Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: system32Eu tenho uma estação meteorologia e comparando com os medidores (3/4€ do ebay) que tenho espalhados pela casa estão certos com +- 5% de erro.

    System,

    Tem aí um link dos medidores que comprou? Isso era porreiro, estou a pensar mandar vir uns.
  2.  # 2

    São iguais a este , mas o vendedor , já não sei qual foi .

    http://www.ebay.de/itm/Indoor-Outdoor-Thermometer-Humidity-Hygrometer-Measurer-LCD-Display-New-/380544321627?pt=US_Weather_Meters&hash=item589a35885b#ht_2364wt_1334

    Colocado por: santiago40
    System,

    Tem aí um link dos medidores que comprou? Isso era porreiro, estou a pensar mandar vir uns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  3.  # 3

    Colocado por: francisca74os valores do desumificador ficam sempre a cerca de menos 8 a 10 que os do higrometro...agora o qual estará certo não sei

    com essa diferença na leitura de humidade devem até estar ambos correctos, porque qualquer sonda tem sempre um margem de erro e basta estarem ambas dentro dos limites mas nos opostos das margens de erro para apresentarem valores diferentes,

    PS: as margens de erro nos componentes electrónicos para uso comercial são de 10% e os componentes para uso militar ou aplicações criticas teem uma margem MAXIMA de erro de 2%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.paulo, francisca74
  4.  # 4

    Boas,

    System, Obrigado. Já vi no Ebay portugal e custa 5,76€ + portes 13€. Mas as criticas a produtos similares são de que duram pouco. Os seus têm-se aguentado bem? E já agora, isto não se encontra à venda em Portugal nos chinos? :)
  5.  # 5

    Tão caro???

    Os meus custaram 2 ou 3 euros com portes da china!!

    Até agora a meia dúzia que tenho está toda a funcionar alguns com, mais de 2 anos.




    Colocado por: santiago40Boas,

    System, Obrigado. Já vi no Ebay portugal e custa 5,76€ + portes 13€. Mas as criticas a produtos similares são de que duram pouco. Os seus têm-se aguentado bem? E já agora, isto não se encontra à venda em Portugal nos chinos? :)
  6.  # 6

    Colocado por: system32Tão caro???

    Os meus custaram 2 ou 3 euros com portes da china!!

    Até agora a meia dúzia que tenho está toda a funcionar alguns com, mais de 2 anos.


    Epá, então vou vasculhar mais, mas pode ser que os preços tenham aumentado nestes anos.

    Gracias System.
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021que raio de epidemia essa que existe no nosso pais com o raio das humidades nas habitações?

    o Anonimo16062021 desde que vive nas alemanhas esquece-se que aqui a rapaziada tem um clima mediterrânico, ou seja temos temperaturas entre 7º e 14ª com humidade relativa a rondar os 80% (hoje até deve ser mais 99.9%) durante muito tempo, enquanto nas alemanhas a humidade relativa anda na casa dos 30% a 40%,

    sabe que o frio desumidifica? isto de ser um jardim á beira do mar plantado e apanhar com a corrente do golfo, também tinha que ter contra-indicações.
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021Na Alemanha também existe mar

    sim, mas a agua do mar do Norte (6º) e do mar Báltico (4º) não está a 14º como esta o Oceano Atlântico,

    sim, que nós temos um OCEANO e os alomaes teem uns "marzitos" de brincar.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021vamos-nos preocupar mais em começar a construir casas mais eficientes em termos acústicos e térmicos,sim?

    concordo plenamente que a construção não é adequada,

    mas tem que concordar que o clima mediterrânico tem algumas particularidades que obrigam a ventilação forçada e se reparar nalguns topicos que por aqui circulam, a maioria nem quer ouvir falar de ventilação, mesmo sem saberem os custos.

    Uma habitação é todo um conjunto de detalhes, não adianta de nada ter uma casa eficiente do ponto de vista térmico e acústico se depois a a mesma é estanque em relação ao ar.
  10.  # 10

    eu não tenho nem nunca tive problemas com humidades

    e nunca terá, porque o seu barraco é assim para o gelado, tal como a área circundante, e é numa zona com pouca humidade relativa,

    enquanto que a maioria das reclamações sobre humidade é junto á orla costeira,

    as humidades originadas por condensações são resultado da pura e simples ignorância e também da irresponsabilidade dos intervenientes.
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021Mas eu conheço casos por la nessa zona com esses problemas de humidade

    São as pontes amigo Anonimo16062021, neste caso as térmicas,
    as humidades originadas por condensações são resultado da pura e simples ignorância e também da irresponsabilidade dos intervenientes.


    era o que eu queria dizer nesta referencia , mas acabou por ficar incompleto,
  12.  # 12

    Peço desculpa à autora do tópico, mas penso que a minha questão poderá ser enquadrada aqui, para tentar obter opiniões sobre a escolha mais indicada.

    A minha situação é a seguinte:

    Moro na ilha de S. Miguel, nos Açores, numa casa que ficou finalizada em 2009 e que infelizmente não tem nenhum sistema de climatização, nem recuperador de calor, apenas utilizo aquecedores a óleo, e nos tectos existe roofmate em todos eles, que está colocado por baixo da telha, acima das placas de betão aligeirado. No Verão a casa tem uma temperatura ambiente agradável, fresca e não necessita de arrefecimento, mesmo quando a humidade está elevada.

    No Inverno a temperatura no interior costuma estar, em média, entre 16 ºC e os 17ºC, e que raramente baixa os 14,5ºC (no máximo 4 ou 5 dias num Inverno inteiro) e o mínimo que alguma vez observei - durante quatro anos - nas estações meteorológicas que tenho (daquelas de 5€ nos leilões da Internet) foi uma temperatura de 11ºC. Por outro lado, durante o Inverno a humidade dentro de casa, no Inverno, anda todos os dias acima dos 80%, e a grande maioria dos dias está de 89% para cima.

    Sabendo que as divisões mais ocupadas são quatro: cozinha com 19 m2, sala de estar com 24 m2 e dois quartos de dormir, uma suite com 17 m2 e outro quarto com 14 m2. No entanto existe uma área de hall que é comum ao res-do-chão e ao primeiro piso e que acaba por ser bastante mais fria quando aqueço as outras zonas o que torna desconfortável a passagem (esta zona tem uma área de 16 m2 mas é muito alta pois tem as escadas, e está ao centro da casa, tem uma altura total de 4,80m)

    Resumindo, se o que quero acima de tudo seria baixar a humidade, vale a pena investir em ar condicionado, quando por exemplo o Sr. Jorge Alves (que me parece ser uma pessoa bastante conhecedora, pelo menos, por tudo o que já li aqui no fórum) refere sempre que a desumidificação é uma subfunção do arrefecimento, e no Inverno apesar de querer aquecer a casa, bastaria chegar aos 19/20 graus para ficar confortável, mas seria importante baixar consideravelmente a humidade para que por exemplo, os sofás de pele não criem manchas de humidade, e todo o restante recheio da casa não sofra tanto com este problema que é a humidade em excesso.

    Em termos de custo de utilização o ar condicionado compensaria para aquilo que pretendo? Ou será mais vantajoso adquirir aquecedores a óleo para todas as divisões e meter desumidificadores em todo o lado...a conta no final do mês deve ficar jeitosa...

    Desde agradeço as Vossas respostas, e obrigado a todos pelo excelente fórum!
  13.  # 13

    Colocado por: zarkovResumindo, se o que quero acima de tudo seria baixar a humidade, vale a pena investir em ar condicionado, quando por exemplo o Sr. Jorge Alves refere sempre que a desumidificação é uma subfunção do arrefecimento, e no Inverno apesar de querer aquecer a casa, bastaria chegar aos 19/20 graus para ficar confortável, mas seria importante baixar consideravelmente a humidade

    sim a função de desumidificação é uma sub-função do arrefecimento e para o clima açoreano é pouco util, mas isso é só para alertar no sentido de evitar adquirir um AC a pensar exclusivamente nesta função,
    mas tem que se ter em considerção que o ar a uma temperatura de 14ºC com 80% de humidade relativa é muito frio e se a mesma massa de ar for somente aquecida passando por exemplo para 18ºC, somente com o aquecimento da massa de ar vai baixar a humidade relativa da mesma, e se depois for activada a função de desumidificação por um curto período de tempo, vai conseguir desumidificar e aquecer ao mesmo tempo com uma maquina muito eficiente.
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealves
    sim a função de desumidificação é uma sub-função do arrefecimento e para o clima açoreano é pouco util, mas isso é só para alertar no sentido de evitar adquirir um AC a pensar exclusivamente nesta função,
    mas tem que se ter em considerção que o ar a uma temperatura de 14ºC com 80% de humidade relativa é muito frio e se a mesma massa de ar for somente aquecida passando por exemplo para 18ºC, somente com o aquecimento da massa de ar vai baixar a humidade relativa da mesma, e se depois for activada a função de desumidificação por um curto período de tempo, vai conseguir desumidificar e aquecer ao mesmo tempo com uma maquina muito eficiente.


    Sr. Jorge,

    Existe algum cálculo estimado para a humidade em função da variação de temperatura, isto é, se um aparelho de ar condicionado aquecer uma divisão da casa que está com uma temperatura 16º C e uma humidade de 90%, e aumentar a temperatura em 4 graus, passando a temperatura para 20ºC, qual será a estimativa para o novo valor da humidade relativa?

    Desde já, e mais uma vez obrigado!

    Já agora, conhece algum instalador de ar condicionado na ilha de S. Miguel? (por aquilo que li aqui, estava a pensar pedir orçamentos de Daikin, Mitsubishi ou Panasonic)

    Obrigado.
  15.  # 15

    Colocado por: zarkovExiste algum cálculo estimado para a humidade em função da variação de temperatura, isto é, se um aparelho de ar condicionado aquecer uma divisão da casa que está com uma temperatura 16º C e uma humidade de 90%, e aumentar a temperatura em 4 graus, passando a temperatura para 20ºC, qual será a estimativa para o novo valor da humidade relativa?

    isso faz-se com recurso a uma carta psicométrica que é uma coisa deste tipo,
      Psicometrica.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: zarkovExiste algum cálculo estimado para a humidade em função da variação de temperatura, isto é, se um aparelho de ar condicionado aquecer uma divisão da casa que está com uma temperatura 16º C e uma humidade de 90%, e aumentar a temperatura em 4 graus, passando a temperatura para 20ºC, qual será a estimativa para o novo valor da humidade relativa?

    existe sim, chama-se diagrama psicrométrico.
 
0.0221 seg. NEW