Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: loverscoutsim tenho conhecimento de causa..... (alias nao falo daquilo que nao sei)

    mas em que é que isso beneficia o cliente? em nada.... zero.... pelo contrario...obriga a que o cliente tenha no minimo 50% do valor da casa, em capitais proprios....

    ora é outra forma encaputada de dizer aos clientes que so ha emprestimos se o cliente tiver guita.....


    Eu penso que até pode beneficiar, isto é...o LTV tem a ver com a avaliação sobre a casa depois de pronta...a casa é avaliada em projeto, e embora os bancos estejam a avaliar por baixo, dependendo do projeto, até é possível obter um orçamento de construção de metade da avaliação final(logo, se conseguirem - temos então um LTV a 50%)...
    No meu caso...obtive emprestimo para terrenos há 2 anos...através de um multi-opções...para construção...farei um empréstimo apenas para o valor real da construção, sabendo que tenho orçamentos superiores ao que escolhi...o orçamento que eu escolhi será 60% do valor do orçamento mais alto que eu rejeitei...Portanto, tenho aí um LTV de 50 a 60%...Porque construo uma casa que foi orçamento a 100%...e faço-a por 60%...e por conseguinte contrui uma casa por x...quando ela foi avaliada por 2 vezes X.
    portanto...se é moda esta do LTV...penso que pode ser vantajoso dependendo de cada caso e de cada orçamento...
    Mas, isto é um bocado complicado estar aqui a exemplificar...e tudo depende do balcão do banco...Spread de 3 para cima é demais...e o spread justo seria de facto - 2%...vamos a ver!
    Já agora...diga-me algum banco que esteja a dar spread de 2%?
    Obrigado!;)
  2.  # 22

    soube de casos destes, no BBVA, Deutsche e Santander


    mas deixe-me ja que lhe diga que com essa confusao toda tem tudo para se dar mal..... na realidade o que voce esta a fazer é aldrabar o banco! apresentou um orçamento de valor X para ter uma aprovação de credito superior....e na realidade vai fazer o orçamento Y..... nem sequer lhe vou dizer os riscos que voce corre em fazer isso.....

    depois choram-se.....e chamam nomes aos bancos...
  3.  # 23

    Colocado por: loverscoutsoube de casos destes, no BBVA, Deutsche e Santander


    mas deixe-me ja que lhe diga que com essa confusao toda tem tudo para se dar mal..... na realidade o que voce esta a fazer é aldrabar o banco! apresentou um orçamento de valor X para ter uma aprovação de credito superior....e na realidade vai fazer o orçamento Y..... nem sequer lhe vou dizer os riscos que voce corre em fazer isso.....

    depois choram-se.....e chamam nomes aos bancos...


    Loverscout...

    Antes de mais...não lhe fica bem..dizer que vou/estou a aldrabar(?)...o banco???vamos lá ter respeito...Eu talvez não me tivesse feito entender, mas também não vou explicar-me melhor...porque o senhor entornou o caldo...E não admito faltas de respeito...Desculpe lá...Uma boa tarde para si!Ora essa...
  4.  # 24

    Colocado por: loverscout

    nao é bem assim.....e quase de certea que estão aqui a faltar detalhes, o processo deve ter sido tratado num só.... o facto de ter comprado o terreno e mais tarde iniciar a construção, algo me diz que o processo em causa é so um...... e assim sendo o banco nao empresta dinheiro apenas com base no terreno, mas tambem no projecto que foi apresentado e devidamente avaliado pelas avaliadoras do banco em causa.....

    para nao complicar, a garantia nao é apenas o terreno, mas sim o terreno e a casa....neste momento apenas existe o terreno, mas tambem apenas foi libertado parte do dinheiro para compra do terreno (os bancos nao emprestam a 100% para compra de terrenos, de forma directa)

    eu fiz o mesmo com o meu processo..... pedi o dinheiro todo do negocio que englobava compra de terreno e construção..o processo foi tratado num só na fase de avaliação, posteriormente escriturei o terreno paguei o terreno ao construtor, e de seguida dei andamento aos projectos, e quando tive a licença de construção fiz a escritura do credito para a construção e processou-se a questão das tranches.....

    este tipo de processo (com a compra do terreno) nao é muito normal uma vez que os bancos apenas querem emprestar 40 a 50% do valor do terreno......mas faz-se...



    O terreno foi comprado sem qualquer projeto de construção. Foi comprado nessas condições porque surgiu a oportunidade de um bom negócio, o terreno estava a um bom preço. O banco avaliou o terreno e financiou 80€ dessa avaliação.

    Só passados estes 3 anos é que demos seguimento ao projeto. Foi feita nova avaliação, mas desta vez com projeto feito, para o financiamento à obra.
  5.  # 25

    Colocado por: mgpedro


    O terreno foi comprado sem qualquer projeto de construção. Foi comprado nessas condições porque surgiu a oportunidade de um bom negócio, o terreno estava a um bom preço. O banco avaliou o terreno e financiou 80€ dessa avaliação.

    Só passados estes 3 anos é que demos seguimento ao projeto. Foi feita nova avaliação, mas desta vez com projeto feito, para o financiamento à obra.

    Exactamente...foi também nestes moldes que eu próprio fiz...Compra de terreno para habitação com 80% do financiamento feito sobe a avaliação do banco...e passados 2 anos...nova avaliação para o projeto...e cujo financiamento será de 80%...
    Não sei..é se neste momento estão a fzer este tipo de empréstimo para terrenos..
  6.  # 26

    Colocado por: jokersmile

    Loverscout...

    Antes de mais...não lhe fica bem..dizer que vou/estou a aldrabar(?)...o banco???vamos lá ter respeito...Eu talvez não me tivesse feito entender, mas também não vou explicar-me melhor...porque o senhor entornou o caldo...E não admito faltas de respeito...Desculpe lá...Uma boa tarde para si!Ora essa...


    se eu nao fosse bancário....ate embarcava na sua lenga lenga..... mas coisas como aquela que voce aqui apresentou, ha muitas e piores até......é a chamada chico espertice.....(os bancos nao sao infaliveis, mas tarde ou cedo certas situações sao detectadas....e depois os clientes choram-se)

    a si é que nao fica bem vir a publico dizer que apresenta um oprçamento X para obter uma avaliação Y, para depois utilizar o orçamento A...... isto na minha terra é uma aldrabice..... mas ja lhe disse.... avance com essa ideia....e vai ver as suspresas que vai ter......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  7.  # 27

    Colocado por: loverscout

    se eu nao fosse bancário....ate embarcava na sua lenga lenga..... mas coisas como aquela que voce aqui apresentou, ha muitas e piores até......é a chamada chico espertice.....(os bancos nao sao infaliveis, mas tarde ou cedo certas situações sao detectadas....e depois os clientes choram-se)

    a si é que nao fica bem vir a publico dizer que apresenta um oprçamento X para obter uma avaliação Y, para depois utilizar o orçamento A...... isto na minha terra é uma aldrabice..... mas ja lhe disse.... avance com essa ideia....e vai ver as suspresas que vai ter......
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jokersmile


    Se eu apresenatar um orçamento ao banco...e acabar por fazer a casa por menos...acha que isto é aldrabice?Aldrabice é o que faziam antes...a casa valia 100 mil e emrestavam 15o mil...para carro, para viagens, para mobilia...Agora entregar um orçamento e depois ser capaz de fazer o mesmo projeto com menos dinheiro...ter no final a liçensa de habitação...com tudo em dia...Onde está o problema???
  8.  # 28

    Colocado por: jokersmileacha que isto é aldrabice?

    Se na memória descritiva disser que o pavimento é em soalho de sucupira maciça, e depois você aplica um flutuante de 10€, .....
  9.  # 29

    Colocado por: Picareta
    Se na memória descritiva disser que o pavimento é em soalho de sucupira maciça, e depois você aplica um flutuante de 10€, .....


    Boa noite Picareta!;)

    Não eu disse...projeto exatamente igual...se no caderno de encargos estiver soalha X...eu meto este soalho X...se disser a torneira Y...eu meto a torneira Y....etc, etc.
    E só para completar...eu nunca faria isto à revelia do banco...até porque tenho algumas dúvidas sobre todo o processo de concessão de crédito para construção...Daí...até se concretizar o que expôs...depende muito das minhas dúvidas a tirar com o meu gestor de conta!
    Agora...lamento...que o loverscout venha dizer que fica mal eu estar a dizer em público, o que disse sobre o referido...Eu estou aqui no fótum, exactamente para obter feedback...Ele não me deu nenhuma explicação em concreto ( uma vez que diz ser bancário...)...e vem dizer que é uma aldrabice...que fica mal???
    Fica mal...e vir para aqui dizer como se assalta um banco...como se pôe um carro a funcionar sem chaves, como se arromba um multibanco...isto sim, fica mal!
    Até que me prove em contrário...não fico esclarecido...
    Se o banco tem conhecimento do projecto...se avaliou o mesmo e achou conforme...se o cliente cumprir com o que está estabelecido no caderno de encargos...onde está a aldrabice?Não entendo...?
    Aldrabices fazem os bancos com o dinheiro dos contribuintes...injectado pelo governo....e que ainda serve para além de jogar na bolsa...ainda dá para conceder spreads de 0 a 0,2 aos seus funcionários!
  10.  # 30

    Já agora, uma questão:

    Aprovado que está o financiamento para a construção da nossa moradia, quanto tempo nos dá o banco para iniciar a obra e para a finalizar?

    Obtivemos o ok do banco para o financiamento que pedimos, mas queríamos poupar mais uns trocos até iniciarmos a obra. Precisamos de alguma liquidez para o recheio e burocracias inerentes a registos e licenças, etc...
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2013

     # 31

    Colocado por: mgpedroAprovado que está o financiamento para a construção da nossa moradia, quanto tempo nos dá o banco para iniciar a obra e para a finalizar?

    Dá o que o banco entender, é uma condição livre, cada um faz o que quer ou o que foi acordado entre ambas as partes.
    Convém que saiba antes de assinar o contrato.
    E se está à espera de demorar 1 ano a construir a casa, conte pelo menos com 1 ano e meio.

    Normalmente, o banco dá 2 anos.
    Concordam com este comentário: jokersmile
  11.  # 32

    Boas tardes a todos,

    Após a aprovação pelo banco do crédito à habitação para a construção, quanto tempo poderá demorar a celebrar o contrato (chamada escritura)?
  12.  # 33

    Colocado por: mgpedroBoas tardes a todos,

    Após a aprovação pelo banco do crédito à habitação para a construção, quanto tempo poderá demorar a celebrar o contrato (chamada escritura)?


    Boas tardes...
    penso que depende da disponibilidade do banco e do cartório...
    ;)
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2013

     # 34

    Mas, deve ser uma coisa relativamente rápida, nunca mais de 1 a 2 meses a não ser que haja alguma coisa "pendente".
  13.  # 35

    Colocado por: FDMas, deve ser uma coisa relativamente rápida, nunca mais de 1 a 2 meses a não ser que haja alguma coisa "pendente".


    1 a 2 meses???? tanto tempo???
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2013 editado

     # 36

    Colocado por: mgpedro1 a 2 meses???? tanto tempo???

    Nunca mais, foi o que eu escrevi. É preferível contar com mais que com menos, certo?
    Até pode ter o dinheiro numa semana mas, se não o tiver e eu lho tivesse dito, ficava mais contente?
    Além disso, vivemos tempos "difíceis" para a banca, eles andam a "sobreanalisar" tudo e todos...
  14.  # 37

    Olá,
    Tenho lido alguns tópicos sobre o assunto mas continuo com algumas dúvidas...
    No nosso caso vamos fazer um empréstimo para construção de um imóvel de banco em que se trata de um terreno com uma construção (moradia não terminada e sem licença de habitação). Já foram feitos os contactos com a câmara e o projecto só não teve conclusão porque o construtor fez a cave maior do que estava no projecto. De resto está tudo ok pela câmara... já foi confirmado.

    As nossas dúvidas são:
    1. o IMT que se paga no empréstimo de construção, escriturando o terreno, tem de se voltar a pagar quando se fizer nova escritura agora para a moradia?
    2. o empréstimo após a conclusão das obras finais e da obtenção da licença de habitação dizem que será alterado para aquisição de habitação própria permanente... teremos de pagar novamente impostos sobre esta alteração?
    3. é possível fazer o empréstimo de aquisição de habitação própria permanente directamente sobre o terreno ou só mesmo sobre a moradia/habitação após licença?

    Obrigada pelos vossos esclarecimentos.
 
0.0212 seg. NEW