Iniciar sessão ou registar-se
    • pgomes
    • 25 janeiro 2013 editado

     # 1

    Bom dia.

    Estou a recuperar uma moradia dos anos 40 e a determinar as solução para climatização. Estou inclinado por optar por um sistema de a/c do tipo inverter.

    No piso superior tenho 3 quartos: 10 m2, 12 m2, e 16 m2. No r/c considero climatizar apenas a sala com cerca de 30 m2.

    Das soluções propostas sugerem-me a utilização de 5 unidades interiores de 9.000 BTUs - 1 em cada quarto e 2 na sala)( AQV09PSBN da Samsung, com a unidade exterior RJ100F5HXEA) - o orçamento anda por volta dos 3500€ + iva com instalação inlcuida para unidades do tipo mural, e 5200€ + iva com instalação incluída para um sistema de conduta em tecto falso (5 unidades NJ026LHXEA e a mesma unidade exterior).

    Para Mitsubishi, unidades murais (5 unidades interiores MSZ-EF25VEB e MXZ-5C100VA como unidade exterior) - 4300 + iva. E para sistema de conduta 6000+iva (SEZ-KD25VA(x5) e MXZ-5C100VA).

    Gostaria de saber a vossa opinião relativamente a alguns pontos:

    - Existe alguma vantagem/desvantagem técnica nos sistemas de conduta ou é só mesmo a vantagem estética?

    - Seria de considerar a possibilidade de climatização simultânea dos 3 quartos do piso superior com apenas uma unidade interior mais potente? Provavelmente seria mais económico em termos de equipamento mas será a instalação mais complexa e fiável?

    - Propõe outras marcas/sistemas alternativos que seriam de considerar?

    - O orçamento anda nos valores habitualmente praticados para a região do Porto?

    Agradeço os comentários.
  1.  # 2

    Existe alguma vantagem/desvantagem técnica nos sistemas de conduta ou é só mesmo a vantagem estética?

    a favor dos sistemas de condutas:
    -maior conforto por distribuição mais uniforme do ar.
    -solução discreta sem equipamentos visiveis.
    -POSSIBILIDADE de muito baixa velocidade de circulação de ar se bem executada.
    -grande flexibilidade no projecto e na instalação.

    desvantagens:
    -mais caro.
    -maior consumo.
    -resultado final MUITO dependente da qualidade da execução e do conhecimento\habilidade do executante.
  2.  # 3

    Colocado por: pgomesSeria de considerar a possibilidade de climatização simultânea dos 3 quartos do piso superior com apenas uma unidade interior mais potente? Provavelmente seria mais económico em termos de equipamento mas será a instalação mais complexa e fiável?

    se for bem dimensionada é muito mais fiável, mas também é muito complexa e por vezes de dificil\impossivel implementação,

    e mais uma vez a qualidade final fica muito dependente do executante.
  3.  # 4

    Colocado por: pgomesBom dia.

    Estou a recuperar uma moradia dos anos 40 e a determinar as solução para climatização. Estou inclinado por optar por um sistema de a/c do tipo inverter.

    No piso superior tenho 3 quartos: 10 m2, 12 m2, e 16 m2. No r/c considero climatizar apenas a sala com cerca de 30 m2.

    Das soluções propostas sugerem-me a utilização de 5 unidades interiores de 9.000 BTUs - 1 em cada quarto e 2 na sala)( AQV09PSBN da Samsung, com a unidade exterior RJ100F5HXEA) - o orçamento anda por volta dos 3500€ + iva com instalação inlcuida para unidades do tipo mural, e 5200€ + iva com instalação incluída para um sistema de conduta em tecto falso (5 unidades NJ026LHXEA e a mesma unidade exterior).

    Para Mitsubishi, unidades murais (5 unidades interiores MSZ-EF25VEB e MXZ-5C100VA como unidade exterior) - 4300 + iva. E para sistema de conduta 6000+iva (SEZ-KD25VA(x5) e MXZ-5C100VA).

    Gostaria de saber a vossa opinião relativamente a alguns pontos:

    - Existe alguma vantagem/desvantagem técnica nos sistemas de conduta ou é só mesmo a vantagem estética?

    - Seria de considerar a possibilidade de climatização simultânea dos 3 quartos do piso superior com apenas uma unidade interior mais potente? Provavelmente seria mais económico em termos de equipamento mas será a instalação mais complexa e fiável?

    - Propõe outras marcas/sistemas alternativos que seriam de considerar?

    - O orçamento anda nos valores habitualmente praticados para a região do Porto?

    Agradeço os comentários.


    E porque não radiante?
  4.  # 5

    Colocado por: pc ferreiraE porque não radiante?


    Vou manter o soalho original e a estrutura das lages.

    E em termos €/benefício, de aplicação e de utilização parece-me a situação mais equilibrada.
    • ns03
    • 25 janeiro 2013

     # 6

    Por questões de ser mais fácil instalar, na sala, coloquei A/C por conduta e estou satisfeito com o rendimento.
    Apesar de ter piso radiante, o A/C é útil nos dias em que precisamos de aquecer rapidamente uma divisão, já com o piso radiante depois de ligar convém manter ligado pois o custo maior está no arranque do sistema.
    Outra das vantagens é que fica praticamente oculto, não precisa de maquinas de A/C nas paredes, fica só uma grelha para saída do ar.

    http://new-life-inn.blogspot.com
  5.  # 7

    Colocado por: jorgealves
    se for bem dimensionada é muito mais fiável, mas também é muito complexa e por vezes de dificil\impossivel implementação,

    e mais uma vez a qualidade final fica muito dependente do executante.


    Agradeço o comentário. E quanto aos equipamentos? Considera soluções apresentadas adequadas?

    Se considerasse a climatização simultânea no piso superior em conduta, que equipamentos recomendaria.

    Obrigado
  6.  # 8

    Colocado por: pgomesE quanto aos equipamentos? Considera soluções apresentadas adequadas?

    Se considerasse a climatização simultânea no piso superior em conduta, que equipamentos recomendaria.

    sem saber como é a casa somente se pode avaliar o preço da solução e numa solução de condutas este é o factor de menor relevo,

    o mais importante é a experiência\conhecimento que os executantes têm da solução, porque depois de instalado, qualquer correcção custa muito caro a implementar.
  7.  # 9

    Colocado por: ns03Por questõe...
    Apesar de ter piso radiante, o A/C é útil nos dias em que precisamos de aquecer rapidamente uma divisão, já com o piso radiante depois de ligar convém manter ligado pois o custo maior está no arranque do sistema.


    http://new-life-inn.blogspot.com


    Depende do sistema de radiante...
  8.  # 10

    Colocado por: pgomes

    Vou manter o soalho original e a estrutura das lages.

    E em termos €/benefício, de aplicação e de utilização parece-me a situação mais equilibrada.


    radiante tanto pode ser no chao, no tecto ou nas paredes!!!
  9.  # 11

    O unico caso que conheço, foi desligado pois consumia muito e faz muito barulho!!
  10.  # 12

    Colocado por: system32faz muito barulho!!


    explique la isso!!
  11.  # 13

    Colocado por: system32O unico caso que conheço, foi desligado pois consumia muito e faz muito barulho!!

    pode especificar!!!
  12.  # 14

    Colocado por: pgomesDas soluções propostas sugerem-me a utilização de 5 unidades interiores de 9.000 BTUs - 1 em cada quarto e 2 na sala)( AQV09PSBN da Samsung, com a unidade exterior RJ100F5HXEA) - o orçamento anda por volta dos 3500€ + iva com instalação inlcuida para unidades do tipo mural,

    Sempre + iva...:((...Será que custa muito somarem logo o iva?...Adiante...O preço que lhe dão para os samsung é de 3800€ com iva e instalação. As máquinas que descreve custam em várias lojas 2500€ com iva...ao que, sobram 1300€ para a instalação...Dependendo do tipo de instalação, poderá estar um pouco acima da média...mas nada de mais...;-)

    Edit: Afinal o preço é 4300€...ou seja, ficam 1800€ para a instalação...Assim, quase de certeza está muito caro...
  13.  # 15

    As unidades interiores , apesar de ficarem nos corredores são muito barulhentas. nos quartos e sala , depois de portas fechadas fica melhor, mas mesmo assim , muito acima de um AC normal.

    Até pode ser apenas problema daquela marca/modelo (se não estou em erro : Daikin)


    Colocado por: jorgealves
    pode especificar!!!
  14.  # 16

    As unidades interiores , apesar de ficarem nos corredores são muito barulhentas. nos quartos e sala , depois de portas fechadas fica melhor, mas mesmo assim , muito acima de um AC normal.

    Até pode ser apenas problema daquela marca/modelo (se não estou em erro : Daikin)

    qualquer solução por condutas é mais silenciosa que as congéneres murais ou de pavimento,

    mas para isso acontecer as condutas teem que ser calculadas e implementadas correctamente, e isso não é usual, depois dá estes resultados.
  15.  # 17

    Isso pode ser muito bonito, mas o que faz barulho é a unidade de ventilação!!

    Colocado por: jorgealves
    qualquer solução por condutas é mais silenciosa que as congéneres murais ou de pavimento,

    mas para isso acontecer as condutas teem que ser calculadas e implementadas correctamente, e isso não é usual, depois dá estes resultados.
  16.  # 18

    Colocado por: system32Isso pode ser muito bonito, mas o que faz barulho é a unidade de ventilação!!


    o que faz barulho nas condutas é o ar em circulacão, e se as mesmas nao forem de dimensao e desenho adequado criam estrangulamentos e originando ruidos anomalos
  17.  # 19

    Desculpe discordar, mas o que se ouve bem é mesmo o ventilador que fica nos corredores (RC e 1º).
    Nas divisões o barulho do ar a circular é suportável, mas nos corredores a barulheira é demais e vem do ventilador e não das condutas (o som é localizado).


    Colocado por: jorgealves
    o que faz barulho nas condutas é o ar em circulacão, e se as mesmas nao forem de dimensao e desenho adequado criam estrangulamentos e originando ruidos anomalos
    • ns03
    • 1 fevereiro 2013

     # 20

    No meu caso, como a máquina ficou no exterior, o barulho interior é reduzido e diz respeito ao ar que circula.
    A máquina exterior essa sim faz mais barulho, mas como ficou em zona afastada, não cria problemas no interior.

    http://new-life-inn.blogspot.com
 
0.0231 seg. NEW