Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Caro Luis Varela Martins,

Sou um dos herdeiros (somos dois irmãos) do terreno e actual proprietário. O terreno era pertença dos meus pais, aliás está na posse da minha família desde 1871 (se não estou em engano são já 4 gerações). O terreno onde está o poste, actualmente estou em negociações para comprar, fica a Sul (nesta zonas as quintas são rectangulos de 1 a 2 hectares) e esta quinta fica encostada à minha.

Há cerca de 20 anos esta linha foi colocada precisamente por cima das casas das quintas: atravessa na transversal os vários rectangulos.
    Que eu tenha conhecimento, os proprietários foram informados mas não tenho provas físicas (papeis).
  2.  # 42

Com a ajuda do Danobrega, lá consegui converter o PDF em JPG.

A amarelo está o limite da propriedade.

A branco a delimitação da linha.

A vermelho o poste.
    Concordam com este comentário: lmatos
  3.  # 43

Colocado por: Luis Varela Martins
    A EDP pagou alguma indemnização quando instalou os apoios no terreno privado? Constituiu servidão ou expropriou?

Colocado por: jpcantaSim, a linha foi colocada há cerca de 20 anos.

Hoje olhamos para EDP como uma empresa privada e exigimos os nossos direitos, nem sempre foi assim.

A EdP, E.P. nasceu da fusão e eliminação de iniciativas locais e privadas, o objectivo era electrificar o país, esta era a génese, os direitos privados eram secundários.
  4.  # 44

jpcanta, troque por uma destas (longe da casa) ;-)

torre
  5.  # 45

Colocado por: danobregajpcanta, troque por uma destas (longe da casa) ;-)

Que pinta...
  6.  # 46

Bem, pelo menos o enquadramento paisagístico ficava estrondoso!!!!
    • LVM
    • 24 janeiro 2013

# 47

Colocado por: escaleira
    A EdP, E.P. nasceu da fusão e eliminação de iniciativas locais e privadas, o objectivo era electrificar o país, esta era a génese, os direitos privados eram secundários.

Isso foi no tempo do Duarte Pacheco. Se os privados não doassem o que era deles para estradas, caminhos de ferro, etc, recebiam visitas que lhes faziam propostas irrecusáveis...
    Portugal orgulha-se de ser um dos estados de direito mais antigos da Europa...

Apesar disso, aqui é que se deverá aplicar o usucapião. Infraestruturas existentes ha 20 anos sem oposição, já deverão ter sido constituídos direitos.
  7.  # 48

Vejo muita dificuldade na alteração do traçado, subir a linha parece a solução viável, mas teremos de aguardar pelas noticias da EDP.
    Os apoios imediatamente a Norte e a Sul são metálicos, provavelmente mais altos, e curiosamente não são equidistantes, o que abre a possibilidade de o enviar para o limite do terreno a Sul, afastado da churrasqueira...
  8.  # 49

Se desviar o poste para Sul, continuo com o mesmo problema de ter a linha a passar em cima da casa. O que pretendo é desviar o trajecto da linha, e por arrasto o poste.
  9.  # 50

Caro Escaleira,

Como pode verificar pelo levantamento que fez, a linha passa por cima de todas as casas nesta zona! Não será motivo mais que suficiente para que a EDP proceda à alteração do trajecto?
  10.  # 51

Colocado por: escaleiraVejo muita dificuldade na alteração do traçado, subir a linha parece a solução viável
  11.  # 52

Subir a linha em 2 ou 3 metros? Para quê?

Todas as minhas queixas vão continuar!
  12.  # 53

Hoje verifiquei um pouco melhor o trajecto desta linha, e reparei que faz um angulo +- 45º de um poste para outro, para evitar passar por cima de uma povoação. Não poderá ser feito o mesmo no meu caso, mexendo apenas em 2 ou 3 postes? No fundo a linha sofria um desvio a 45º, depois fazia apoio em 2 ou 3 postes reposicionados, e voltava a 45º novamente no alinhamento actual?
  13.  # 54

Possível é sempre, mas numa análise simples irá passar por cimo dos seus vizinhos. É uma zona muito urbanizada dificilmente se arranja um corredor sem prejudicar niguém.
    Esta foto é da sua linha, e optaram por não construir um lote em vez de alterarem a localização da linha. Revela bem a dificuldade.
      77926650.jpg
  14.  # 55

Caro Escaleira,

A diferença na situação que mostra na foto é de que essa urbanização foi construída após a linha estar lá. No meu caso a linha foi construída depois das casas estarem construídas.

Já agora, a zona onde está o meu terreno é mais rural (fica +- a 1,5 km da urbanização da foto) e tem muito espaço para a linha passar a 100 metros da casas. Alias como já conhece a zona, pode constatar que bastaria mudar 4 ou 5 postes para a linha passar à distancia de segurança recomendada!
  15.  # 56

Se o poste do meu terreno fosse deslocado aprox 100 metros dentro do meu terreno para oeste, a linha fazia um desvio de 30 graus e seguia no poste seguinte da mesma forma como está agora. O poste ficaria no meu terreno na mesma com a minha autorização. Que lhe parece Escaleira?
  16.  # 57

sabe que alterar isso custa umas centenas de milhar de euros?

acha mesmo que a EDP vai mudar isso?

não é muito mais barato vender e comprar outra casa sem este problema?
  17.  # 58

Colocado por: jpcantaAlias como já conhece a zona,

Não, não conheço a zona.

Colocado por: jpcantaSe o poste do meu terreno fosse deslocado aprox 100 metros dentro do meu terreno para oeste, a linha fazia um desvio de 30 graus e seguia no poste seguinte da mesma forma como está agora

Essa é uma possibilidade, mas talvez será necessário colocar 2 postes para substituir o "seu". O vão entre o "seu" e o imediatamente a sul parece muito grande. Mas só calculando.

Aguarde pela resposta da EDP, eles conseguirão apresentar uma solução.
  18.  # 59

Escaleira,

Coloco este esquema a materializar o meu desejo:
    1- afastar o poste 100 metros e a linha sai de cima das casas
    2- a distancia ao poste sul continua nos 290 metros, ao poste norte aumenta um pouco, mas muito aquém da distancia ao poste sul.
    3- não prejudico nenhum vizinho, aliás os vizinhos nesta parte alterada todos ficam sem linha em cima das casas!

Que acha?
      Trajecto Alternativo AT-page-001.jpg
  19.  # 60

Boas
    Estou a construir uma moradia, cheguei de férias pois vivo no estrangeiro, apanhei um choque ao chegar á obra pois deparei-me com um poste de alta tensão a cerca de 80 metros da casa!.. O qual estraga a vista e a minha grande preocupação é que se ouça em casa aquele barulho que estes postes fazem . de momento ainda não esta ligado.
    o que é que vocês acham desta situação? Pois não cria vender, visto que gosto do lugar
    Fiquei muito oborrecido
    Agradeço as vossas ajudas e opiniões
    Muito obrigado e bom fim de semana

0.0276 seg. NEW