Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

sim essa parte eu já percebi.

o que eu queria perguntar era:
    Cobertura: vai isolar por cima ou por baixo?
    Paredes: ETICS / DUPLa ou ITICS? :-)
    Pavimento: contacto com solo? ou com desvão sanitário?
  2.  # 82

Tenho em mente que tudo seja pelo "exterior".

Vindo das sapatas o isolamento a dar continuação ao ETICS acabando na cobertura sem nunca desligar esse "envelope".

É que agora começam a aparecer casas passivas ditas "normais":
    http://hammerandhand.com/_blog/Field_Notes/post/new-home-the-karuna-house-featured-in-photos-by-jeremy-bittermann-photography/

É aí que tenho tirado grande parte da informação sobre fundações etc etc etc.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: damned
  3.  # 83

sim, dentro dessa filosofia, é uma mais valia manter a continuidade...
  4.  # 84

Exactamente.

Porém não estou a dizer que usarei a mesma quantidade de isolamento, isto é, os mesmos centímetros em todas essas partes: sapatas, paredes, cobertura...
  5.  # 85

sim.

pode ir reduzindo, (de cima pra baixo)
  6.  # 86

Exactamente. A cobertura teria uma maior quantidade e nas sapatas menor.

tudo isto teria de funcionar em conjunto com outros factores claro está, mas se não estiver este "factor" correcto, então os outros já estarão mal à nascença
  7.  # 87

sim. um dos pontos chave das habitações passivas, é que esse "envelope" não tenha qualquer interrupção no isolamento, seja em corte, seja em planta.
    se não cumprir esse requisito, já não consegue o Certificado de Habitação Passiva, mas julgo que também não quer ir tão longe... :)

se realmente quer isolar termicamente as sapatas, a minha sugestão é que as faça o mais simples possivel, dependendo das condições do solo e da geometria da casa, mas por exemplo um ensoleiramento geral, ou sapata continua, para que seja mais simples meter o isolamento e a impermeabilização.
  8.  # 88

Como disse atrás não pretendo uma casa passiva pois essas não é só o isolamento que interessa, para essas entra também a estanquecidade do ar, não pode haver mais do que 0,6 (não sei ao certo se é este valor) renovações de ar, digo que não sei ao certo porque todas as que "sigo" andam na casa dos 0,2... 0,25...

Mas sim as sapatas de um modo mais simples, aquelas sapatas corridas consegue-se fazer aquilo que pretendo, isto é, acho eu...
    Depois a laje de chão ou assim, é também é envolvido no "envelope".
  9.  # 89

Colocado por: lfvmagalhaesExactamente.

Porém não estou a dizer que usarei a mesma quantidade de isolamento, isto é, os mesmos centímetros em todas essas partes: sapatas, paredes, cobertura...

Por vezes frequento uma cave de uma habitação, que não tem qualquer isolamento e climatização na cave. Posso afirmar que é fresquinha no Verão e quente no Inverno.

Agora pergunto, se tivesse sido feita com isolamento térmico, melhorava ou piorava o comportamento que descrevi acima?
  10.  # 90

Colocado por: alexpPor vezes frequento uma cave de uma habitação, que não tem qualquer isolamento e climatização na cave. Posso afirmar que é fresquinha no Verão e quente no Inverno.

Agora pergunto, se tivesse sido feita com isolamento térmico, melhorava ou piorava o comportamento que descrevi acima?

o facto de estar enterrada é uma vantagem em termos de desempenho térmico, uma vez que o terreno envolvente reduz as perdas térmicas. se ainda lhe acrescentarmos isolamento, melhoramos o desempenho.
  11.  # 91

Colocado por: fernandoFerreira

o facto de estar enterrada é uma vantagem em termos de desempenho térmico, uma vez que o terreno envolvente reduz as perdas térmicas. se ainda lhe acrescentarmos isolamento, melhoramos o desempenho.

será? é que o terreno envolvente não está propriamente a isolar, mas sim a fornecer "geotermia".
    Concordam com este comentário: PMMA
  12.  # 92

pois... pode ter razão. vai depender das temperaturas (interior e do solo envolvente)
  13.  # 93

Caro alexp, eu não sei se é tão verdade pura como assim, porque digo o mesmo, a casa dos pais tem cave totalmente enterrada, e sim de Verão é fresquinha e é um bom porto de abrigo àqueles dias de calor "infernal", agora no Inverno, ela continua fresquinha... Não fica com uma temperatura de 20 graus por exemplo...

As caves terão sim é um comportamento em termos da temperatura "igual" durante todo o ano, isto é, se calhar estarão cerca de 5 graus "diferenciados":

Verão: 23 graus
    Inverno: 18 graus...

Atenção e eu repito:
    Eu não sou nenhum expert na área... Mas por aquilo que vejo, se fosse assim tão verdade como diz, então porque é que nas casa passivas se usa cerca de 10 cm em isolamento nas caves? Por alguma razão é, assim como também já tive "discussões" sobre vidros triplos e vidros duplos, onde dizem que não há "diferenças" seja assim ou seja assado, mas não é isso que vejo quando realmente existem exemplos de construções assim...

Aquilo que tenho em experiencia em relação à cave dos meus pais é que de Verão é o local mais fresco da casa, mas igualmente de inverno é o local mais fresco da casa, no inverno a cave não é o local mais quente como quer fazer ver, isto é, estou a falar na cave dos meus pais.
  14.  # 94

E mais, eu não sei se é mesmo assim ou não... Mas as situações que vi sobre energia geotérmica não são enterradas apenas a 3 metros de profundidade (mais ou menos a profundidade de uma cave, se estivermos a falar do chão da casa com 2,7 metros de pé direito etc etc...)

Acho que já li coisas como + de 7 metros ou assim... Mas ainda vou ver se encontro isso.
  15.  # 95

"A uma profundidade de 17 a 20 metros a temperatura do subsolo se estabiliza ao redor dos 17º"

Por isso 3 metros não é nada....
  16.  # 96

A 4 metros de profundidade temos oscilações de cerca de 3 graus, onde a temperatura nunca passa dos 17 e podendo descer até aos 14.
  17.  # 97

provavelmente a cave dos seus pais é mais fria de inverno porque deve ter muita área de contacto com o exterior, ou muita ventilação.

na minha casa se eu não tiver o aquecimento ligado, tenho sempre um ambiente melhor na cave do que no rés do chão. não quer dizer que esteja lá quente, mas estão sempre 2 ou 3 graus de diferença, sensivelmente.
  18.  # 98

Certo, mas não se pode falar em energia geotermica nessas condições... Para isso teria de ser uma cave bem mais funda, do que os 3 metros ou 3,5 metros...

E mais, essa informação que dei relativamente a energia geotermica é facilmente vista numa pesquisa na internet, pelo que esses 4 metros que falei é referente para o "enterro" de tubos de circulação da água... Pelo que eles ficam totalmente envolvidos em terra... O mesmo não acontece nas caves... estão ladeadas de terra mas a parte de cima é casa não é terra.... O que eu quero com isto dizer é que para não haver grandes oscilações da temperatura o objecto deveria estar com 3 a 4 metros de "terra por cima".

Por isso é que digo que as caves são sim um local que tem um bom desempenho, desempenho esse que seria bastante melhorado com a adição de isolamento...
  19.  # 99

Geotermia acontece a partir do momento em que o solo transfere energia para utilização. Não existe nenhuma norma que diga que tem de ser 20 graus, ou 500mt de profundidade.

Para mim é simples, quando numa noite de Inverno, as paredes da habitação enfrentam temperaturas de 0 a 5 graus, enquanto a laje do R/C enfrenta 14, ou numa tarde de Verão, com as paredes exteriores a 40 graus, e a laje a 17, existe geotermia.
  20.  # 100

Então não percebo porque é que não enterra um tubuzinho de água a 10 cm de profundidade e começa a usar a geotermia...

Mas o que é que se pode fazer? Como disse, basta uma pesquisa no google "energia geotermica" e vê o que lhe aparece...
    Nem vale a pena estar a dizer mais nada

Felicidades com a sua cave geotermica.

0.0319 seg. NEW