Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 4 fevereiro 2013

# 21

Colocado por: civismoentão e porque é que não fazem as latas de refrigerantes de aço ? :)

corrosão e questões sanitárias...
  1.  # 22

Bom, como eu gosto de ouvir as opiniões de outros e depois resolvo se experimento ou não, resolvi comprar uma daquelas placas de convecção e experimentar, já o experimentei numa sala de 14 m2 e gostei da temperatura, mas com uma tv lcd de 46" que já aquece bastante a sala, ficou fácil.

Ontem experimentei no quarto, 12m2, que é a parte mais fria da casa, e geralmente não se pode nem deixar os braços para fora dos edredons, ontem não senti isso. E estavam 5 graus na Figueira da Foz ontem. Desliguei a placa por volta das 5 da manhã e acordei ao meio dia, e o quarto continuava com uma temperatura agradável, o que geralmente não acontecia, enquanto que o restante da casa, um frio de rachar. rsss

Em termos de calor, não se compara a um aquecedor à óleo, mas ficou uma temperatura bastante agradável.

Já mandei vir um termometro digital para poder confirmar as temperaturas com mais exatidão. ;)
  2.  # 23

Ha coisas em que não faz sentido poupar, por exemplo:

Impressoras: De nada adianta comprar uma impressora barata se depois os tinteiros forem caros

Frigorificos: Vão estar a gastar electricidade de dia e de noite, por isso mais vale que sejam o mais eficientes possivel

O mesmo se passa com os aquecedores. Mais vale investir na eficiencia de um aparelho que chupa tantos KW´s.
    Não existe uma tabela de eficiencia para os aquecedores, à semelhança do que acontece com muitos electrodomesticos ?
  3.  # 24

Entretanto apanhei 2 topicos em que dizem muito mail dos aquecedores de inercia quando comparados com os ar condicionados inverter...

https://forumdacasa.com/discussion/15875/1/ar-condicionado-ou-emissores-termicos-inerciais-mitos-e-verdades/
    http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=9036

e apanhei um site com alguma informacao sobre emissores termicos: http://www.portal-energia.com/aquecimento-central-electrico-com-emissores-termicos-de-baixo-consumo/

Em todo o caso, esquecendo os ar condicionado inverter, os emissores termicos de indercia são ao sergundo aparelho electrico mais eficiente, certo ?
    • eu
    • 4 fevereiro 2013

# 25

Colocado por: civismoNão existe uma tabela de eficiencia para os aquecedores, à semelhança do que acontece com muitos electrodomesticos ?

Caro civismo, os aquecedores que usam uma resistência (aquecedores a óleo, ventiloconvectores, emissores, placas de inércia, etc,. etc) de uma forma geral têm a mesma eficiência: 1. Ou seja, por cada KWh de energia eléctrica consumida, produzem 1 KWh de energia térmica. Em termos práticos são todos iguais.

O ar condicionado usa um princípio diferente: o princípio da bomba de calor. Basicamente, retiram calor do exterior e enviam-o para dentro de casa. Este processo é muito eficiente, de tal forma que por exemplo, por cada KWh de energia eléctrica consumida, são emitidos 3 KWh de energia térmica dentro de casa. Não é milagre, é calor que foi extraído do exterior: é por isso que se forma gelo na unidade exterior, o calor foi retirado e a temperatura baixa imenso.
    • eu
    • 4 fevereiro 2013

# 26

Colocado por: civismoos emissores termicos de indercia são ao sergundo aparelho electrico mais eficiente, certo ?

Não, não e não. São iguais a todos os outros aquecedores resistivos.
  4.  # 27

Colocado por: eu
    Não, não e não. São iguais a todos os outros aquecedores resistivos.

Então é a mesma coisa comprar um aquecedor de 10€ ou um aquecedor de 300€ ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
    • eu
    • 4 fevereiro 2013 editado

# 28

Colocado por: civismo
    Então é a mesma coisa comprar um aquecedor de 10€ ou um aquecedor de 300€ ?

Se forem ambos resistivos e tiverem potência semelhante, a resposta é um inquestionável sim, em termos de eficiência. Depois, é claro que existem outros parâmetros: estética, funcionalidades de programação, termostato, etc...
  5.  # 29

Ehpá, tem que haver ai mais qualquer coisa... claro que watts são watts, e vao gerar calor, mas a forma como esse calor é dissipado / radiado deve fazer toda a diferença certamente
  6.  # 30

Concordo plenamente como "eu".
    Num aquecedor resistivo toa a energia é transformada em calor, mais nada.
    A forma como dissipa o calor pode tornar-lo mais rápido ( termo ventilador) ou mais estável, leia-se confortável ( a óleo esses que acumulam)

A unica forma de gastar menos €€(mas não em KWh) são os que acumulem bastante calor de modo a serem ligados durante a noite e que dissipem o calor durante o resto do dia. Mas isso é difícil pois necessita de muita acumulação (leia-se muito caro, e por isso difícil de compensar).

A forma mais barata e eficiente de aquecimento são os termo ventiladores, não é por acaso que um AC é também um termo ventilador , a fonte de calor é que não é resistiva, e por isso tem um rendimento 3 a 5 vezes maior que qualquer outro aquecimento eléctrico.

Colocado por: civismoEhpá, tem que haver ai mais qualquer coisa... claro que watts são watts, e vao gerar calor, mas a forma como esse calor é dissipado / radiado deve fazer toda a diferença certamente
    • eu
    • 5 fevereiro 2013

# 31

Colocado por: civismomas a forma como esse calor é dissipado / radiado deve fazer toda a diferença certamente

Pode fazer alguma ligeira diferença, porque uns aquecem quase tudo por convecção e outros aquecem também por radiação... Mas nunca fará toda a diferença.
    • LVM
    • 5 fevereiro 2013

# 32

Conhecem aqueles aquecedores a gasóleo que usam uns depósitos próprios deste combustível?
  7.  # 33

É verdade , mas irradiar é só mais uma forma de dissipar calor, este tem sempre de ser produzido.
    E se tiverem uma casa constantemente quente, todos os objectos dentro dela estão quentes e por isso acabam por irradiar calor.
    É uma mais valia no conforto, não na eficiência., pense nos aquecimentos de WC ( quartzo) eles também irradiam muito, mas também gastam como os outros.

Colocado por: eu
    Pode fazer algumaligeiradiferença, porque uns aquecem quase tudo por convecção e outros aquecem também por radiação... Mas nunca farátodaa diferença.
  8.  # 34

Bom, só sei que meu quarto está quentinho. ;) E o resto da casa não. Estou deitado na cama e levantei para ir a casa de banho. rss
    Ligo a placa a partir das 22:00, desligo as 24:00, volto a ligar as 01:00 e desligo as 03:00. Agora são 05:00 e continua bem agradável aqui.

Agora é só fazer as contas...
    0,425kWh(425w) x 0,08833(horas vazias - bi horario)= 0,0375 € x 4 hr = 0,1502 € dia x 30 dias = 4,50 € por mês + ou -
  9.  # 35

alexmbra, Ainda falta acrescentar o IVA.

Cada caso é um caso, até porque as áreas isolamento e temperatura de conforto variam muito de casa para casa e pessoa para pessoa.

Se tivesse um aquecedor a óleo de 1000w, com o termostato definido para estar metade do tempo ligado, e temporizador para colocar nas horas que indicou, acha que a temperatura que obteria seria assim tão diferente?
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 36

Colocado por: dfserraalexmbra, Ainda falta acrescentar o IVA.

Cada caso é um caso, até porque as áreas isolamento e temperatura de conforto variam muito de casa para casa e pessoa para pessoa.

Se tivesse um aquecedor a óleo de 1000w, com o termostato definido para estar metade do tempo ligado, e temporizador para colocar nas horas que indicou, acha que a temperatura que obteria seria assim tão diferente?
    Concordam com este comentário:eu

Sim, eu sei que falta o IVA. ;)

E eu tenho alguns aquecedores à óleo, que vão de 1000w a 2000w, e que mesmo era o que antes eu usava, e a diferença que noto, é que o aquecedor faz muito mais calor, mesmo a 1000w, a ponto de ter que o desligar mesmo, senão a esposa reclama que tá calor. Mais Watts, mas calor. Sem contar, o espaço que usa, os estalidos normais que fazem e algum cheiro, que apesar de não ser muito forte, incomoda um pouco. E com a placa, não tem cheiro, não faz barulho, ocupa menos espaço, e gasto menos do que o a óleo.

Portanto, no meu caso, a placa para já parece estar a sair mais em conta. E vou comprar outra para estar na sala, e talvez mais outras para os outros comodos. Até porque não gosto de casa muito quente, pois depois pra sair no frio, custa mais.rss

Mas confesso, que cada caso é um caso, antes mesmo de a comprar, li vários reviews, não só em foruns portugueses, mas também lá de fora, e haviam pessoas que tavam satisfeitíssimas com este tipo de placas, e outras que era o contrário. Se bem, que existem pessoas que não instalam em locais corretos, como debaixo de janelas, pois o ar quente que sobe é logo resfriado, etc. Até li que algumas pessoas instalaram este tipo de placas dentro da área de duche nas casas de banho. :O São placas de gesso! + água...rsss

Portanto, quem quer calor mesmo, acho que não deve optar por esse tipo de aquecimento, a não ser que o local seja bem pequeno e bem isolado, ou tenha mais de 1 placa no local.
  11.  # 37

Colocado por: alexmbra...
    Se bem, que existem pessoas que não instalam em locais corretos, como debaixo de janelas, pois o ar quente que sobe é logo resfriado, etc. ...

Mas o ideal seria instalar os "aquecedores" por baixo de janelas, para reduzir as trocas térmicas com o exterior, e assim manter o nível de conforto dentro da habitação!

Ou seja, o que diz que está errado, na verdade está certo.

Se, no caso contrário, colocar o "aquecedor" do lado oposto a essa janela, quando você for para junto da mesma irá notar a diferença de temperatura de uma forma mais notória do que se o "aquecedor" estivesse junto á janela.
  12.  # 38

...
    Mas o ideal seria instalar os "aquecedores" por baixo de janelas, para reduzir as trocas térmicas com o exterior, e assim manter o nível de conforto dentro da habitação!

Ou seja, o que diz que está errado, na verdade está certo.

Se, no caso contrário, colocar o "aquecedor" do lado oposto a essa janela, quando você for para junto da mesma irá notar a diferença de temperatura de uma forma mais notória do que se o "aquecedor" estivesse junto á janela.

Mas não é o que eles recomendam. Veja aqui:
      Where-to-Install.jpg
  13.  # 39

se o colocar junto da janela vai criar condensasão mais facilmente.
  14.  # 40

Não vou discutir esse assunto, pois não sou nenhum "expert", mas, o que referi, é aquilo que tomo por correcto, segundo as informações recolhidas em diversos lados/meios.

Aliás, posso afirmar que, em casa, o meu quarto mais frio, tenho lá agora um aquecedor a óleo, e, de facto, o lado mais frio do quarto (parede com janela sacada virada a Poente/Norte), se eu lá deixar o aquecedor a "actuar", o conforto térmico no quarto é bem mais notório desta forma que se o deixar no lado oposto à janela sacada. Ou seja, o quarto fica mais quentinho com o aquecedor junto á janela.

O problema da condensação não é, para mim, neste caso, um problema, pois não existe (tenho estores exteriores).

0.0239 seg. NEW