Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

sem querer dizer asneiras penso que se chama a isso ensoleiramento geral =)
  2.  # 22

Precisamente
  3.  # 23

Então não quer dizer que seja necessariamente mais indicada para uma construção terrea, dependeria do tipo de terreno é isso?

Poderá ser indicada ou não mediante o terreno certo?

Então se me diz que isso é uma "sapata" grande, quer dizer que nas sapatas que vemos poderiamos utilizar este mesmo método para isolar as mesma ou não é indicado? (não sei se me fiz perceber)
  4.  # 24

Pode não ser a mais indicada mas não depende só do tipo de terreno. Talvez deva dizer que quando digo mais indicada refiro-me à relação eficência/custo, mas há outros factores que podem reverter a conclusão - exigências do método construtivo a utilizar, por exemplo.

quer dizer que nas sapatas que vemos poderiamos utilizar este mesmo método para isolar as mesma ou não é indicado? (não sei se me fiz perceber)

Deve ser problema meu mas ainda não entendi esse método.
  5.  # 25

mais uma vez correndo o risco de dizer asneira uma maneira que usei á uns anos para verificar o tipo de terreno era usar um Penetrometro e depois disso calculava-se a melhor solução pro caso!!
      1.jpg
  6.  # 26

Ora vou tentar explicar-me melhor, e fazer jus ao tópico:

- A tal laje de fundação elaborada daquela maneira que vemos nas imagens da página 1, todas as pontes térmicas estão eliminadas, já que o isolamento faz uma espécie de caixa onde só depois o "betão" (não sei se é betão ou se é outra coisa) irá para lá. Isto é, o que está em contacto com a terra é o isolamento (e aqueles plásticos da drenagem creio eu que seja isso) por isso, para além de estar isolada, não existe pontes térmicas nessa tal laje de fundação.

Ora nas sapatas que vejo aqui de construções de utilizadores do fórum da casa, faz-se a abertura do roço, depois coloca-se a brita / gravilha e os elementos de drenagem (não sei se é por esta ordem, mas pronto), e depois enche-se com betão e depois coloca-se a tal tela para a impermeabilização, ou aquela tinta asfaltica, mas isolamento nunca vi, vi impermeabilização sim, isolamento não.

Eu pergunto de usando a tal espécie de caixa que é usada na laje de fundação das imagens, nas sapatas, é claro que a dimensão dessa caixa só iria ser da dimensão da sapata ou aliás iria fazer a tal caixa para a sapata, e assim ficaríamos com a sapata isolada. Isto é viável? Isto faz-se?

Eu vou ver se consigo fazer uns 3d's para explicar a situação caso ainda a explicação esteja um pouco confusa (já que eu de termos técnicos não percebo nada).
  7.  # 27

Pode desde que utilize um isolamento com resistência à compressão superior à tensão introduzida pelas sapatas. Tenha também em consideração a diminuição da resistência térmica do isolamento provocada pelo contacto de humidades provenientes do solo ou da própria actividade de construção.
  8.  # 28

Não foi preciso um 3d, uma imagem chega.

Ora aquilo que eu depreendo daquele sistema da laje de fundação ou ensoleiramento esta na foto que vou colocar.

Não sei se falta o tal plástico para a impermeabilização e isso tudo, não tem os tubos da drenagem nem nada disso, é só aquilo que eu vi daquele sistema de isolamento daquela laje.

Pela imagem vemos que não existe uma unica ponte térmica já que o isolamento faz a tal "caixa" que eu digo.

PS.: em baixo da "brita" falta a terra que também está compactada como a brita esta compactada
  9.  # 29

Então o que o j cardoso está a querer dizer é que por exemplo, esta situação de laje de fundação é boa para por exemplo, construções em LSF, onde o peso da estrutura além de ser bastante menor o peso da mesma está a ser conduzido por todos os "pilares" da parede em LSF, e aí a compressão que essa laje iria ser sujeita é muito menor que a compressão das sapatas onde assentam pilares e depois vigas e depois toda a estrutura de alvenaria.

Assim dito de forma pouco "profissional" era isto que queria dizer?
  10.  # 30

Sim, acho que pode ser apropriada para esses casos
  11.  # 31

Então qual a solução para sem ser dessa maneira, já que muito provavelmente uma laje de fundação ou um ensoleiramento não é indicado para parede de alvenaria seja parede dupla ou parede simples já que o peso da mesma é muito, então qual a solução para se isolar a sapata e não haver ponte térmica entre a sapata e o "chão" da casa?
  12.  # 32

1 - O ensoleiramento pode ser usado com alvenaria sem problemas.
    2 - O isolamento das sapatas pode ser feito exactamente da mesma forma
  13.  # 33

Então o que é que define caso eu queira usar o ensoleiramento para uma construção com alvenaria, em que contexto posso usar e não posso usar?

Tem a ver com terreno? Nível freático? Tipo de terreno (se terra mais "dura" ou terra que parece areia)?
  14.  # 34

aqui temos acho que é sapatas e não laje de fundação, apesar de ser a mesma coisa, eles próprios "constroem" a caixa.

15.  # 35

Não há nada que o impeça de usar o ensoleiramento.
  16.  # 36

só tem uma coisa que me intriga no isolamento da sapata, então até nas casas de betão vemos formigas a entrarem e fazem das suas, e no xps de isolamento?!, acho demasiado perigoso, pois a estrutura da casa assenta sobre o isolamento.

Não sou contra, até acho muito bem feito, pois assim garante o coeficiente de conforto, mas e as formigas?!

Já vi imensas imagens na internet das ditas formigas a devorarem os isolamentos. Alguém para me elucidar?
      formigas etics.jpg
  17.  # 37

Nesses videos que coloquei em cima eles cobrem o isolamento com um plástico, que também serve de barreira contra as águas e isso tudo... Agora relativamente a essa questão em concreto não sei, pois este sistema não sei se existe assim há muito tempo, de modo que se tenha conhecimento de problemas... Mas isto sou eu a dizer que não estou dentro do "mundo" da construção nem faço parte do mesmo, por isso é que expus este caso.

E até digo mais, não digo que vou utilizar este ou outro sistema porque poderá haver outras maneiras de isolar a sapata e corrigir a ponte térmica com o "chão" da casa, coisa que eu não consigo perceber como poderá haver uma correção da ponte térmica quando esta é contínua.

Se alguém souber, partilhe a informação :).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  18.  # 38

Colocado por: Flaviano742Já vi imensas imagens na internet das ditas formigas a devorarem os isolamentos

Malditas/os EPS,s formigas.))
  19.  # 39

Sim também já tinha lido que no caso do etics, se não a aplicação correcta dos materiais não for tida em conta pode provocar essas anomalias
  20.  # 40

Colocado por: lfvmagalhaesSim também já tinha lido que no caso do etics

A culpa é toda do Anonimo16062021..

0.0252 seg. NEW