Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Venho solicitar-vos sugestões no que concerne:
    Pretendo revestir as fachadas da minha habitação com o sistema ETICS(EPS 12cm), contudo na fachada a Este tenho uma vizinha que tem uma habitação muito próxima da minha(não é geminada) separada de 50cm, onde tem uma chaminé afastada da minha fachada cerca de 80cm(sensivelmente), onde agora com o inverno já se pode ver a acumulação de resíduos de fumo pela proximidade parede/chaminé.
    De referir que o telhado da vizinha se encontra ao nível da cota de soleira do meu R/C, devido a zona ser bastante desnivelada.
    Para além do potencial risco futuro após aplicação do EPS!(Se é que existe?), gostaria de saber como resolver amigavelmente este pequeno transtorno também por questões estéticas(manchas).
    Só me ocorre o prolongamento da saída de fumos acima da linha do telhado. Possivelmente custeado por mim, em inox e grampeado na minha fachada(com o devido afastamento!, por exemplo a largura da cornija 50cm).
    Na eventualidade de alguém querer opinar...
    Grato desde já pelas vossas eventuais sugestões!
  2.  # 2

1º Não me parece que consiga incendiar o ETICS com uma chaminé caseira a 80cm de distancia. Mas também não ficaria totalmente descansado.

Uma opção seria colocar nessa zona , em vez do EPS, colocar Lã de rocha (como se usa nos recuperadores de calor). No meu caso eu tinha uma parede que aquecia muito pois tinha por traz a lareira, e fui aconselhado a colocar nessa parede a lã de rocha. mecanicamente é mais fragil e no meu caso como era ao nivel do chão, foi reforçado com dupla rede, mas como isso fica alto não é grave.

Até já existe neste forum quem defenda fazer o ETICS todo com a lã de rocha!!

Colocado por: Idálio SantosVenho solicitar-vos sugestões no que concerne:
    Pretendo revestir as fachadas da minha habitação com o sistema ETICS(EPS 12cm), contudo na fachada a Este tenho uma vizinha que tem uma habitação muito próxima da minha(não é geminada) separada de 50cm, onde tem uma chaminé afastada da minha fachada cerca de 80cm(sensivelmente), onde agora com o inverno já se pode ver a acumulação de resíduos de fumo pela proximidade parede/chaminé.
    De referir que o telhado da vizinha se encontra ao nível da cota de soleira do meu R/C, devido a zona ser bastante desnivelada.
    Para além do potencial risco futuro após aplicação do EPS!(Se é que existe?), gostaria de saber como resolver amigavelmente este pequeno transtorno também por questões estéticas(manchas).
    Só me ocorre o prolongamento da saída de fumos acima da linha do telhado. Possivelmente custeado por mim, em inox e grampeado na minha fachada(com o devido afastamento!, por exemplo a largura da cornija 50cm).
    Na eventualidade de alguém querer opinar...
    Grato desde já pelas vossas eventuais sugestões!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Idálio Santos
  3.  # 3

1º de tudo deveria ter previsto uma intervenção na chaminé da sua vizinha, quando construiu a sua casa, como está a menos de 10m da sua empena e a altura inferior, esta deveria ter sido acrescentada em pelo menos 50cm acima do ponto mais alto da sua empena.
    Já não teria este problema
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas1º de tudo deveria ter previsto uma intervenção na chaminé da sua vizinha, quando construiu a sua casa

Contudo trata-se de uma habitação que adquiri á posteriori, daí estar essa opção fora do meu raio de acção. Contudo obrigado pela "sugestão"
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Mas ainda vai a tempo, se a vizinha deixar ;)
  6.  # 6

Colocado por: system321º Não me parece que consiga incendiar o ETICS com uma chaminé caseira a 80cm de distancia. Mas também não ficaria totalmente descansado.

Uma opção seria colocar nessa zona , em vez do EPS, colocar Lã de rocha (como se usa nos recuperadores de calor).

De facto já estava a contar que alguém me viesse sugerir o uso da lã mineral, e dessa forma descartar o potencial risco de incêndio.
    Contudo ainda me restaria sempre o problema da sujidade depositada na parede pela acção dos fumos, e quanto a isto...
  7.  # 7

Caro Pedro estará porventura a falar da possibilidade de aumentar a chaminé com tubos inox?
  8.  # 8

Não, deve prolongar a chaminé da vizinha.. com o mesmo material e acabamento.
  9.  # 9

Acho que ainda não passará por esta solução Pedro, a chaminé da vizinha foi construída com tijolos de 11, e revestida a argamassa, se a prolongar mais 8/9metros acabo por comprometer a sua estabilidade, e além do mais não sei se a estrutura actual estará preparada para suportar o eventual peso(não que seja muito), mas o principal problema será sempre a estabilidade.
    E a nível estético penso que deixará a desejar.
  10.  # 10

Colocado por: Idálio Santosse a prolongar mais 8/9metros.

?!?!? tanto? em altura? tem a certeza.
  11.  # 11

8/9 metros em alvenaria? eu não arriscaria

mesmo em tubo de inox seria necessário espiá-lo, or fixá-lo à sua parede
    Concordam com este comentário: Idálio Santos
  12.  # 12

Sim Pedro lembre-se que o nível do telhado da sr. encontra-se a cota da soleira do meu r/c. R/C+1ºandar+sótão
  13.  # 13

Tal como postei anteriormente, Paramonte?
    Quando fala de espiá-lo refere-se a quê? agora de repente não estou a visualizar...
  14.  # 14

Não reparei no seu comentário.
    É o que dá ler na "diagonal".
  15.  # 15

imagino que esteja a acompanhar outras discussões...
    Daí é normal Pedro ...
  16.  # 16

Esta por aí alguém?
    Então e se na zona onde se encontra a chaminé da vizinha, revestir o eps com pedra, por exemplo granito cinzento, e desta forma minimizaria os efeitos do acumular dos resíduos do fumo (pelo menos vizivelmente)!...
  17.  # 17

Ups, visivelmente(assim é que é) não anda ninguém por aqui!
  18.  # 18

Boas Idálio,
    Desculpe lá só aparecer agora, mas estive ontem em reunião de trabalho entre as 21:30h e as 00:30h.... depois fui jantar e finalmente deitar-me ;)

Coloque aqui umas fotos para analizarmos a coisa melhor.
  19.  # 19

Isso é que é dedicação(vindo de mim é um elogio, indubitavelmente ), ainda lhe sobra tempo para o fórum...
    Fotos não dá, pois neste momento encontro-me deslocado, e por azar não tenho nenhumas comigo, mas já faço aqui um croqui para contextualizar o cenário...
    Só uns minutinhos...
  20.  # 20

Bom demorou bem mais que uns "minutinhos", mas não julgue que lá por isso ficou algo de excepcional(pertence ao período do abstraccionismo!), sabe como é final do dia a mão já está cansada, e o tempo disponível é muito(ainda assim demorei umas 3 horas!).
    Mas em grosso é isto, a vermelho poderemos ver a possível, e talvez única solução((!)conduta em inox, a prolongar).
    Esperando feedback...
      Croqui Fachada Este.png

0.0201 seg. NEW