Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola. como disse no titulo quero comprar uma parte de um terreno ( o terreno tem a volta de 10.000 metros quadrados) e eu pretendo comprar +/- 2000 metros quadrados. o terreno é em forma de retângulo e não tem casa, é mesmo só terreno. eu gostava de saber se é possivel comprar os tais 2000 metros quadrados e se depois posso legalizar o terreno e construir habitação. já agora se nao for pedir muito podem-me dizer quanto fica legazizar o terreno depois (fazer a escritura)? o terreno está numa zona hurbana, faz estrema com a casa dos meus avós logo penso que se possa construir la uma casa visto que tudo a volta tem casas. é que ja ouvi dizer que nao é possivel "dividir" um terreno e vender metade mas tambem ja ouvi dizer que é possivel por isso é que gostava que me esclarecessem estas duvidas todas. fico a espera de respostas. obrigado.
  2.  # 2

    é possivel dividir um terreno em dois sem grandes complicações ou seja chama-se a isso um destaque e tem que ser feito pelo actual proprietário e então depois ele pode vender uma das partes.
    Concordam com este comentário: GF
  3.  # 3

    e será possivel construir habitação depois? quero eu dizer legalizar o terreno para construir habitação. ficará muito caro? eu nao pretendo fazer ja a casa, quero apenas comprar o terreno, legalizar tudo de modo a que um dia que tenha possiblidades financeiras avançar entao para a construção da casa. gostava que me esclarecessem é que eu nao percebo nada do assunto. obrigado.
  4.  # 4

    claro que é possivel oficialmente o que pretende chama-se fazer um destaque e consequente venda de uma das parcelas. qual é a duvida?
    deve procurar informar-se na sua zona ou com um solicitador ou na camara ou nas finanças ou na conservatória ou com um gabinete de projectos ou ainda com um topografo credenciado, qualquer uma destas instancias lhe pode dar informação detalhada para que o actual proprietário realize esse destaque e o marcio só entra depois com as "coisas" relativas á compra normal de um terreno como qualquer outro.
    Concordam com este comentário: GF
  5.  # 5

    ok ok ja tou a perceber. e ja agora pode-me dizer se fica muito caro tudo isso? é que nao tou a ver o atual proprietario a pagar isso tudo, logo tenho de ser eu. ficará muito caro? sobre o terreno ainda nao falei em valores com o proprietario do terreno mas pelas minhas contas e pelo valor medio do metro quadrado de terreno (que ronda os 3/4 euros) o terreno que pretendo comprar ficará a volta de 7/8 mil euros. será um valor justo para 2000 metros quadrados? mais uma vez obrigado pela ajuda.
  6.  # 6

    o processo de destaque fica muito em conta básicamente será o custo do levantamento topografico a instrução do processo na camara e posterior pagamento das respectivas taxas e registos na conservatória e tudo isto poderá ser diluido entre o vendedor e o comprador no preço do terreno.
    quanto ao preço do terreno os valores variam dependentemente de muitos factores quer seja a classificação e condicionantes da zona quer pelo actual valor patrimonial, quer pelo valor do mercado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcioribeiro
  7.  # 7

    marco1 muito obrigado pela ajuda. cpts
    •  
      GF
    • 26 janeiro 2013

     # 8

    Colocado por: marcioribeirook ok ja tou a perceber. e ja agora pode-me dizer se fica muito caro tudo isso? é que nao tou a ver o atual proprietario a pagar isso tudo, logo tenho de ser eu. ficará muito caro? sobre o terreno ainda nao falei em valores com o proprietario do terreno mas pelas minhas contas e pelo valor medio do metro quadrado de terreno (que ronda os 3/4 euros) o terreno que pretendo comprar ficará a volta de 7/8 mil euros. será um valor justo para 2000 metros quadrados? mais uma vez obrigado pela ajuda.

    Onde fica o terreno?
    Pode ser muito barato, depende mesmo do local.

    Sugestão: não gaste um cêntimo sem fazer um esboço de um contrato promessa, e consultar um advogado/solicitador para ajudar.
    Corre o risco de pagar essas coisas todas, ter trabalho, e no fim ele vender o terreno a outro.
    • LVM
    • 26 janeiro 2013

     # 9

    Eu começaria por sondar o actual proprietário para saber se ele esá disposto a vender 20% do terreno e, caso esteja, por quanto.
    O processo pode acabar logo aqui...
  8.  # 10

    hmm

    relacionado com este assunto (ou não)..

    Sempre ouvi falar de loteamentos ilegais, em que os donos loteiam um terreno, para vender em separado e depois de alguma maneira tal é ilegal.
    Se calhar é por isso que o marcioribeiro tem algumas "reservas"
  9.  # 11

    Que tenha conhecimento, essa situação já não é possível de acontecer...
  10.  # 12

    O que se fazia e ainda faz, é quando o dono do terreno tem vários artigos do mesmo terreno é possível redefinir áreas dos mesmos e individualizar as várias parcelas e criar então os vários lotes (falso loteamento).
  11.  # 13

    quer dizer... vários terrenos, confinantes e no qual efectue uma rectificação de áreas e de cadastro, né?!?
    Um terreno só tem um artigo/ descrição.
  12.  # 14

    Sim vários terrenos confinantes entra si.
    Isso acontece muito em terrenos grandes, porque a tendência era sempre aumentar as propriedades e nunca se fazia a anexação, junção dos vários artigos num só.
  13.  # 15

    gf o terreno fica na zona de ponte de sor (alto alentejo - distrito de portalegre). sim as minhas "reservas" são mesmo por isso, é que tenho medo que nao seja possivel legalizar depois para fazer casa. mas de qualquer dos modos vou falar com uma advogada e para todos os casos ja tenho outros 2 terrenos mais ou menos com o mesmo tamanho mesmo ao pe do que quero comprar e estes nao precisa dividir nada. vou explicar-vos o que pretendo fazer: quero comprar um terreno com +/- 1800 metros quadrados, quero legalizar/registar de modo a que um dia mais tarde possa construir la uma habitação com piscina, garagem etc... mas agora logo que compre quero fazer um muro tudo á estrema com altura de 2 metros. o que acham? é possivel?
    Concordam com este comentário: PMir
  14.  # 16

    Tem de se informar do enquadramento do PDM, para esse lote, bem como se estará em zona REN ou RAN.
    Lembro também que se estiver fora do perimetro urbano e/ ou aglomerado urbano/rural, o PROTalentejo veio restirngir ainda mais as regras para a edificação fora destas zonas.
    Pegue nas plantas de localização dos terrenos e marque uma reunião nos serviços técnicos da CM. Ponte Sor.
  15.  # 17

    eu estive a analisar bem a questao e penso que talvez seja melhor comprar o terreno que está ao pe, ja nao é preciso tantas chatiçes. eu vou colocar uma imagem tirada do google earth com os 2 terrenos. digam o que acham. obrigado.
      foto terreno barrete.jpg
  16.  # 18

    Tem de ir à Câmara, mas como tem a ruina, pode ter aí a hipotese. O caminho , parece-me nesta situação uma chatice que não dá para criar alternativa.
  17.  # 19

    pois a estrada é que está a "roubar" um grande bocado ainda mas mesmo assim dá bem para o que eu quero. a casa caída nao sei se terá caderneta porque no passado ouve umas "falcatruas" e os donos do terreno em questao foram muito progedicados. ja agora se a casa nao tiver caderneta para construir uma casa de raíz fica muito caro a nivel de papelada?
  18.  # 20

    1º tem de saber se pode construir aí.
    O que é para si "caro"?!
    Vai gastar dinheiro na construção, os projectos, o IMI, os juros do banco... as taxas camarárias, etc...
 
0.0176 seg. NEW