anchored in non cracked concrete only.
    The anchor may only be used in concrete subject to dry internal conditions.
    The anchor may be used for anchorages with requirements related to resistance to fire.
    The provisions made in this European Technical Ap
    proval are based on an assumed intended
    working life of the anchor of 50 years. The indications given on the working life cannot be
    interpreted as a guarantee given by the producer, but are to be regarded only as a means for
    choosing the right products in
    relation to the expected economically reasonable working life of the works.

Se restarem dúvidas pode ler o certificado todo que não lhe restarão dúvidas...
  12.  # 172

Colocado por: Rui A. B.Se restarem dúvidas

deixa lá ver bem, isto começou aqui,
    Colocado por: riclorQual a melhor forma de fixar uma unidade de a.c., com 62 Kg, na parede exterior de um prédio? A parede do mesmo é em alvenaria, e, como é habitual nestes casos, estaria a pensar fixar as poleias da unidade com 4 buchas metálicas expansivas, com respectivo parafuso sextavado de 8mm.

e a minha resposta foi
    Colocado por: jorgealvesse pensar que cada furo somente precisa de fazer 16 kgs de força, as buchas metálicas expansivas chegam e sobram para isso, mas claro que tem que ter algum reboco a dar suporte ao tijolo,
    e a força é exercida no sentido da transladação e não à extracção pelo que a mim nunca me caiu nenhum equipamento com este esquema de fixação,

aliás nas unidades mais pequenas e se a parede for consistente até costumo usar somente 2 fixações,

você só usa materiais com ETA, óptimo, eu só uso aquilo em que confio e com provas dadas nos milhões de vezes que foram usadas,

MAS,

repito, NÃO SERVEM PARA TUDO

afinal estou a suportar uma carga estactica de 16Kgs com duas buchas preparadas para suportarem cargas de 400kgs cada em betãoc25,

uma boa noite.
  13.  # 173

deixa lá ver bem, isto começou aqui,

e a minha resposta foi

você só usa materiais com ETA, óptimo, eu só uso aquilo em que confio e com provas dadas nos milhões de vezes que foram usadas,

MAS,

repito,NÃO SERVEM PARA TUDO

afinal estou a suportar uma cargaestacticade 16Kgs comduas buchaspreparadas para suportarem cargas de 400kgs cada em betãoc25,

uma boa noite.

Já chegamos a uma conclusão, a bucha que aconselha não tem certificação para o efeito, logo, em caso de acidente você é o responsável.

Quanto aos milhões de vezes que diz que utilizou, é consigo. Eu, da experiência que tenho, não aconselho essas buchas. Pelos vistos o certificado corrobora a minha experiência.

Em forma de conclusão, eu não quero medir capacidade/experiência com ninguém, estamos somente a trocar opiniões profissionais. Cada um é responsável pelos métodos que usa.
  14.  # 174

Colocado por: Rui A. B.Em forma de conclusão,

Colocado por: Rui A. B.estamos somente a trocar opiniões profissionais

eu nunca tive outro tipo de postura, todos os meus comentários nesta discussão foras exclusivamente técnicos, derivados à experiência que tenho,

Colocado por: Rui A. B.a bucha que aconselha não tem certificação para o efeito, logo, em caso de acidente você é o responsável

e mesmo com um sistema certificado a responsabilidade é SEMPRE do executante,

já agora sabe qual é o sistema certificado para fixações ligeiras em paredes de barro? ou nas paredes de construção "pombalina"?

(a serio, é importante)
  15.  # 175

eu nunca tive outro tipo de postura, todos os meus comentários nesta discussão foras exclusivamente técnicos, derivados à experiência que tenho,

e mesmo com um sistema certificado a responsabilidade é SEMPRE do executante,

já agora sabe qual é o sistema certificado para fixações ligeiras em paredes de barro? ou nas paredes de construção "pombalina"?

(a serio, é importante)

Não faço ideia. Aliás, construção pombalina é coisa que nunca se cruzou comigo... Cá no Minho não há disso...
  16.  # 176

Cá no Minho não há disso

peço desculpa, não me apercebi desse detalhe,

mas não existe qualquer sistema certificado para essas duas situações e não é por causa disso que os equipamentos ficaram por instalar,

e quase todas as fixações foram com buchas expansivas metalicas e não foram com PFG (na altura não havia), mas também lhe digo já que não foi somente fazer um furo e bota pa lá com bucha e parafuso, algumas delas estam cravadas 60cm dentro da parede, e em caso algum eu deixei uma maquina pendurada em que a fixação não consegui-se suportar pelo menos o dobro do seu peso em cada suporte (as maquinas levam sempre um par de suportes)

e agora tirar essas maquinas (as que eu montei) é uma dor de cabeça porque aquilo agora não sai, só partindo a cabeça dos parafusos,
  17.  # 177

Acredito!

É normal que haja elementos que não foram sujeitos a teste, temos que desenrascar.

Há um mês deparámos-nos com uma situação complicada. Uma lage de betão foi respaldada no sítio onde iam ser fixas as guardas. As guardas eram aqueles perfis de alumínio fixos ao chão e depois o vidro entra dentro desse perfil, não tem outra fixação a não ser ao centro do perfil que só tem 4 cm de largura. As buchas certificadas para esse sistema eram as metálicas de "taco". Foi proposto por nós alterar para as PFG e depois de analisadas as fichas técnicas das duas a PFG era melhor a todos os níveis... O problema foi depois, o respaldo tinha 4, 5, 6 cm de espessura, logo, quando as buchas eram colocadas em tensão lá se ia o respaldo. Solução, tubo redondo de 25 mm de parede grossa com cerca de 20 cm de comprimento, furo no respaldo e betão com cerca de 25 cm, porca m8 soldada na ponta dos tubos, pingos de solda nos tubos para melhorar o poder de agarre, resina química para dentro do buraco e tubo a seguir... Depois era só apertar os parafusos por dentro do perfil. Isto em espaçamentos de 20 em 20 cm num total de 50 metros. A resina química era da Fischer e no local da obra, Paris, custava mais de 20 € o cartucho dos finos. A verdade é que as guardas foram sujeitas a testes que em Portugal nunca vi e passaram com distinção.
  18.  # 178

Colocado por: Rui A. B. Já chegamos a uma conclusão, a bucha que aconselha não tem certificação para o efeito, logo, em caso de acidente você é o responsável.

e se tiver certificação para o efeito e algum acidente acontecer.... quem é o responsavel? a marca da bucha ou o instalador? ou ainda quem passou a certificação?

é uma curiosidade minha.....até porque de buchas so tenho mesmo experiencia na bucha a meio da manha!
  19.  # 179

Será sempre culpa do instalador...
  20.  # 180

Colocado por: ultrahipermegaSerá sempre culpa do instalador...

ou seja de pouco servem as certificações dos produtos......acho piada é que é um argumento muito utilizado....mas na realidade nao serve para nada!

0.0408 seg. NEW