Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia forum.
    Estou a construir uma vivenda, e gostava que dessem as vossas opiniões em relação a que materias devo revestir as paredes interiores. Tenho uma confusão instalada, porque cada vendedor ou construtor vende o seu peixe. A quem fale bem do gesso projectado, outros do reboco tradicional, outros ainda do estuque projectado, etc. Gostava de saber a vossa opinião em relação as varias opções de mercado e qual a melhor.
    Obrigado
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2009

     # 2

    Pesquise: https://forumdacasa.com/discussion/2413/acabamento-paredes-interiores/

    Mas digo-lhe desde já que nestas coisas (seja acabamentos de paredes ou outra coisa qualquer) nunca vai descobrir o melhor porque existirão sempre opiniões diversas. Será mais ou menos a mesma coisa que perguntar: qual é o melhor, Mercedes ou BMW?
  2.  # 3

    Na minha opinião tudo depende de si e do que ja construiu, eu pessoalmente gosto do metodo tradicional e o pq é simples, para fazer buracos, tapar, dar um murro o que seja, no gesso cartonado já não é assim tem de ter muito cuidado com a parede e qd fizer um buraco é muito mais dificil tapar
  3.  # 4

    muito boa noite

    na minha opiniao o melhor revestimento para paredes interiores è o gesso cartunado.com este tipo de revestimentos nao iram aparecer fissuras(rachadelas) e sempre q tiver algum problema basta tirar uma placa fora,alem de dar um melhor acabamento.
    eixtem pors e contras,ou seja,se optar por colocar calhas de aluminio para a aplicaçao do pladur nas paredes nao ficara tao resistente,mas se ja tiver as divisoes em tijolo podera optar por colar o pladur ao tijolo ficando este muito mais resistente.
  4.  # 5

    Eu nunca ponderei outra coisa que não fosse o tradicional.
  5.  # 6

    As modernices são sempre mais caras e mais frageis, e qt as fissuras e rachadelas é pq são mal feitas, se forem bem feitas nada aparece
  6.  # 7

    Boas noites

    eu com prática no assunto aqui falado, posso dizer, claro que é a minha opinião, que o Gesso laminado, foi só a pior "coisinha2 que apareceu em termos de qualidade de acabamentos, é a minha opinião mas posso fundamentar se necessário for.

    cumprimentos
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2009

     # 8

    Já aí aparece o alv para o contraditório... :)
  7.  # 9

    Sendo a alv um "guru" do gesso cartonado e correndo o risco de que já tenha respondido e est questão num outro post, gostaria de saber a sua opinião sobre:
    Revestimento em gesso cartonado assente directamente sobre as paredes de alvenaria de tijolo sem as tradicionais calhas.
    Esta opção prende-se com o facto de obter um reforço no isolamento térmico, evitar as fissuras que não deveriam apareçer se os rebocos tradicionais fossem bem feitos, e não ter aquilo que de incomoda de sobre maneira que é o facto de as paredes "cantarem sempre ao choco" se tivermos calhas, embora iste pormenor seja só uma "mariquçe" minha.
  8.  # 10

    Aqui há uns anos era habitual nas minhas obras, fazer os seguinte acabamento nas paredes de tijolo: salpicar e rebocar com argamassa de cimento, aplicar esboço (ou «emboço») e estuque tradicional (feito em estaleiro, com gesso e cal).
    Isto é, os pedreiros e estucadores passavam 4 vezes pelas paredes.

    Depois, fomos quase pioneiros na aplicação de estuque projectado (suponho que ainda seja o mesmo que «gesso projectado») directamente sobre o tijolo.
    É muito mais rápido, económico, e o gesso tem melhores características mecânicas (resistência a pancadas) que o tradicional. Também fendilha menos (ou mesmo nada) com a retracção, durante a secagem.

    Em contrapartida, este estuque "moderno", feito em fábrica e vendido em sacos, não é tão bom «equilibrador higrométrico» (acabei de inventar esta!), isto é, tem menor capacidade de absorver a humidade em excesso no ar -e, provavelmente, vice-versa - o que torna as casas, sobretudo enquanto são recentes, menos confortáveis. Mas creio que este factor é quase imperceptível...

    Quanto a revestir as paredes todas da casa com pladur, só se fôr (as exteriores e) por problemas de isolamento térmico/acústico!

    Luís K W
  9.  # 11

    (eu acho que os empreiteiros que andam por aqui nao andam muito actualizados)

    1. o gesso cartonado assentede directamente na alvernaria de tijolo certamente fica com uma enorme resistencia ,evita o aparecimento de fissuras ,da um mehor acabamento e fica pelo mesmo preço que ter de chaspiscar,rebocar e estanhar.
    2. quanto a falarem que se o reboco tardicional for bem feito nao aparecera fissuras deixemn que diga que estao enganados.todas as casas racham,aparecem fissuras.se alguem souber de uma casa que nao tenha uma fissura(rachadela)que me diga para eu ir confirmar.
  10.  # 12

    Moro num apartamento no 20.º piso de um prédio com 27.
    O prédio acabou de ser construído em 1983 e o meu apartamento só foi pintado uma vez.
    Tem uma parede em quarto de círculo e um arco (o que seria difícil de acompanhar com pladur) e nem uma racha nas paredes.
    Se quiser mesmo, pode vir cá ver.
    Luis K. W.
  11.  # 13

    Tem uma parede em quarto de círculo e um arco (o que seria difícil de acompanhar com pladur) e nem uma racha nas paredes........... (com o devido respeito deixe que lhe diga que o pladur em um material de uma utilizaçao mais facil e aonde a imaginaçao nao tem limites.)pode fazer qualquer tipo de arco .com pladur voce faz o que quer,tem um trabalho mais limpo,mais comodo,mais rapido e em caso de ter algum problema de canalizaçoes,etc bastara tirar uma placa fora para resolver o problema.

    quanto a ir ai ver se tem rachadelas ou nao....deixe que lhe diga que tem imensa sorte ,mas nao è isso que se ve geralmente.agora que ninguem diga até que a culpa das rachadelas è culpa dos empreiteiros pois isso esta errado.tudo varia consoante varios factores,podem ser factores naturais,materiais ou entao pode mesmo ser culpa de algum empreiteiro,o k será dificil na minha opiniao(so se estiver a fazer concorrencia a outros empreiteiros e de um orçamento por metade do preço )...
    ve-se imensas casas novas em que tudo È feito ao pormenor,desde a execuçao do projecto até à fase final da obra,mas no entanto mesmo cumprindo todos os requesitos as casas podem vir a rachar.,o k acontece com frequencia.
    em 100 casas nao me acredito que 99 delas nao tenham uma rachadela.
    mas para ser sinssero até acho ridiculo estar aqui a dizer isto pois è perfeitamente normal uma casa rachar.ate porque cada vez racham mais pois cada vez faz-se uma obra em menos tempo nao dando tempo as massas para puxarem.
  12.  # 14

    sabe caro senhor luis k.w. esqueci-me de referir que o estuque projectado è dos piores materias da construçao civil.
    1-È uma massa podre que quase se arranca com o dedo.
    2-implica um custo maior para quem quer por cortinados ,quadros,candeeiros,etc pois tera que utilizar buchas proprias com um custo mais elevado para poderem suspenderm algo as paredes,uma vez que se forem buchas normais esses apliques nao se iram segurar.
    3-humidade...hummm..isto da que falar,se apanha humidade a massa aprodrece ainda mais do que o que ela ja È e começa a se desfazer e a cair.
  13.  # 15

    Colocado por: Luis K. W.fomos quase pioneiros na aplicação de estuque projectado (suponho que ainda seja o mesmo que «gesso projectado») directamente sobre o tijolo.

    Não fazem "salpico"? Nem nas zonas de betão?

    Colocado por: Luis K. W.este estuque "moderno", feito em fábrica e vendido em sacos, não é tão bom «equilibrador higrométrico» (acabei de inventar esta!), isto é, tem menor capacidade de absorver a humidade em excesso no a

    Não sei a qual (produto em concreto) se refere. Mas os "novos" gessos "aligeirados" é suposto terem essa característica ainda melhor... Dizem eles nas fichas...
    Agora se é verdade... ;)
  14.  # 16

    senhor pilartopo

    o estuque projectado apodrecer????

    tenho uma empresa de aplicação de estuques só há cerca de 45 anos?!?!??! não é muito é desde o tradicional até á data....e dizer que o estuque projectado é podre e apodrece e que absorve humidades só revela o seu completo desconhecimento do assunto.
    tomara eu e todos os que têm casas de estuque tradicional, que o estuque projectado tivesse aparecido á 40 anos atrás.
    e claro está depende do pó de gesso que se fala, posso-lhe falar no proyal XXI da Saint-Gobain, ex-IBERPLACO, que por sinal é o mais caro do mercado, que garanto-lhe que depois de seco não o desfaz com a mão com toda a certeza.

    Relativamente a fazer tudo com pladur?!??!?!

    faça lá um tecto abobdado, se conseguir e depois digame o custo do mesmo. não se esqueça que não pode moldar as laminas de gesso como bem entende as laminas (placas) têm um grau de curvatura máximo....
    Para quem defende a qualidade do acabamento do pladur e refiro-me ao barramento, perguntem aos pintores. e se quiserem perceber melhor experimentem encostar um projector ás paredes ou tectos nos sitios das juntas e observem. já para não falar que determinados trabalhos executados em gesso laminado que aplicado em determinadas condições de humidade em obra, como por exemplo em tectos soltos, ele depois de aplicado deforma e experimentem com reguas metálicas ver as curvaturas que eles apresentam, quer concavas quer convexas.

    e há muito mais para dizer, mas, agora vou descansar um pouco porque destas guerras tenho-as todos os dias, mas em obra.

    cumprimentos
  15.  # 17

    eu nao tenho regras em obras.muito pelo contrario.so tem gerras quem as procura.eu trabalho com profissionalismo.
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2009

     # 18

    Vivam!
    Onde isto já vai e eu sem tempo!!!
    Mas cá virei
    "Fassam" parte
  16.  # 19

    quando digo guerras, refiro-me a questões relacionadas com as condicionantes do próprio trabalho e não com clientes, nem empregados nem pessoas em geral, são "lutas" diárias quando não basta apenas a vontade de trabalhar e todos os dias surgem problemas que têm que ser resolvidos e esses advêm sempre e todos os dias dos trabalhos que incluem placas de gesso laminado e tenho 4 equipas que são do melhor, depois de muito ter escolhido.
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2009 editado

     # 20

    Vivam!
    Depois de um dia em cheio, vamos ver se ainda consigo ter algum espírito de contraditório.
    Antes de tudo parece-me que temos assunto relativamente e estuques, rebocos, esboços, emboços e coisas afins, dado que me parece haver um novo amigo que nos poderá esclarecer nesses assuntos e se a minha empresa tem 22 anos, curvo-me perante os seus 45. Falo e dou as boas vindas ao Joaquim Gonçalves na esperança que nos ensine da sua arte. Quanto á suas 4 equipes, não sei que lhe diga, mas quanto a serem do melhor, tenho visto de tudo, e aquelas que por vezes são as melhores, vistas por quem percebe, por vezes, e repare que digo por vezes, não sabem fazer para além do trivial, porque o resto.... das 5 ou 6 de montagem e das 3 de acabamento que me restam das cerca de trinta e muitas que já tive em simultâneo são um espelho do que digo, i. é, se bem orientados são do melhor; Se á "solta", só Deus sabe.
    Isto para dizer que há de tudo, e a qualidade dos acabamentos tem a ver com a qualidade das equipes de montagem, mas sobretudo com as equipes de acabamento.
    Na empresa em que trabalho adoptámos uma politica dede o primeiro dia: Podemos ter equipes de montagem sem serem próprias, mas as de acabamento são só nossas e exclusivas, e são homens que foram formados logo no inicio da empresa por nós, e que nunca mais deixámos que se fossem embora. Só assim conseguimos garantir uma qualidade acima da média, mas ainda assim, vejamos:
    Uma superficie plana em pladur é uma união de uma série de pequenas superfícies com 1,20m, emendadas por juntas, umas de fábrica (bordos afinados - BA) e outra de topo, pelo que por muito perfeito que sejam os instaladores e acabadores, se lhes apontarmos um projector rezante, claro que mapeamos todas as juntas, mas isso sucede com qualquer barramento com qualquer estuque ou outro tipo de reboco, e é por isso que em situações de luz razante, como sancas de luz indirecta ou com grandes vãos de janelas até ao tecto se barram os tectos na totalidade e assim ficam "homogéneamente heterogéneos" como qualquer reboco e é por isso que os maus instaladores ou acabadores perferem barrar os tecto e paredes de pladur na totalidade, para minimizarem os defeitos de uma má instalação, mas um barramento total das superfícies de pladur trás outro tipo de inconveniente que outro dia tratarei.
    O que diz o nosso amigo recem chegado Joaquim, relativamente ás deformações também é verdade, porque muitas vezes, ainda a obra está em estrutura, com os prazos curtos que existem já estão a colocar placas de pladur o que é bárbaro e depois queixam-se que é das placas.
    Em França o DTU proíbe que se utilize pladur sem que a habitação esteja completamente fechada, impondo mesmo que em prédios em altura haja um desfazamento de 5 ou seis andares entre os que estão abertos e os que estão fechados para que se possa entrar em obra.

    Quanto o fazer-se tudo em pladur, bem aqui concordo com "o céu é o limite" e todos os dias sou desafiado para fazer algo que nunca fiz e é impressionante como com imaginação e alguma arte se conseguem fazer coisas interessantes, mas aqui é uma questão de ter as pessoas adequadas para a montagem, para o acabamento, mas também alguém que estando atrás deles possa saber dimensionar, projectar e se for o caso pegue na ferramenta a par com eles e não se limite a dizer para fazer assim , mas lhes mostre como se faz.


    Por fim, Zedasilva, de "guru" tenho pouco, mas sou dos que carrego e descarrego camions de placas com as minhas próprias mãos, as coloco em obra e depois vou para o gabinete fazer projectos ou para as reuniões com os meus pares ou arquitectos discutir o sexo dos anjos.
    Indo á sua questão, deixe que lhe diga que a colagem directa de placas de gesso cartonado com pasta de agarre é uma solução de revestimento de recurso, isto é que só deve ser usada em desespero de causa ou quando estejam esgotadas as outra possiblidades, porque com o tempo, devido á diferença de resistencia térmica entre os pontos onde estão os mametes e as restante superfície porvoca diferentes temperaturas superficiais e consequentemente diferentes graus de humidade superficial, que sempre existe devido á condensação ou á humidade relativa do espaço, e com o tempo começam a aparecer auréolas de coloração diferente ou mesmo bolores que são o resultado da humidade permanecer por mais tempo nos mametes que nas restantes superfícies. É sempre preferível utilizar maestras em omega ou qualquer outro tipo de estrutura metálica para que os ditos coeficientes de transmissão térmica fiquem homogéneos, e sempre aproveita os espaços da estrutura para a colocação de isolamento ou passagens de instalações. Um outro erro normal é supôr que a placa de pladur di per si isola quer térmicamente quer acústicamente; Nada disso. Ela só funciona se estiver intergrada num sistema qualquer que há-de incluir um isolante qualquer.
    Bolas por agora chega.
    "Fassam" parte.
 
0.0224 seg. NEW