Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Comprei casa há três anos, e durante o primeiro ano paguei o condominio, até ao dia em que fiz uma queixa.
    As casas originalmente teriam varandas abertas, mas quando a comprei já tinha a varanda fechada e sala a todo o comprimento. um dia em pleno inverno num dia de chuva eis o que acontece, começa a entrar água na sala por uma das pontas da janela da varanda, e não são apenas uns pinguinhos é a potes, fico com a sala alagada em água mesmo junto a tomadas de electricidade, foi então que resolvemos verificar o problema, eis então que tudo isso se deve ao facto de na zona exterior do prédio mesmo por cima da ponta dessa janela faltar um bom pedaço de cimento, dei conhecimento ao condominio e cheguei mesmo a pedir ao administrador para ir lá a casa ver o estado da sala, a resposta que obtive foi que não se responsabilizavam pelo arranjo da parede do prédio porque inicialmente ali eram varandas abertas e não fechadas, que não tinham nada a ver que os antigos condónios tivessem fechado a varanda e prolongado a sala.
    Esta resposta por parte do Administrador é credivel?

    Como deixei de pagar o condominio á dois anos, estão a por-me entre a espada e a parede, será que o podem fazer?
    O condominio foi criado pelos próprios moradores e não por uma empresa credenciada, não existe qualquer contrato, e os proprietários que vivem fora do país não pagam o condominio, parece-me injusto que assim seja já que entretanto foi reparado o telhado e remodelado a entrada do prédio.
    tenho mesmo que pagar o condominio??? e quais as consequências se não o fizer???
  2.  # 2

    O pagamento das quotas é uma obrigação de todos os condóminos (mesmo dos que não moram no prédio), pelo que, não pagando há 2 anos, a administração pode levá-lo a tribunal. Nesse caso, não só terá de pagar as quotas em atraso, com as eventuais penalizações previstas no Regulamento do Condomínio, bem como as custas com o processo.

    Quanto ao problema da sala, parece-me razoável fazer com o antigo proprietário que fechou a varanda. E, já agora, confirmar se este pediu autorização do condomínio para o fazer.

    Espero te ajudado.
  3.  # 3

    Obrigado pelo esclarecimento.

    de qualquer maneira só estou por pagar o condonimo á dois anos porque se recusam a resolver o problema, todos os andares tem as varandas fechadas, inclusive a do administrador, e acho que é só por falta de vontade, acredito que se o problema fosse na varanda dele o problema já estaria resolvido.
    um dos meus vizinhos do ultimo andar reclamou de humidade e o administrador prontificou-se logo a mandar arranjar o telhado, ora se ele não tem nada a ver com o facto de eu ter a varanda fechada, eu tambem não tenho nada a ver que o meu vizinho tenha humidade ele que pinte a casa todos os meses, ou será que toda essa prontidão se deve ao facto de o administrador e a mãe do meu vizinho do ultimo andar que por acaso mora á vários anos no prédio ao lado serem SUPER amiguinhos, é que eu sou a unica inquilina recente pois todos os outros são moradores desde a construção do prédio ou então familiares dos moradores dos prédios vizinhos, e como tal todos se conhecem.
  4.  # 4

    A minha sugestão é:

    Pague o condomínio em atraso e mantenha sempre as suas quotas em dia. Assim não têm por onde a acusar.
    Quanto à humidade do vizinho do último andar, se o problema tinha origem nas partes comuns, cabe ao condomínio arranjar e suportar os custos. Nesse caso, as obras necessárias, bem como os respectivos custos, têm de ser aprovados pela assembleia.
    Quanto ao seu problema, tem de saber primeiro se este tem origem nas partes comuns ou não. Isto determinará de quem é a responsabilidade.

    Boa sorte.
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2009 editado

     # 5

    São coisas separadas.

    Não pode fazer as coisas no sentido de: não me resolvem o problema, deixo de pagar.
    Aconselho-a a pagar as quotas em atraso e depois então, se ainda não resolveu, resolver o seu problema.

    Mas, na minha opinião - não estou a ver fotos da sua infiltração - faz todo o sentido que se houve alterações que não foram aprovadas pelo condomínio, quem as fez seja responsabilizado pelas mesmas. Se foi você ou não é indiferente - o condomínio não pode arcar com as responsabilidades dos condóminos sempre que uma casa muda de dono. Quando compra a casa, compra tudo o que ela representa e o que o anterior dono fez dela.
    Seria a mesma coisa que se eu chegasse ao telhado, instalasse lá uma parabólica e os furos que fizesse para a fixar deixassem passar água para o último andar. Quem é que acha que deveria ser responsabilizado?

    Já agora, apenas para que fique melhor informada, os "condomínios" devem/podem ser criados e geridos pelos próprios condóminos, não há nada de errado nisso. Mais, não existem empresas credenciadas, pois não existe nenhum organismo que as possa credenciar, se bem que não deve faltar muito...

    Consequências? Penhora do que tiver para penhorar, seja ordenado, casa, carro, etc...
  5.  # 6

    Colocado por: msmartinstudo isso se deve ao facto de na zona exterior do prédio mesmo por cima da ponta dessa janela faltar um bom pedaço de cimento


    Tudo se pode resumir a isto: a "zona exterior" de que fala é fachada do prédio, é uma pala de cobertura constante do projecto ou qualquer outro elemento estrutural ? Se se trata de algo que faz parte da estrutura original do edifício, essa reparação é indiscutivelmente comum e consequentemente da responsabilidade do condomínio.




    um dos meus vizinhos do ultimo andar reclamou de humidade e o administrador prontificou-se logo a mandar arranjar o telhado, ora se ele não tem nada a ver com o facto de eu ter a varanda fechada, eu tambem não tenho nada a ver que o meu vizinho tenha humidade ele que pinte a casa todos os meses


    Raciocínio absurdo. O telhado é sempre parte comum, pelo que não pode haver dúvidas sobre a responsabilidade de reparação.
  6.  # 7

    A falta que faz o " juiz decide" na SIC para a malta dar umas gargalhadas com casos destes. ;)
  7.  # 8

    Disseram-me que nos apartamentos novos se houver problemas podemos não pagar as quotas. Enquanto os problemas não forem corrigidos o condómino não é obrigado a pagar. É verdade?
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2009

     # 9

    Não, pelo menos que eu saiba. Quem lhe disse isso? E em que é que se baseou para dizer isso?
  8.  # 10

    gostaria de obter uma informacao. é legal k um condomino possa fazer uso de um lugar de garagem k nao lhe pertence,guardando assim os seus averes,mota,bicicletas.
  9.  # 11

    Legal não é, mas se tiver autorização do dono do espaço aí já é legal.
    Se o dono do espaço não se queixa dessa ocupação também não haverá quem o possa fazer.

    Cumps
  10.  # 12

    Bom dia ou boa tarde,
    Tenho um problemazito... Uma infiltração de água numa das paredes da minha casa de banho. Já se abriu um buraco e descartou-se a hipótese de ter um cano furado. Entretanto, falei com a vizinha que mora no andar por cima do meu que se queixa de uma infiltração grave já há mais de três anos. Ao falar com um dos responsáveis da administração, este disse-me que está a par do problema e crê que a origem vem do 5º andar (e o 4º andar está por alugar já há bastante tempo), mas que o dono se recusa a fazer obras ou a fazer um teste para ver se é aí a origem do problema.
    Neste caso, que acções se podem tomar ou que entidades contactar para que o proprietário do 5º andar faça as devidas obras? O prédio tem mais de 30 anos, e não sei que consequências terá uma infiltração de longa duração na estrutura do mesmo, além do incómodo que é a água a escorrer pela parede.
    Obrigada pela atenção
    • jma
    • 16 fevereiro 2009

     # 13

    quanto ao lugar de garagem, mesmo que seja o seu, pode não ser possível lá guardar os seus "haveres".. é que normalmente, os lugares de garagem estão reservados a.... estacionamento de veículos automóveis... e isto deve vir definido no regulamento do condominio... não será permitido colocar móveis, etc (não é que não se faça, mas..)
    relativamente aos apartamentos novos com problemas, (normalmente da responsabilidade do empreiteiro), penalizava-se o condominio (isto é, os moradores)??? nem faz qualquer sentido...
  11.  # 14

    Bom dia;

    Tenho uma dúvida relativamente a uma situação que se está a verificar na
    administração do meu condomínio, e gostaria se me poderiam dar uma resposta
    para a situação seguinte:
    Um outro condómino por iniciativa própria efectuou obras de recuperação,
    contudo, afirma que continuam a existir infiltrações provenientes do exterior.
    Na reunião de condóminos seguinte ficou acordado que a administração iria pedir
    a um técnico especializado para averiguar se as referidas infiltrações são
    provenientes do exterior. Como é natural a avaliação deste técnico tem um
    custo. A dúvida é esta: esse custo é suportado pelos condóminos, na proporção
    da permilagem, pelo fundo do condomínio ou deveria ser suportado pelo seguro?

    Grato pela vossa atenção.
  12.  # 15

    obrigado barba negra, só mais uma pergunta , naoo tera o proprietario k informar por escrito a administraçao de k o lugar foi cedido ao condomino X . Sim porque acordos verbais nao sao validos!!!
  13.  # 16

    Talvez alguém o possa informar melhor sobre isso.
    Julgo que sim, mesmo que seja um empréstimo temporário, de qualquer das forma pode ser que alguém mais dentro do assunto o possa esclarecer melhor.

    Garagens ou espaços de estacionamente e arrecadações são sempre uma chatice, porque certos condóminos tendem em abusar e utilizar esses espaços assim como alguns espaços de acesso comuns a seu bel prazer, sem dar conhecimento seja a quem fôr.

    Cumps
  14.  # 17

    Colocado por: cardozoobrigado barba negra, só mais uma pergunta , naoo tera o proprietario k informar por escrito a administraçao de k o lugar foi cedido ao condomino X . Sim porque acordos verbais nao sao validos!!!


    Porquê ? O que tem a administração com o uso da propriedade de cada um ?
  15.  # 18

    obrigado. e a queles condominos k ocupam lugares de garagem deixados pelos antigos proprietarios. o k fazer com eles.o k deve a administraçao fazer . ignorar
 
0.0158 seg. NEW