Colocado por: PicaretaPlante lá um canteiro de salsa :-))
Colocado por: fpcNos meus terrenos que herdei e são todos eles minúsculos ainda estou disposto a pagar alguma coisa a quem os quiser cultivar. O problema é que nimguém está interessado...
Colocado por: fpcNos meus terrenos que herdei e são todos eles minúsculos ainda estou disposto a pagar alguma coisa a quem os quiser cultivar. O problema é que nimguém está interessado...
Colocado por: rafaelisidoro
é de São Miguel????
Colocado por: fpc
Não. Norte do distrito de Leiria, numa aldeia em desertificação acelerada. Não é possível plantar árvores (eucaliptos, sobreiros, pinheiros) porque confinam com terrenos cultivados. Os terrenos estão abandonados porque as pessoas ou morreram ou partiram. Neste momento eu ainda sei onde se localizam os terrenos. Mas no futuro quando eu desaparecer, os futuros proprietários não saberão a localização...
Colocado por: PBarataIsto é mais uma daquelas leis que não vai a lado nennhum...
Não perca o sono.
Primeiro terá que se ver a definição de "terrenos rurais ao abandono".
Segundo... bolsa de terrenos para alugar a agricultores? Isto devem ser ideias de iluminados lisboetas que trabalham em universidades e só viram vacas em Powerpoints, e acham que o país é todo como o alentejo.
Terras para trabalhar não faltam, nunca faltaram e os proprietários atuais até fazem contratos de comodato de borla.... Faltam é gajos para pegar na enxada (ou no trator).
E depois a bolsa terá terras em continuo? ou alugam 2000 m2 aqui, mais 1000 lá ao fundo e mais 5000 na freguesia ao lado? LOL
A questão é uma e apenas uma... Os rendimentos da pequena agricultura são uma ME***A e o trabalho é DURO e enquanto assim fôr, a malta só não foge se não puder.É melhor emigrar!
Tinha uma amiga que também era assim, achava que deviamos "regressar à agricultura", o futuro dos país era "cuidar da terra" e bláblá...
Um dia perguntei-lhe quando comprava um trator e ia trabalhar na quinta que os pais tinham... É que para ela o regressar à agricultura, afinal era para os outros, se calhar porque faz calos e o estrume cheira mal.
E não venham com aqueles exemplos (que fazem programas de televisão bonitos) dos "jovens agricultores" que regressaram à terra. Em que aparecem de óculos escuros e camisinha Lacoste a dizer que estavam farto de Lisboa e preferem uma vida mais calma no interior. São exceções... meia dúzia de tipos ricos que arranjaram uma quinta (e muitos subsidios) e uns desgraçados para trabalhar para eles por 10 tostões.
Também conheço um destes. Era médico e decidiu comprar uma quinta e um trator. Era vê-lo em cima do trator ao fim de semana.. tinha piada. Mas passado 2 anos percebeu que aquilo dava um prejuizo brutal. Porque tinha que ter empregados para tudo e o rendimento real era ZERO.
É tudo BRUTALMENTE subsidiado e na prática depois de milhões e milhões, a agricultura não está mais atrativa. Quanto acaba o subsidio, acaba a festa.
Colocado por: rafaelisidoroa oferta das mesmas isso faz com que a agricultura seja das mais bem pagas