Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Dynamic444
    faltam aqui algumas coisas,e uma delas é talvez a mais importante!!..mas quem fez um relato desses devia saber.




    Deixe-se de IRONIAS. Acha que devia?..Anda aí a fazer comentários parecendo um "míudo" , mas não acrescenta valor nenhum à discussão.


    Mais importante para si, para mim que me importa que exista sistemas muito melhores se não os posso/consigo aplicar e mesmo que os consiga tenho um custo mais elevado em relação aos meus concorrentes.
  2.  # 2

    Colocado por: datopenso q ja li em qq lado q o ppr tem garantia de 50 anos! a garantia é a mesma caso use para aguas quentes?

  3.  # 3

    Colocado por: scorpioMais importante para si, para mim que me importa que exista sistemas muito melhores se não os posso/consigo aplicar e mesmo que os consiga tenho um custo mais elevado em relação aos meus concorrentes



    lá está a verdade de que trabalha por conta propria e faz a contas.
    muita gente aqui gosta de mostrar tudo de melhor que há, mas com a sitiação em que muita gente está, gostava de saber a quem vendem.
    • ze79
    • 25 janeiro 2013

     # 4

    Colocado por: ins.Bruno


    lá está a verdade de que trabalha por conta propria e faz a contas.
    muita gente aqui gosta de mostrar tudo de melhor que há, mas com a sitiação em que muita gente está, gostava de saber a quem vendem.


    A quem constroi ou renova alguma coisa ;-) e tem muitos $$$$$$$$$$ não será ?
  4.  # 5

    Colocado por: scorpioNo entanto eu tomo a iniciativa , em relação ao pp-r , em alternativa a outros sistemas (Na realidade em que me encontro - África):

    Acho que há aí mercado para fazerem inovações na canalização.... vi na televisão um caso na África do Sul de um individuo que sofreu uma dentada de uma cobra nos testículos (ou mais acima)... ela entrou pela canalização e saiu na sanita.

    Não era mal pensado aplicar aquele sistema de tampinha dos aviões.... até para evitar ratos e baratas :)
  5.  # 6

    Colocado por: SobreiroNão era mal pensado aplicar aquele sistema de tampinha dos aviões.... até para evitar ratos e baratas :)



    Consegue me mostrar esse sistema?..Sabe o nome?...Obrigado

    Colocado por: ins.Brunolá está a verdade de que trabalha por conta propria e faz a contas.


    Pos acaso não trabalho por conta própria, mas tenho que salvaguardar os interesses da empresa onde trabalho.:)
  6.  # 7

    .
      aco.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: johnny1984O Primeiro esboço saquei para explicar o que queria perguntar....

    Ja recebi alguns orçamentos, todos me falam do tubo ppr, um fala de multicamada e outro de Pex...

    Por isso eu peço ajuda a voces amigos que sabem de tubos...

    Na minha opinião o PPR deverá ficar mais em conta, e se for coprax sei que é bom, no caso do multi-camada, é bastante bom mas bem mais caro, no caso do pex que é o que tenho na minha casa a unica vantagem é não ter que se partir nem chão nem paredes para substituir um tubo mas também não fica mais barato que o PPR, e exige mais mão de obra, e ainda tem que ser bem aplicado para ficar realmente funcional. Porque se for mal executado depois terá que se partir chão ou paredes para se poder retirar ou meter tubagem, algo que eu já presenciaei muitas vezes!!
    Resumindo na minha opinião ficará bem servido com o PPR da Coprax, mas atenção aos diâmetros da tubagem, não perde nada em arrancar do contador com um diâmetro de 32 que é o equivalente a 1 polegada e depois ir reduzindo, ou então no minimo a 25 que equivale a 3/4, mas o canalizador certamente depois irá aconselhar qual a melhor solução para a situação em concreto, visto que no terreno é onde se tem a melhor percepção.
    Espero ter ajudado.
  8.  # 9

    não perde nada em arrancar do contador com um diâmetro de 32 que é o equivalente a 1 polegada e depois ir reduzindo, ou então no minimo a 25 que equivale a 3/4, mas o canalizador certamente depois irá aconselhar qual a melhor solução para a situação em concreto, visto que no terreno é onde se tem a melhor percepção.

    Importa-se de explicar o porquê destes diâmetros?
  9.  # 10

    Colocado por: j cardoso
    Importa-se de explicar o porquê destes diâmetros?

    Porque se arrancar do contador por ex. com um diâmetro de 20 quando abrir uma torneira na cozinha e uma na casa de banho, e presumindo que só tem uma casa de banho pode não ter caudal satisfatório em 2 torneiras que estejam abertas ao mesmo tempo, ou por ex. se estiver uma máquina, loiça ou roupa a trabalhar e abrir outra torneira acontecer o mesmo.
  10.  # 11

    E como decide os diâmetros a instalar, é "a olho"?
  11.  # 12

    Colocado por: j cardosoE como decide os diâmetros a instalar, é "a olho"?

    Não, mas atendendo á pressão existente e sabendo quantas casas de banho tem a habitação consegue-se chegar a uma decisão!
    Já trabalhei em canalização, durante uns anitos e sei do que estou a falar, contudo um projectista ou um engenheiro poderá ter (haver) uma tabela para determinar o diâmetro certo consoante a necessidade de tiragem de caudal, derivado ao numero de torneiras e aparelhos instalados. Mas no caso de um apartamento qualquer canalizador pode dar uma opinião que seja funcional, não se trata de uma situação que exiga grande teoria.
    Espero ter ajudado.
  12.  # 13

    Não concordo com o que diz, acho que os diâmetros devem ser SEMPRE calculados caso a caso de forma a assegurar as condições ideais de abastecimento - velocidade e pressão da água. A teoria é a mesma quer se trate de um apartamento, de uma moradia ou de outra instalação qualquer.
  13.  # 14

    Colocado por: conveldiâmetro de 32 que é o equivalente a 1 polegada


    e o 32 de ppr é igual a inox 32 por exemplo? ou a um 32 multicamada? é que diametro exterior e interior é diferente!!
  14.  # 15

    Colocado por: j cardosoNão concordo com o que diz, acho que os diâmetros devem ser SEMPRE calculados caso a caso de forma a assegurar as condições ideais de abastecimento - velocidade e pressão da água. A teoria é a mesma quer se trate de um apartamento, de uma moradia ou de outra instalação qualquer.

    Não me devo ter explicado bem! Claro que CADA CASO É UM CASO, mas por ex. 2 apartamentos com 1 casa de banho em que tenham 1 cozinha 2 pontos de água para máquinas e um esquentador e que a pressão não varie muito, a solução aplicar será certamente a mesma, era a isto que me estava a referir.
  15.  # 16

    por ex. 2 apartamentos com 1 casa de banho em que tenham 1 cozinha 2 pontos de água para máquinas e um esquentador e que a pressão não varie muito, a solução aplicar será certamente a mesma

    Só se a posição relativa das peças e respectivas distâncias entre si forem iguais, ou seja, se os apartamentos forem iguais. Se quisermos ser rigorosos diria que até os hábitos de consumo teriam de ser iguais, o que nem sempre é verdade.
  16.  # 17

    Colocado por: j cardosoa solução aplicar será certamente a mesmo



    Certamente? não tenho tanta certeza!

    Até podemos ter apartamentos completamente iguais e no entanto o dimensionamento das tubagens ser diferentes, pois irá depender do conforto (hidráulico) que desejar.

    Por exemplo se tivermos em conta ( tal como referiu o J cardoso) os hábitos de consumo, certamente que não será o mesmo, imagine o caso de um apartamento que apenas utiliza para férias onde o coeficiente de simultaneidade deveria ser diferente, (apenas 1 exemplo)
 
0.0330 seg. NEW