Iniciar sessão ou registar-se
    • Rebl
    • 14 janeiro 2009

     # 1

    Caros,

    Estou na primeira fase, a da escolha de terreno. Um daqueles onde tenho olho é um monte com solos delgados (tenho a carta de solos do local e é a única informação que tenho). A minha dúvida é, o facto do terreno ser algo acidentado e onde provavelmente haverá rocha a pouca profundidade trará complicações a nível de custos e realização da obra?

    Obrigado,
  1.  # 2

    Colocado por: ReblA minha dúvida é, o facto do terreno ser algo acidentado e onde provavelmente haverá rocha a pouca profundidade trará complicações a nível de custos e realização da obra?

    A nível de custos? Muito, muitíssimo. Partir rocha e conter terrenos são actividades sempre muitos caras
    • Rebl
    • 14 janeiro 2009

     # 3

    Antes de mais obrigado pelo comentário Paulo.
    Isso é independente do tipo de rocha? No caso particular deste terreno penso ser rocha calcária, que será mais branda. Ainda assim os custos serão consideráveis se houver necessidade de partir rocha?
    Qual é que é em média a profundidade que é necessário "utilizar" para a construção da base da casa? Isto sem caves.
  2.  # 4

    Colocado por: ReblQual é que é em média a profundidade que é necessário "utilizar" para a construção da base da casa? Isto sem caves.
    Impossivel saber desta maneira

    Colocado por: ReblNo caso particular deste terreno penso ser rocha calcária, que será mais branda. Ainda assim os custos serão consideráveis se houver necessidade de partir rocha?

    A rocha dura ás vezes é melhor de se partir que alguma mais mole, porque como é muito rija, parte em bocados enquanto a mole a vamos descascando. Está mal explicado, maas é como partir um objecto muito rígido e um mole.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rebl
  3.  # 5

    Se o terreno for "solid like a rock" (estou farto de rir com este anúncio do banco que perdeu milhares de milhões na última megafraude) e não vai ter caves, não há qualquer necessidade de afundar as fundações (se você não se importar de subir uns degraus para entrar em casa, o que até permite ter, sem dificuldade, uma caixa de ar sob o pavimento do piso térreo).

    Visto noutra perspectiva. As sapatas de fundação costumam ter uma forma de pirâmide asteca (aos degraus), onde a área da base -e, portanto, a altura- depende da carga (que depende em grande parte do numero de pisos, do afastamento entre elas, etc.), e da qualidade do terreno. Portanto, só com um projecto à frente é que é possível estimar a dimensão das sapatas.

    Luís
 
0.0097 seg. NEW