Colocado por: lfvmagalhaesBoas ao fórum,
Tenho uma pergunta a colocar que acho ser da mais importância (pelo menos para mim) no que toca à construção de uma habitação:
- Hoje em dia para fazer placas de piso já existe abobadilhas em EPS o que confere um bom isolamento térmico entre pisos, além de que o peso da própria placa será muito mais reduzido, agora a mimha pergunta tem em conta o inicio da construção (construção fisica digamos), numa habitação terrea, como é que se procede ao isolamento do piso do rc? e das sapatas?
Não sei se é isolamento ou neste caso se é impermeabilização, ou se é as duas.
Por exemplo, numa habitação de dois andares o facto de ter abobadilhas em eps, pode ser bom se por acaso optarem por um sistema de aquecimento de piso radiante certo? Como já tem as abobadilhas já não precisam de gastar mais na aplicação de isolamento certo ou errado?
O que gostava de saber era então como isolar o piso e sapatas e isso tudo, isolar e impermeabilizar, porque tenho ouvido falar muito em humidades por capilaridade e ascendentes e isso.
Abraço a todos
Colocado por: lfvmagalhaesCerto.
Mas então aquelas imagens em cima não é o piso terreo isolado? Porque muitas pessoas dizem que deve se fazer o isolamento da casa pelo Exterior, porque não faz sentido fazê-lo na parede dupla ou não sei quê, e depois dão o exemplo do Homem, quando temos frio vestimos casacos... mas então vestimos casacos e ficamos com os "pés" descalços? (pés - sapatas)
Aquilo que eu queria saber era se dava para isolar, respondido, é melhor fazer uma boa impermeabilização e uma boa drenagem, mas agora o seguinte:
-Casa com 10 cm de ETICS, placa do tecto em abobadilhas de EPS, e aquecimento com piso radiante... Ora visto esta estrutura o calor iria se dissipar pelo chão, já que nas paredes tinha 10 cm no tecto tinha também outros tantos e no chão só iria ter aqueles 3 cm do piso radiante... eu posso fazer o "piso terreo" com abobadilhas de EPS? Ou há outras soluções??
abraço
Luís Magalhães
Colocado por: tiago_ecoo calor tem tendencia a subir nao descer