Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos! ando com uma duvida dos diabos! Não sei se ei-de comprar um recuperados a agua se a ar!
    Pois a casa já tem a pré instalação em PPR para aquecimento central, tenho também acesso a lenha de azinho sem ter que a comprar.
    Pedi um orçamento a uma empresa da zona e pediu-me 4080€ com o recuperador solzaina aqqua e respectiva instalação, fora os radiadores... "simplesmente mandei-o passear", pois só o recuperador pedia 1700 sem IVA!
    já li bastante sobre vários recuperadores para essa função e neste momento estou inclinado para o Solzaima Eco-fogo, pedem-me 900€ aki na zona, penso que está com um preço normal! estou neste momento à espera de um novo orçamento somente para instalação e restantes acessórios!
    a casa tem:
    1 quartos - 33m^2
    1 quartos - 15m^2
    1 quartos - 19m^2
    1 wc - 6m^2
    1 escritorio - 15m^2
    1 cozinha - 28^2
    1 hall - 7m^2
    1 sala - 43m^2

    Assim sendo o Eco fogo será suficiente? Como tenho Pré instalação queria aproveitar, senão coloco um recuperador a ar e mais algum AC!
    Obrigado a todos e agradeço as respostas!
  2.  # 2

    Meu caro amigo, se fosse a si não me metia nisso, recuperadores a lenha, é um cabo dos trabalhos, além de não poder programar as horas em que quer ligar, tem o problema de se deitar com a casa quente e acordar com ela fria dependendo do isolamento, por outro lado ainda tem de estar sempre atento a temperatura da água do circuito não vá ela subir acima dos 90º ou dispara as válvulas de segurança, se sai de casa com a lareira acesa é um problema faltar a luz sem estar ninguém para apagar o fogo,além disto a lenha está caríssima, tem de depender de um espaço enorme para a arrumar, se a mesma não for de qualidade não dá o devido rendimento,tem depois de limpar todo o lixo que a lareira faz. Bem, se tiver matas e se a lenha for de graça só tem o trabalho de ir buscar, mesmo assim vai aquecer-se 2x uma a fazer cavacas e arrumar-las outra em frente da lareira, ainda assim eu optava por um recuperador normal ventilado. Para aquecimento central uma caldeira a pellets foi o melhor que eu fiz, liga sozinha, mantém uma temperatura constante de 19ºc, gasta pouco 30kg por dia, 7€ quando está mais frio, em dias mais amenos gasta 15kg a 20kg, mas o meu isolamento não é do melhor, basta ter janelas de correr. Contudo estou satisfeito pois ainda tenho um permutador que me aquece as águas sanitárias, ou seja eu tenho sempre 80l de água a 60ºc para uso sanitário,agora só me falta painéis solares, mas devagar se vai ao longe,esta é a minha opinião mas cada caso é um caso, espero que encontre a melhor solução.
  3.  # 3

    ola obrigado pela resposta.
    em relação ao deitar e acordar com a casa fria, com o recuperador a ar acontece a mesma coisa. em relação à segurança o sistema teria uma válvula de segurança, que ao atingir uma determinada temperatura esta para de fazer a circulação pelo sistema e libertando para o esgoto. em relação a lenha não tenho que comprar, tenho fartura de azinho.
    por isso estava inclinado em aproveitar a pré instalação de AQC.
    gostava que alguém que tivesse o mesmo sistema me desse um feedback positivo ou negativo (aquece a casa ou não) é que a casa é nova e tem um muito bom isolamento.
    muito obrigado.
    • eu
    • 20 janeiro 2013

     # 4

    Na minha opinião, o aquecimento através de radiadores é mais confortável e regulável que o aquecimento a ar. Tem é que procurar um bom sistema e um bom instalador, a preços justos. Aquele orçamento que mostrou é uma anedota...
  4.  # 5

    sim sem duvida! nunca iria aceitar aquele orçamento
    pois neste momento espero outro orçamento! desta vez tenho o Solzaima ecofogo a 900€ (compro eu) o instalador dará o restante orçamento tanto instalação como restantes peças! depois eu coloco aki o referido orçamento!
  5.  # 6

    gostava de mais opiniões! obvrigado
  6.  # 7

    Eu sei que esta conversa já tem algum tempo, mas li o post do ricardomatos e concordo em grande parte com o que ele diz.

    No meu caso, comprei o SOLZAIMA ACQUA e estou bastante insatisfeito com o mesmo, não pelo rendimento do equipamento, mas sim pela fraca qualidade do mesmo, ganha ferrujem que se farta, já tive que o lixar e pintar 2 vezes, por este andar vai para o lixo daqui a 2 anos. Eu moro perto do mar, são zonas mais "agressivas" para este tipo de equipamento, mas mesmo assim seria de esperar que o material fosse resistente, tipo um ferro fundido e não uma liga de ferro manhosa.

    Desaconselho completamente comprarem SOLZAIMA, não só pelos produtos como os serviços pos venda. São muito fraquinhos.

    Neste momento estou a ponderar o que vou fazer, e provavelmente vou optar por um recuperador a pellets. Tal como disse o ricardomatos, a lenha é barata de facto mas dá muito trabalho.
 
0.0130 seg. NEW