Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou prestes a comprar um terreno, zona de Odivelas, para iniciar projecto de construção.
    Parece-me que a opção pela CasaPronta é a mais indicada, mas depois de ler vários artigos, não fiquei com ideia clara dos custos. Do IMT, IS e custos de escritura. Custo do terreno é de cerca de 60 000 €. Não há financiamento envolvido, mas vendedor tem hipoteca sobre o terreno.

No site da Casa Pronta vi que os custos administrativos devem ser de:

375€+impostos, se no “Casa Pronta” for efetuado apenas um registo (ex.: a maioria dos casos de compra e venda sem financiamento bancário e a maioria dos casos em que se procede à transferência do empréstimo para compra de casa de um banco para outro)

Em termos de impostos, ouvi referências a alterações em 2013, mas não consegui ainda confirmar. Que formas existem de baixar os custos nesta fase? Isenções de IMT, IS, existem?

Obrigado,
    António
    •  
      GF
    • 27 janeiro 2013

# 2

Faça num notário e peça para o custo ser o mesmo que lhe cobram no casapronta (muitos acompanham o valor, sem cobrarem mais).
    Tendencialmente/teoricamente, terão mais capacidade e conhecimento para lhe assegurar uma aquisição sem problemas.
    •  
      FD
    • 28 janeiro 2013

# 3

Colocado por: antoniolxQue formas existem de baixar os custos nesta fase? Isenções de IMT, IS, existem?

Que eu tenha conhecimento, não.
    Atenção ao IMT que é diferente num terreno urbano e num rústico: de 5% no rústico e 6,5% no urbano.
  2.  # 4

A escritura é dentro de cerca de duas semanas. O IMT é de 6.5%, como referiu FD.
    Por acaso fiquei curioso se haverá alguma forma do IMT não ser pago, pois vai tratar-se do terreno onde vou construir para habitação própria e permanente... Mas para todos os efeitos é apenas um terreno...

Obrigado,
    António
  3.  # 5

E a respeito de:
    Colocado por: antoniolxvendedor tem hipoteca sobre o terreno

Já está tudo resolvido?
  4.  # 6

Colocado por: mafgodE a respeito de:

Já está tudo resolvido?

Sim. O Banco dele vai também.
    •  
      FD
    • 1 março 2013

# 7

Colocado por: antoniolxPor acaso fiquei curioso se haverá alguma forma do IMT não ser pago, pois vai tratar-se do terreno onde vou construir para habitação própria e permanente... Mas para todos os efeitos é apenas um terreno...

Que eu saiba não. Não paga IMT pela casa, não se esqueça... por isso é que paga mais pelo terreno.
  5.  # 8

Compra efectuada. IMT foi de 6.5% mais Imposto de Selo.
    António
  6.  # 9

antoniolx, quanto pagou de IS?
  7.  # 10

Viva bel99, o imposto de selo equivale a 0,8% do valor pelo qual escriturar o terreno.

0.0146 seg. NEW