Estou fazendo uma intervenção na minha casa (antiga) e tenho dúvidas no sistema de aquecimento. Trata-se de uma casa de 2 pisos (100 + 100 m2) com paredes de 70cm de espessura que vão ser "forradas" com gesso cartonado. A casa situa-se a cerca de 2km do mar entre Porto e Aveiro. Todas as janelas e portas (muitas) vão ser substituídas por caixilharias de alumínio de corte térmico. No que respeita ao aquecimento, tinha uma caldeira mural a gás que alimentava cerca de 100 elementos de radiadores. Usava muito pouco a caldeira em pleno, pois tínhamos um recuperador de calor a lenha (Montanha, julgo eu) que aquecia muito bem a sala onde passamos (eu e minha mulher) a maior parte do tempo. O aquecimento a gás ligávamos quando a família nos visitava ou quando o frio era mais intenso. A remodelação é quase "total" ou seja tudo é possível como se fosse uma obra nova.
A obra de canalização vai apenas aproveitar a caldeira a gás. A tubagem, nova, vai ser em PPR (antes era cobre). O recuperador foi arrancado e vai para a sucata. Em complemento vai haver um painel solar ligado a um acumulador que me dizem ser capaz de assegurar o aquecimento de águas sanitárias, pelo menos durante metade do ano. A minha ideia era, numa obra separada, montar um recuperador de calor a ar como tínhamos antes. Logo me apercebi da existência de recuperadores a água que podem funcionar em "paralelo" com a caldeira a gás e com o painel solar. O canalizador diz-me que será a solução ideal para o nosso caso. No entanto tenho algumas dúvidas e fico antecipadamente grato por todos os eventuais comentários que me possam ajudar a decidir.
Antes, eu regulava a entrada de ar e conseguia uma chama lenta e contínua com pouco consumo de lenha. Gostava de sentir o calor saindo por cima do vidro. Agora, dizem-me que necessito de ligar pelo menos 2 radiadores na sala por onde "sairá" o calor. Nas especificações dos modelos que tenho visto, o consumo de lenha é quase sempre acima 5kg/hora. Não sei comparar este valor com o que consumia antes nem qual a capacidade de regulação da chama. Esta capacidade de regulação perece-me importante pois o isolamento térmico da casa vai ser muito bom e conto gastar muito menos em aquecimento. Quanto à questão de "sentir" aquecimento a ar como antes (e como posso adaptar a obra de pedreiro/trolha aos requisitos do recuperador) lembrei-me de que poderia abrir uma entrada de ar junto ao chão, ar que subiria à volta do recuperador, e que sairia por uma ou duas aberturas perto do tecto. De facto, o ideal seria um recuperador que pudesse ser ambivalente, isto é que me desse uma utilização semelhante à que tinha antes e que tivesse a capacidade acrescida de, quando necessário, aquecer os radiadores da casa. Existe? Entre os modelos que estou a considerar (Hergom H3, Solzaima Mytho, Romotop, outros?) qual o que me permite ter um funcionamento mais próximo do que pretendo?