Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Lanço este tópico à pressa pois tenho entre mãos um caso concreto : Preciso de um detector de movimento ou automático de escada que me faça 15 a 30 minutos !

Como na loja de electricidade os automáticos de escada são todos de 7 minutos no máximo, resolvi abrir um detector de movimento que aqui tenho - o qual tambem só faz até 5 minutos.

Existem 2 condensadores de 33uF / 25V perto do potenciometro do tempo ... Um deles deve ser o principal do tempo, por isso em principio se o trocar por um que seja 10x maior (330uF / 25V) , deverei estar a multiplicar o tempo por 10x mais .... e na posição em que faz 3 minutos, deverá passar a demorar 30, certo ?

Alguem já experimentou isto ?

Exemplos de esquemas de detectores de moviemnto: http://www.proyectoelectronico.com/alarmas/pir-re200b-biss001-lhi778-kc778b.html
      DSCF2447.JPG
      DSCF2452.JPG
      lm324[1].jpg
  2.  # 2

como parece que gostas disto, toma lá mais uns para te entreteres.
  3.  # 3

Obrigado, Jorge :)

Quando era mais puto fiz muita coisa com esses 555 :)

E neste caso concreto, de temporizar 15 a 30 minutos, que te parece de mudar o condensador, ou tens uma melhor ideia ?
  4.  # 4

Colocado por: civismoque te parece de mudar o condensador,

O LM 324 ém AMPOP, pelo que os condensadores trablham em conjunto com as resistências para dar a amplificação e indirectamente o tempo,
    o 555 é muito mais simples e fiável para criar temporizadores simples.

PS: tens reles temporizados comerciais com escalas de tempo ajustavel entre 0,1Seg e 24Horas, de tempo fixo e a "baixo" custo(20€ já com a base), por exemplo estes da finder,
  5.  # 5

Colocado por: jorgealves
    O LM 324 ém AMPOP, pelo que os condensadores trablham em conjunto com as resistências para dar a amplificação e indirectamente o tempo,
    o 555 é muito mais simples e fiável para criar temporizadores simples.

PS: tens reles temporizados comerciais com escalas de tempo ajustavel entre 0,1Seg e 24Horas, de tempo fixo e a "baixo" custo(20€ já com a base), por exemploestesda finder,

Ehpá, brutais!!! Então e gajo da casa de electricidade nao me sabia dizer isso ??? :P

Agora fiquei indeciso, entre meter um desses ou aplicar o modding ali no detector de movimento - o qual está neste momento em testes, mas à partida já descobri qual é o condensador :)

Aquilo é para um criador, em que quer deixar uma luz de presença acesa durante uns 15 minutos quando sai ... e tanto faz se é por botão de pressão ou por sensor de movimento na porta de saida
  6.  # 6

Em principio é este !

Meti o condensador azul bebe de 220uF / 25v em paralelo com o de 33uF / 25V e está a demorar séculos a mais :)
      DSCF2457.JPG
  7.  # 7

Colocado por: civismoMeti o condensador azul bebe de 220uF / 25v em paralelo com o de 33uF / 25V e está a demorar séculos a mais :)

Ganda bruto, ao menos colocavas um igual para dar teoricamente o dobro do tempo,
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesGanda bruto, ao menos colocavas um igual para dar teoricamente o dobro do tempo,

Ahahah

Mesmo o dobro não seria suficiente, pois se isto vai de origem até 5 minutos, com o dobro iria até 10 .

No fundo estou a multiplicar o tempo original por umas 7x .

Ja reparei que na posição da rodinha para o lado do menos tempo , aguenta agora quase 1 minuto, quando originalmente são uns 5 segundos :)

Em principio não há nenhum inconveniente técnico nisto, pois não ?

Já estou a imaginar várias aplicações para isto :)
    Por ex, o meu colega costuma sair da zona da oficina e deixa as luzes todas ligadas.
    Por 5 minutos (que é o tempo maximo que estes temporizadores suportam de origem) não valeria a pena desligar pois são fluorescente, mas se for para ai 20 ou 30 minutos já vale a pena !!

Estou a pensar é na quantidade de WC´s de alguns cafés que mereciam um modding destes :)
    Há alguns que nem 10 segundos aguentam, é preciso estar sempre a abanar os braços!
    Eu próprio já tomei uma vez a iniciativa de ajustar o tempo de um que estava ao meu alcance :)
  9.  # 9

Colocado por: civismoEm principio não há nenhum inconveniente técnico nisto, pois não ?

como estas a usar um AMPOP, e sem conhecer os valores podes estar fora da curva de resposta e o tempo ser muito "diversificado" com duração irregular.
  10.  # 10

Colocado por: jorgealves
    como estas a usar um AMPOP, e sem conhecer os valores podes estar fora da curva de resposta e o tempo ser muito "diversificado" com duração irregular.

A realidade é que da primeira vez com o botao a meio desligou ao fim de 20 minutos, e agora já está ligado há 1 hora ... espero que aquilo nao esteja a detectar a minha sombra no vidro, pois esta sem a carcaça frontal ...

VOu meter qualquer coisa opaca à frente :)
  11.  # 11

Colocado por: civismoBoas!

Existem 2 condensadores de 33uF / 25V perto do potenciometro do tempo ... Um deles deve ser o principal do tempo, por isso em principio se o trocar por um que seja 10x maior (330uF / 25V) , deverei estar a multiplicar o tempo por 10x mais .... e na posição em que faz 3 minutos, deverá passar a demorar 30, certo ?

Se tivesse o esquema exacto (o link parece-m genérico) do temporizador poderia tentar dar uma dica. Contudo duvido que o "controlo" do tempo seja feito por um condensador tão "grande" apesar de estarmos a falar de constantes de tempo RC da ordem dos minutos. Por exemplo um condensador de 100uF perde (descarrega) cerca de 70% da sua carga através de uma resistência de 100K ohms em 10 segundos. Se a resistência for de 1M ohm, serão 100 segundos ... Existem circuitos activos que conseguem constantes de tempo muito mais longas com condensadores muito mais pequenos. De facto, o esquemo exacto do temporizador era essencial conhecer!

Abraço, Vladis
  12.  # 12

Colocado por: VladisSe tivesse o esquema exacto (o link parece-m genérico) do temporizador poderia tentar dar uma dica. Contudo duvido que o "controlo" do tempo seja feito por um condensador tão "grande" apesar de estarmos a falar de constantes de tempo RC da ordem dos minutos. Por exemplo um condensador de 100uF perde (descarrega) cerca de 70% da sua carga através de uma resistência de 100K ohms em 10 segundos. Se a resistência for de 1M ohm, serão 100 segundos ... Existem circuitos activos que conseguem constantes de tempo muito mais longas com condensadores muito mais pequenos. De facto, o esquemo exacto do temporizador era essencial conhecer!

Abraço, Vladis

Boas!

O que é certo é que aquilo está altamente com o condensador de 220uF :)
    Ha bocado nao estava a desligar pois estava a apanhar a minha sombra no vidro para onde estava apontado :)

Vou soldar no sitio do outro e fechar :P
  13.  # 13

E pronto, já está fechado !

Podia ter metido um condensador de 100 ou 150uF , seria suficiente para o que precisava, e deveria dar até +/- 20 minutos de tempo maximo
    Mas acabei por deixar o condensador de 220uF / 25V , pois era o unico que aqui tinha de 25V, os outros mais pequenos eram de 10 ou 16V
    Acabei por retirar o condensador original e meti este no mesmo sitio

Está ali a funcionar porreiro :)
      dscf2476s[1].jpg
      dscf2479[1].jpg
      dscf2480vu[1].jpg
      dscf2483r[1].jpg

0.0174 seg. NEW