Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam,

Ando a ultimar as escolhas dos acabamentos para a obra de reabilitação da minha futura casa de habitação (bicentenária).

Estava com ideias de aplicar mármore natural nas paredes (lambril) e pavimentos do hall de entrada, mas após as valiosas indicações de alguns membros do fórum reconsiderei essa ideia. Creio que apenas vou aplicar o mármore natural (Carrara e Amarelo Negrais) nas paredes do hall e também o pavimento de um quarto onde creio que será indicado.

Para o pavimento do hall de entrada e também de um escritório para arrendar no R/C, a opção mais óbvia seria o granito (comum e de padrão um pouco maçador ou diferente e muito caro) ou o porcelânico (bons, mas um pouco artificiais e alguns também são um tanto caros).

Tenho também a hipótese de adquirir algumas referências de mosaicos de mármore composto da RMC através de um familiar que os adquiriu num leilão e que os tem armazenados. Nomeadamente os Bora Bora (http://www.rmc.pt/docs/BoraBora.pdf) e o Sahara (http://www.rmc.pt/docs/Sahara.pdf). As suas dimensões são de 30x30 e 30x60 com espessura de 2 cm e acabamento polido. Ficam-me por 10-15 euros o m2.

Alguém me sabe dizer se este material da RMC é bom, durável e de fácil manutenção?

Obrigado!
  2.  # 2

Ninguém tem feedback deste produto?

Aparentemente também demanda alguma manutenção especifica.
  3.  # 3

PAssei há pouco por um centro comercial que tem mosaicos da RMC há já uns 20 anos ou mais. Aquilo estava longe de parecer novo e as juntas estavam... bem, não há nada como uma imagem. Daqui a pouco já as posto.
    Em todo o caso os mosaicos mantinham um ar usado mas polido e homogéneo na aparência.
  4.  # 4

Ai vai uma com uma panorâmica mais geral:
      P1030442.jpg
  5.  # 5

E um close-up
      P1030443.jpg
  6.  # 6

O que é acham?
  7.  # 7

Está muito bom.
    Vai aplicar sobre uma betonilha aderida ao betão ou flutuante?
  8.  # 8

Colocado por: pc ferreiraVai aplicar sobre uma betonilha aderida ao betão ou flutuante?

No meu caso é sobre betonilha aderida em betão e malha-sol.
  9.  # 9

No caso da rmc, assim como de todos os aglomerados, tem de ter em atenção que a dilatação térmica linear do acabamento é superior ao do suporte, mas concerteza que o seu ladrilhador deve saber isso e como evitar danos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  10.  # 10

Colocado por: pc ferreiraNo caso da rmc, assim como de todos os aglomerados, tem de ter em atenção que a dilatação térmica linear do acabamento é superior ao do suporte, mas concerteza que o seu ladrilhador deve saber isso e como evitar danos.

E acha que fico melhor servido com RMC, porcelânicos ou Mármore natural com um hidrofugante aplicado na face visível?
  11.  # 11

Se bem aplicado fica bem servido com qualquer um.
  12.  # 12

Colocado por: pc ferreiraSe bem aplicado fica bem servido com qualquer um.

Nesse aspecto não estou preocupado. O que me preocupa são os riscos, marcas, pequenas áreas com menos brilho do que outras, eventuais manchas escuras,...
  13.  # 13

Nesse aspecto ganha o porcelanico.
  14.  # 14

Colocado por: pc ferreiraNesse aspecto ganha o porcelanico.

Mas com uma grande diferença?

Se fosse para si, e considerando que arranjo lajes de mármore de Carrara por 9 euros /m2 com 2 cm de espessura, polidos e com quina viva e mosaicos porcelânicos por 18 euros /m2, qual escolhia?
  15.  # 15

Eu que de estética nunca me manifesto escolhia o marmore, mas aplicava sobre a ditra.

0.0164 seg. NEW