Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: de jesus mendesExatamente a questao é VMC!e nao desumificadores e trinta por uma linha! se tiver uma VMC( nao esquecer tambem o isolamento interno e externo da cas) que funçione basta é o suficiente para que essas condençaçoes nao existem mais em casa, temos temperaturas de amplitude de 35 no verao a - 17 no inverno


    Desculpe a minha ignorancia, mas não entendo o que seja VMC.
    • eu
    • 25 fevereiro 2013

     # 2

    Colocado por: Victor Pintoe o que acontece é que no peitoril aparece realmente muito mais condensação pois é em mármore

    Esse peitoril está em contacto com o exterior, certo? Então a condensação aí é fatal... só agora é que começam a fazer corte térmico nas pedras...
  2.  # 3

    VMC = Ventilação mecanica controlada
    • eu
    • 25 fevereiro 2013 editado

     # 4

    Colocado por: Victor Pintomas não entendo o que seja VMC.

    Vento com Mofo e Cheiro.

    Também há quem lhe chame Ventilação Mecânica Controlada...
  3.  # 5

    Colocado por: eu
    Esse peitoril está em contacto com o exterior, certo? Então a condensação aí é fatal... só agora é que começam a fazer corte térmico nas pedras...


    Certissimo!! O peitoril está em contacto com o exterior.

    Será que é possivel isolar a pedra?E isso ajudaria?
  4.  # 6

    Pela experençia que temos aqui a nivel de isolaçao e VMC, o frio exterior nao tem nada a ver com o sistema de condensaçao, voces ai teem um grande problema de extraçao do ar ambiente..a maioria de todos os apartamentos e casa aqui nesta regiao bastante fria no invernoé, isolaçao adequada interior exterior, e VMC appropriada para a extraçao do ar interior, nunca vi tantos problemas com condensaçao como aqui no forum da casa, obviamento relembro mais uma vez, o posto principal numa casa aqui é a isolaçao interior exterior acuplado com o aquecimento e a extraçao do ar VMC, se esses tres parametros forem bem pensados garanto que todas essas humidades e condensaçoes nao exitem mais, nao é preciso ser o grande cientifico para comprender!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Victor Pinto
  5.  # 7

    Colocado por: lfvmagalhaesVMC = Ventilação mecanica controlada


    Obrigado, pela explicação.

    O local em si, é muitissimo húmido, e por mais tentativas que possa tentar fazer, para debelar as condensações, estou a vêr que é impossivel, até mm com janelas térmicas e com vidros triplos, e ar-condicionado, pois estou a ver que só falta forrar as paredes por dentro.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  6.  # 8

    Acho piada como agora vem os experts dizer que a VMC é melhor que a banha da cobra!!
    Mesmo reconhecendo algumas virtudes gostava de saber como é que montam vmc em casas já existentes sem partir muita coisa , e/ou meter tectos falsos etc..
    Não é assim tão simples...
  7.  # 9

    nao é ser experts qual carapuça, quando se constroi uma casa nao é ;so a mania de a casar ser muito bonita como a maioria ai, uma casa tem de ser bem pensada, aqui é um factor primordial! e é clima que dita todos esses promenores de isolaçao e extraçao, incluindo aquecimento
    • eu
    • 25 fevereiro 2013

     # 10

    Colocado por: Victor PintoSerá que é possivel isolar a pedra?E isso ajudaria?

    Em princípio é possível, mas dá muito trabalho: é preciso tirar a caixilharia fora, fazer um corte na pedra, isolar e voltar a colocar a caixilharia. Não sei se vale a pena ter tanto trabalho...

    Mas que resulta, resulta... as minhas pedras foram todas feitas assim e não há há condensação nas pedras (mas há nos vidros das janelas da suite).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Victor Pinto
  8.  # 11

    Boas não vale muito pensar em grandes soluções pois com estes últimos dias é impossível não aparecer humidade eu nas minhas janelas da marquise que tem vidro duplo alumínio de corte térmico e todas as manhas os vidros estão cheios de humidade e o teto que foi pintado no verão com anti fungos esta tudo negro .
    • eu
    • 4 janeiro 2014 editado

     # 12

    Por aqui também se nota alguma condensação, mas apenas nos caixilhos e nos vidros (as paredes e tetos estão impecáveis).

    A humidade do ar a 100%, os banhos com água muito quente e a temperatura exterior abaixo de 5 graus tornam a condensações nas janelas inevitáveis...
    Concordam com este comentário: joao paulo
  9.  # 13

    Colocado por: eu

    Mas que resulta, resulta... as minhas pedras foram todas feitas assim e não há há condensação nas pedras (mas há nos vidros das janelas da suite).


    No pior quarto da minha casa (basicamente o quarto está fora da casa, no primeiro piso, unido apenas por uma parede) retirei a caixilharia, cortei a pedra de baixo (o resto em toda a volta não foi cortado) e enchido com isolante. Neste momento noto alguma diferença, mas bastante pouca. Se fôr necessário / útil posso à noite ir medir, mas tenho a ideia de ser 3º / 5º ...
  10.  # 14

    Muita chuva sol onde andas tu e casas com pouco isolamento,resultado humidade sera que uma casa de madeira resulta?
  11.  # 15

    diferenças de temperatura int/ext, respiração dos ocupantes, revestimentos/materiais com pouca (nenhuma) capacidade de difusão de vapor, falta de ventilação, resultado condensações. isso sim.
    Concordam com este comentário: joao paulo
  12.  # 16

    Este tema da condensação nas janelas é algo complicado.
    As minhas janelas têm vidros expostos para o exterior, sem nenhum estore ou pressiana; têm portadas interiores.
    Só tenho condensação (mas é muita) nas janelas dos quartos onde dormimos; nas restantes não há qualquer condensação.
    Será que com um vidro triplo de qualidade resolvo o problema?
  13.  # 17

    Colocado por: DPSilvaSerá que com um vidro triplo de qualidade resolvo o problema?
    resolve se parar de respirar durante a noite!!!
    Concordam com este comentário: dedao
  14.  # 18

    As paredes da minha suite até escorrem água... :D e tb o teto da wc ficou logo com as pintitas pretas... (os meus banhos de 30/40min não perdoam :D ) é normal se a água não tem saída fica dentro da casa, agora isolamos tanto a casa por causa da energia perdida a aquecer que temos de comer com a humidade criada nos banhos, cozinha, respiração,... a ventilação resolve ou ajuda a resolver mas o ar exterior nestes dias também está carregado de humidade... eu vou resolvendo com o desumidificador, acho que resulta 5*... pensei em meter ventiladores nas wc mas não me agrada a ideia, para além de terem todas janela e poder abrir quando achar que vale a pena, o ventilador vai retirar ar quente da casa... ar quente que custa energia... a humidade também custa energia para retirar mas a função de desumidificar gasta muito menos energia que a de aquecer...
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
  15.  # 19

    Colocado por: GT_racingeu vou resolvendo com o desumidificador, acho que resulta

    Exacto!


    Patrícia Silva
  16.  # 20

    Já experimentei o desumidificador e não resultou. Em quatro horas nem 250mml de água gerou...
    Todos os dias ventilamos a casa várias horas com as janelas basculantes...
    Será que com um bom isolamento térmico nos vidros não consigo minimizar o problema?
    Se calhar vou mesma testar numa delas; no máximo estrago uns euros.
 
0.0205 seg. NEW