Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Excluindo a possibilidade de haver uma infiltração ou a rotura de algum tubo que pudesse passar nessa zona, só nos resta a hipótese de ser mesmo condensação. Não equacionei inicialmente essa hipótese por ser uma casa de construção recente e por tal haver já algum cuidado de fazer a correcção das pontes térmicas.
    No seu caso parece que tal não foi feito pelo que tem aì um pilar sem qualquer isolamento. Esta zona durante a noite arrefece no exterior contudo no interior ela está mais ou menos quente em consequência do o quarto estar ocupado. Este diferencial de temperaturas faz com que haja condensação na zona mais quente ou seja a face interior do pilar. Ao aplicar a placa de xps por fora esta a minorar o seu arrefecimento nocturno atenuando desta forma a condensação no interior, por tal deve revestir o pilar de cima até baixo em um pouco tb para os lados. Se não tiver XPS pode ser mesmo EPS desde que seja uma placa quanto mais grossa possível. Se tiver por casa tábuas de cofragem tb servem pois a madeira é um isolante, neste momento a ideia é verificar se isolando o pilar a humidade diminui
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alia
    • alia
    • 25 janeiro 2013

     # 2

    bom dia
    como recomendeu pus tabulas a revestir o pilar de alto a baixo e o resultado foi perfeito, nem vestigios de humidade na parede, impresionante, agrdeço a sua recomendação.
    agora para isolar verdadeiramente como devo fazer para revestir o pilar tenho tres ideias qual a melhor para resolver o problema:

    1- retirar o revestimento exterior (pedra) isolar com xps e voltar a revestir com pedra
    2 - picar o pilar por dentro do quarto de cima a baixo e revestir xps e voltar a tapar com gesso e pintar
    3- revestir a parede toda com xps por dentro do quarto sem picar a parede e voltar a tapar com gesso e pintar

    agradeço uma orientação mais adequada e definitiva.

    já agora tambem tenho outro pequeno problema numa casa de banho que esta dentro de um quarto o tecto ficou neste estado como pode ver nas fotografias
    o wc tem uma janela pequena que abre tambem de vascula, abro de verão mas de inverno poucas vezes oquarto e wc não tem aquecimento como posso resolver esta situação, estava a pensar por um extrator no tecto ou um toalheiro letrico qual a melhor solução

    devem -se abrir as janelas de inverno? é que se tiver aquecimento é um desperdicio e se nao tiver penso que deve entrar a humidade estou certa?
      CIMG3079.JPG
    • alia
    • 25 janeiro 2013

     # 3

    O gesso decair com a humidade certo?
      CIMG3076.JPG
  2.  # 4

    Se não tem humidade quer dizer que se tratava mesmo só de condensação, muito embora numa casa com 4 anos isso não deveria aconteçer. Houve qualquer coisa aí que falhou e pode haver motivo para responsabilizar alguém.
    Quanto á solução.
    1- retirar o revestimento exterior (pedra) isolar com xps e voltar a revestir com pedra
    Não me parece viável pois não ver ter altura para isso e mesmo que tivesse ficaria sempre com um remendo na pedra
    2 - picar o pilar por dentro do quarto de cima a baixo e revestir xps e voltar a tapar com gesso e pintar
    Tb não me parece viável pois a parede não terá espessura para isso
    3- revestir a parede toda com xps por dentro do quarto sem picar a parede e voltar a tapar com gesso e pintar
    Esta parece-me a melhor opção sendo que aqui fazia o revestimento da parede com gesso acartonado

    Quanto ao W.C. eu apostaria igualmente em condensações que se concentram numa zona fria que é a junção do pilar com as vigas
    O W.C. deve ser ventilado quer de verão quer de inverno de forma a evitar esse tipo de condensação. Se não quer abrir a janela instale um extractor mecânico que liga sempre que for tomar banho.
    Atendendo ao deficiente isolamento da sua casa eu começaria a pensar numa solução global de forma a resolver de vez essas situações
  3.  # 5

    pois ainda se continua a construir sem isolar Pilares e Vigas... enfim

    essa casa de banho por cima é sótão?
    tem isolamento?

    deve mesmo meter o extractor. eu colocaria um programador para o extractor funcionar todos os dias umas 3 horas ou mais (que coincida com as horas dos banhos)
    muitas vezes ligam o extractor à lampada... acho isso errado porque no fim do banho desligam a lampada e o extractor pára.
    ou pode meter um extractor com sensor de humidade, que funciona de forma automática.
    • alia
    • 25 janeiro 2013

     # 6

    Sr. Jose fala-me numa solução global para resolver estas situações se não estar a pedir demais, pode se fizer o favor dizer -me o que me aconselha para resolver definitivamente todas estas situações e futuras que poderam surgir.

    agradeço-lhe a protidão e a ajuda dispensada que me é muito util

    Sr. fernando por cima da casa de banho é sotão mas não tem isolamento na placa
    agradeço
  4.  # 7

    A solução global parte por fazer um novo isolamento de toda a casa, uma vez que como parece aquilo que tem não está a funcionar.
    As soluções basicamente são três, por fora, por dentro ou um misto das duas, sem esquecer o tecto.
    Com estas deficiências ao nível do isolamento quase de certeza que tem tb algumas anomalias ao nível da impermeabilização das zonas enterradas (sapatas e vigas) pelo que deve analisar tb esta parte de forma a prever ou minimizar futuros problemas.
  5.  # 8

    Colocado por: aliapor cima da casa de banho é sotão mas não tem isolamento na placa

    para o tecto acho que a melhor solução seria isolar por baixo e meter um tecto falso em gesso laminado.

    descia o tecto uns 25 cm... assim isolava pelo interior também as vigas, que à semelhança dos pilares, não devem ter isolamento.
    isto no tecto onde por cima existe sótão, que deve ser onde ocorrem as condensações.
  6.  # 9

    Colocado por: zedasilva

    Para serem condensações tinha que haver ali uma ponte térmica, o que é possível mas já não muito frequente em construções com 4 anos


    Condensações não ocorrem só em pontes térmicas. Não sei onde ouviu tal coisa mas deixe-me explicar:

    Condensações ocorrem sempre que uma massa de ar quente e húmido contacta com uma superfície mais fria de tal forma que origina a condensação da água.
    ora para isto ocorrer existem diversos mecanismos, entre eles as pontes térmicas, mas só para deixar um exemplo, por exemplo se a parede estiver sob a acção de sais higroscopicos e a variação da humidade passar o ponto de equilíbrio de 65% iram ocorrer condensações na parede.

    inforssilva.blogspot
    Facebook
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 10

    @ fernando
    Não creio que o alia tenha pédireito para fazer um tecto falso.
  8.  # 11

    Colocado por: zedasilvaNão creio que o alia tenha pédireito para fazer um tecto falso.

    assim a olhometro, pelas fotos deve ter agora uns 2.65 / 2.70 ... digo eu.
  9.  # 12

    @ r.s. silva
    A minha relutância inicial em partir logo para a hipótese de ser condensação deveu-se ao facto de ser uma patologia localizada e à idade de construção.
    Deve concordar que já não é muito habitual uma casa com 4 anos e sem qualquer correcção das pontes térmicas por muito ténue que seja.
    • alia
    • 25 janeiro 2013

     # 13

    Sr. Jose visto a minha casa não ter qual quer aquecimento central tambem deve prejudir um pouco e ajuda as condensações e humidades.
    na cozinha /sala que é tudo junto, tenho uma lareira com um recuperador de calor mas só aquece nesse compartimento, caso instalase um aquecimento central qual seria o mais indicado:

    - Lenha ( que tenho compar)
    - Gasoleo ( dispensioso)
    - Aquecimento Pellets ( informação de que é o mais rentavel e economico?)

    obrigada a todos
  10.  # 14

    Sobre aquecimento e as diversas hipoteses tem por aqui alguns topicos com a experiência de alguns forista
  11.  # 15

    Colocado por: zedasilva@ r.s. silva
    A minha relutância inicial em partir logo para a hipótese de ser condensação deveu-se ao facto de ser uma patologia localizada e à idade de construção.
    Deve concordar que já não é muito habitual uma casa com 4 anos e sem qualquer correcção das pontes térmicas por muito ténue que seja.


    Em principio as pontes térmicas das zonas estruturais devem estar corrigidas (digo eu que na construção nunca é de confiar muito....) mas em zonas de pontes térmicas geométricas como nos cantos, por vezes não se corrige.

    Pelo que pude visualizar das fotos, e claro apenas analisando desse ponto, parece-me que a ventilação da casa deverá ter alguns problemas, nomeadamente em zonas de maior produção de vapor de água como nas cozinhas e WC e quartos.

    Repare no seguinte, se o quarto não tiver uma ventilação adequada, o simples facto de este ser utilizado e tendo em conta o vapor de água libertado por uma pessoa durante a noite, poderá originar um ar interior com excesso de vapor de água possibilitando a ocorrência de condensações.









    Colocado por: aliadevem -se abrir as janelas de inverno? é que se tiver aquecimento é um desperdicio e se nao tiver penso que deve entrar a humidade estou certa?
  12.  # 16

    Colocado por: aliadevem -se abrir as janelas de inverno? é que se tiver aquecimento é um desperdicio e se nao tiver penso que deve entrar a humidade estou certa?


    A ventilação da casa de banho é fundamental. dois pontos que deverá ter em atenção:

    - deverá ter a porta do WC fechada enquanto estiver vapor de água em excesso para que este não se espalhe na casa.
    - Ao ventilar no inverno com ar exterior, se a temperatura do WC for mais alta do que a do ar exterior, mesmo que este seja muito humido, quando entrar na sua casa ficará seco ou extremamente seco, isto devido á relação da humidade relativa com a temperatura, por isso não tenha problemas em realizar ventilação da casa de banho com ar exterior.

    inforssilva.blogspot
    Facebook
    •  
      alv
    • 25 janeiro 2013

     # 17

    Vivam !
    Li na diagonal, mas atentei às fotos e não tenho dúvidas:
    Não é uma ponte térmica, é uma autoestrada!
    Estou quase como aquele que raramente se engana, só que teso.
    Isole isso térmicamente, por fora ou por dentro, que resolve.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • alia
    • 31 janeiro 2013

     # 18

    bom dia

    falei com o construtor que me disse que acontecia porque não tenho aquecimento central que deveria por o mais rápido possível, pois assim já resolvia o problema.

    falei-lhe também em ponte térmica e em isolar o pilar e a parede e a resposta foi curta e rápida ainda não é obrigatório isolar pilares e também não esta escrito no contrato de construção só constam as paredes, verifiquei e realmente é verdade como que não sabe é como quem não vê

    também lhe falei em ventilação natural com grelhas reguláveis, porque não foram postas respondeu que não é obrigatório só vai ser a partir de agora e que também já estão a isolar pilares mas ai o custo da obra sobe muito.

    na continuação dessa mesma parede tenho um roupeiro fui verificar atrás das gavetas e deparei -me com muito bolor e o armário todo molhado e empenado estou com um grave problema não sei bem o que fazer visto o empreiteiro já se ter livrado de resolver o problema apelo a uma ajuda, qual a melhor solução e definitiva
    para resolver este problema

    1-instalar grelhas de ventilação ( não sei se no cimo da parede se no fundo) em todos os compartimentos da casa mesmo nas casas banho interiores do quarto

    2- remover o roupeiro (é uma caixa e remover a moldura de gesso do tecto no sitio do roupeiro) e isolar convenientemente a parede toda

    3- instalar aquecimento central

    Obrigada a todos peço desculpa pela insistência
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2013

     # 19

    Colocado por: aliafalei com o construtor que me disse que acontecia porque não tenho aquecimento central que deveria por o mais rápido possível, pois assim já resolvia o problema.

    E não lhe disse que comprando outra casa também resolve o problema?...
    Sabe o que quer dizer chutar a bola para a frente? Foi o que o empreiteiro fez.

    Como já aqui disseram muitas vezes, caso não se queiram fazer obras, a solução é: aquecer, desumidificar e ventilar.
    Aquecer para manter o vapor em suspensão, desumidificar para o condensar e poder eliminar, ventilar para renovar o ar, por causa dos bolores e do excesso de vapor.
    Se quiser fazer obras, a solução é isolar (bem), por dentro ou por fora, é só escolher.
    •  
      alv
    • 31 janeiro 2013 editado

     # 20

    Vivam!
    Alia, você abra os olhos para ver o chirrio de comentários acerca daquilo que você diz que o seu "construtor" disse.
    Se ele não ler este fórum, certamente que há-de ficar com as orelhas bem vermelhas.
    ...Uma casa com 4 anos!
    "Fassam" parte.

    Colocado por: alia.... me disse que acontecia porque não tenho aquecimento central.........
    ............ ainda não é obrigatório isolar pilares........................ não é obrigatório .............só vai ser a partir de agora ............e que também já estão a isolar pilares............... mas ai o custo da obra .............sobe muito.
    ................. visto o empreiteiro já se ter livrado de resolver o problema ..............
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alia
 
0.0235 seg. NEW