Iniciar sessão ou registar-se
    • Rebl
    • 15 janeiro 2009

# 1

Boas!

Alguém sabe com estimar mais ou menos por alto custos de "puxadas" de luz, água e esgotos ao metro?

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flares
    • Rebl
    • 15 janeiro 2009

# 2

Já agora acrescento mais uma dúvida ao meu post: até que ponto outras alternativas compensam ? Nomeadamente fotovoltaico e "mini etars" particulares?
  1.  # 3

Colocado por: ReblJá agora acrescento mais uma dúvida ao meu post: até que ponto outras alternativas compensam ? Nomeadamente fotovoltaico e "mini etars" particulares?

No concelho de Alenquer, eu paguei por 4 metros de puxada de água a módica quantia de 640 euros... o que dá uma média de 64 euros por metro, claro que neste valor estão incluidos, taxas, vistorias, contadores etc etc etc.

Puxada da luz ainda não pedi, mas dá uma pulada até ao site da EDP e consulta um pdf que existe por lá onde tem os preços praticados, embora seja sempre dificil fazer esses cálculos com uma precisão exacta.

A questão das mini etar's numa zona onde se tem saneamento básico, não sei até que ponto te permitem escolher a opção mini etar...

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  2.  # 4

Afsantos, já tratas-te de pedir água?
    Sempre pensei que só a pediríamos quando a fossemos ligar à instalação da casa.
  3.  # 5

Colocado por: 2970713Afsantos, já tratas-te de pedir água?
    Sempre pensei que só a pediríamos quando a fossemos ligar à instalação da casa.

Eu já pedi o ramal e já o paguei há uns 5 ou 6 meses. Entretanto como o empreiteiro ainda não arranjou o local onde vai ficar o muro e respectivo contador, a sua instalação foi suspensa. Entretanto temos estado a utilizar a água de um vizinho (um vizinho à maneira) para a obra.

O ramal/contador pedido é de obra, mas ao ficar no local difinitivo, poupa-se uns trocos, depois é só converter o mesmo em contador doméstico (acho que é assim que se denomina).

Com a luz vai ser exactamente a mesma coisa.

Um abraço

Filipe

4.  # 6

Colocado por: afsantos
    Colocado por: ReblJá agora acrescento mais uma dúvida ao meu post: até que ponto outras alternativas compensam ? Nomeadamente fotovoltaico e "mini etars" particulares?

No concelho de Alenquer, eu paguei por 4 metros de puxada de água a módica quantia de 640 euros... o que dá uma média de 64 euros por metro, claro que neste valor estão incluidos, taxas, vistorias, contadores etc etc etc.

Deixe cá ver 640/4 = 160€ por metro, ficou bem caro, já agora pediu factura descriminada só para saber o que estava a pagar ou apenas disseram o valor, pagou e recebeu um recibo?
  5.  # 7

Colocado por: rjmsilva
    Colocado por: afsantos

No concelho de Alenquer, eupaguei por 4 metros de puxada de água a módica quantia de 640 euros... o que dá uma média de 64 euros por metro, claro que neste valor estão incluidos, taxas, vistorias, contadores etc etc etc.

Deixe cá ver 640/4 = 160€ por metro, ficou bem caro, já agora pediu factura descriminada só para saber o que estava a pagar ou apenas disseram o valor, pagou e recebeu um recibo?

Tá tudo descriminado.... se quiseres posso ir à procura do recibo. Agora é assim, em câmaras onde a parte das águas e esgotos ainda não esteja "privatizada", este trabalho até deve de ser bem em conta. Em municipios onde isto está privatizado..ui ui ui.

Só para dar uma ideia, antes de entrarem os privados, eu pagava de água, uns 4 euros por mês.... agora pago no minimo uns 16 euros e continuo a gastar em média os mesmos 6m3 de água... porreiro ne?

Um abraço

Filipe

6.  # 8

Estou neste momento a acabar a obra de pedreiro.
    Tenho água própria (poço) e luz própria (apenas necessito de transferir o contador de sitio e pedir aumento de potencia).

Será que tenho algum beneficio em pedir baixadas de agua e saneamento nesta fase?
  7.  # 9

Boa tarde,

Recebi hoje o orçamento para a ligação á rede pública de água e saneamento, os valores estão descriminados da seguinte forma:
    -ramal de água inferior ou igual a 1" - 391€
    -caixa de contador individual - 70€
    -ramal de saneamento de 125mm - 440€
    -caixa domiciliária saneamento individual - 383€
    -tarifa de ligação de água - 25€
    -tarifa de ligação de saneamento unifamiliar - 111€
    -colocação de contador - 60€
    -imp. de selo - 5€
    iva a 20% - 296€

TOTAL - 1785€
    (valores arredondados)

Gostaria de saber se estes valores são os normalmente cobrados tendo em conta que o ramal de saneamento e água passa no caminho mesmo ao lado da casa? Sendo uma empresa privada ou seja independente da câmara (foi vendida pela câmara a privados) sem concorrência, como podemos saber que não cobram o que lhes apetece.. não sabemos!!
    O empreiteiro ainda tentou fazer uma parte dos trabalhos, mas a unica coisa que permitem fazer é a colocação da caixa de contador individual ... nas outras localidades também acontece isto?? Isto passasse em Barcelos.

Cumpts
    gmacedo
  8.  # 10

Desconfio que em V.N.Gaia deve ser pior.
  9.  # 11

Mas é normal não deixarem o empreiteiro efectuar os trabalhos referidos, seja o responsavel a câmara ou uma empresa neste caso sem concorrência???

Cumpts
    gmacedo
  10.  # 12

E a puxada da luz em quanto fica aproximadamente? Quem a faz? A EDP ou uma sub-contratada?
    Normalmente quem paga os consumos mensais em obra? O empreiteiro ou o dono? E a quanto ascendem normalmente esses mesmos consumos quando existe uma grua me obra?

Obrigado
  11.  # 13

nada?
  12.  # 14

Meus amigos,

Relativamente a ramais de água e esgotos depende muito das câmaras, e mesmo em relação á mesma câmara num ano cobram uma coisa no outro cobram o dobro ou mais. Cada caso concreto tem que ser analisado e só nos SMAS é que ficamos a saber e passado algum tempo pode não ser o mesmo. Quanto á EDP idem mas o local em questão é tambem condicionante para dar uma opinião consistente.
  13.  # 15

Por experiencia propria fica sempre mais barato contratar privados para fazer esses ramais, sejam de água, luz, telefones, etc...
  14.  # 16

Boas

Por experiencia propria fica sempre mais barato contratar privados para fazer esses ramais, sejam de água, luz, telefones, etc...

Em vários dos concelhos que conheço (para não dizer todos), pelo menos a ligação de águas e saneamento é feita pelo dono da obra até ao contador, no caso da água, e da caixa ramal de ligação, no caso do saneamento. O restante tem de ser efectuado pela entidade concessionária (não permite que seja o próprio) e cobram os olhos da cara.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 17

As ligações da moradia até aos contadores de água e luz são sempre da Dono da Obra.

Em Silves a ligação dos esgotos e rede de água podem ser ligados por privados, depois de pedido o ramal e a câmara orçamentar pede autorização para ser o proprio a fazer a ligação, vai ficar mais barato...

A luz é a mesma situação, embora tenha de pagar sempre algum valor à EDP.

Se for do Allgarve posso dar uns contactos...
    • eu
    • 11 junho 2009

# 18

Como é que é? Podemos solicitar que seja uma empresa privada a fazer as ligações entre os fornecedores do serviço (SMAS, EDP) e as nossas caixas de água e electricidade ????
  16.  # 19

Pode pedir autorização para que empresas privadas realizem esses trabalhos, que ficam mais baratos e rápidos na execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Muga
  17.  # 20

Colocado por: vasco tomePode pedir autorização para que empresas privadas realizem esses trabalhos, que ficam mais baratos e rápidos na execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Colocado por: vasco tomePode pedir autorização para que empresas privadas realizem esses trabalhos, que ficam mais baratos e rápidos na execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Sr. Vasco

Sabe por acaso contacto desse tipo de empresas para a zona de Mafra?

0.0235 seg. NEW