Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

qzero, eu como disse quando criei este tópico foi porque tinha visto este sistema no seu site, porém pelas imagens que tem lá não consigo ver o tipo de instalação que se tem de fazer, por assim dizer as imagens que lá tem são pequenas e são distanciadas, se tivesse umas imagens de pormenor em 3d's ou algo do genero se calhar já teria percebido o tipo de funcionamento e o tipo de instalação mas assim a informação que obtive foi um pouco vaga.
  2.  # 22

Colocado por: qzeroBom dia,
    Fui informado sobre este tópico e por isso aqui estou para na medida do possível dar a minha contribuição.

Será carissimo? Admito que caro soa um pouco melhor. O acrescimo de preço resulta dos componentes que integra e que as soluções convencionais não possuem.

Pó? Uma das componentes do PRH-V é uma unidade de recuperação de calor através da qual o ar é insuflado no sistema. Esta unidade possui um sistema de filtragem e assim o ar vindo do exterior insuflado é previamente filtrado (o sistema está certificado por instituições europeias que se dedicam à certificação das condições de higiene). Essa unidade permite a renovação do ar interior e deste forma reduz as perdas normalmente existentes pela renovação, sendo esse um importante aspecto de economia de consumo.

Se tiverem outras questões a colocar estarei à disposição. De qualquer modo seguindo o link aqui colocado por um participante terão muita informação disponível e além disso poderão seguir no Facebook algumas fotos relativas ao sistema.

Gostaria que ficasse claro que o meu propósito é apenas o de informar.

Resumindo o sistema que comercializam é um sistema de piso radiante mais uma unidade de ventilação mecanica com recuperação de energia VMC!! é que a malta ficou assim algo pro confuso com o nome de piso radiante ventilado!!!! =)
  3.  # 23

Preço:
    É muito variável em função dos componentes e do dimensionamento. Assenta em cada caso concreto.

Imagens:
    Talvez as fotos inseridas no FB permitam uma ideia mais precisa. Veja em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=262336273880636&set=a.253861981394732.55335.247528325361431&type=3&theater

Resposta ao post de Sergio Rodrigues quer refere:
    "Resumindo o sistema que comercializam é um sistema de piso radiante mais uma unidade de ventilação mecanica com recuperação de energia VMC!! é que a malta ficou assim algo pro confuso com o nome de piso radiante ventilado!!!! =)"

Procurando responder de forma descritiva digo o seguinte:
    Numa parte do compartimento e sob a tubagem do PRH existe uma zona oca, criada por uma placa especial e alimentada por uma tubagem especial, pela qual o ar forçado circula. Este ar, ao passar nesta zona, que designamos por zona dinâmica, conforme a tubagem do PH esteja em modo de aquecimento ou arrefecimento, este ar aquece ou arrefece e num desses estados vai sair num slot ou outro tipo de grelha, sendo insuflado e dessa forma convectiva aquece ou arrefece o ambiente. Cria-se assim um duplo efeito de aquecimento ou arrefecimento entre a insuflação do ar e a radiação do piso. Todo o traçado das condutas e as placas da zona dinâmica são instaladas sob a tubagem do PRH, correndo pelo pavimento. Se o sistema estiver ligado a uma unidade de ventilação com recuperação de calor (onde, para além do permutador de recuperação de calor, se encontram os ventiladores de insuflação e extracção) então aumentamos a eficiência do sistema, por razão da renovação do ar ar através desta unidade. Como estas unidades podem dispor de filtragem também se poderá garantir uma superior qualidade do ar de renovação. Como grupo energético é normalmente utilizada uma bomba de calor.

Concluindo: não se trata de um sistema 2 em 1, mas algo mais em 1, pois temos: aquecimento, arrefecimento, renovação e tratamento do ar e recuperação de calor. Tudo através do pavimento (a extracção é normalmente feita em tecto falso).

Espero ter ajudado um pouco mais a compreender o funcionamento do sistema.
  4.  # 24

Hmmm, obrigado pela explicação, eu quando vi pelas imagens pensei em algo desse genero, o ar andava por ali na zona de aquecimento do piso radiante e ao sair pelas grelhas vinha quente ou frio dependendo de como estaria o piso a funcionar, mas como não tenho conhecimento, e também não encontrei nada pela internet.

Tem razão quando diz que o preço depende do dimensionamento, mas por exemplo, deve ter um preço minimo?

Do genero o sistema começa nos 10k€ e vai até aos 30k€, ou não tem nada disso?
  5.  # 25

o maior problema é que obriga a uma altura no piso enorme, porque além da altura necessária para o PRH ainda vai precisar de mais altura para uma conduta.

e francamente não vejo qualquer vantagem neste sistema, a não ser que obriga a instalar VMC e os DO nem querem ouvir falar disto,

agora uma VMC normalíssima conjugada com um PRH faz exactamente o mesmo,

mas com um custo construtivo muito menor e sem correntes de ar ascendentes,

e seja qual for a solução: correntes de ar ascendentes só servem para levantar o pó existente em qualquer ambiente,

outro detalhe: a manutenção do sistema, é que as grelhas \difusores instalados ao nivel do pavimento são ninhos de mixordias que precisam de ser limpas muitas vezes, e se levarem com aguas de lavagem do chão ainda fica pior,

definitivamente, dispenso.
  6.  # 26

É isto que eu chamo de bom tópico.

Mais uma vez tem razão na questão das águas e da manutenção. crianças podem colocar lá objectos ou algo do genero. Tem alguma "barreira" protectora essas grelhas?
  7.  # 27

estes sistemas são iguais a uns da Nonio\Hiross que se usaram aqui há uns anos em comercial, ao fim de uns quantos meses abriam-se as grelhas e aquilo era uma nojeira, com a agravante de respirar o ar que aquilo mandava (á luz do regulamento actual RSECE não é autorizada a sua instalação),

e por mais filtros que se instalem basta um descuido e já esta sujo até mais não.
  8.  # 28

Colocado por: qzerocriada por uma placa especial e alimentada por uma tubagem especial,

apesar deste sistema ter alguns componentes especiais, prefiro um piso radiante sem ventilação forçada, entre este conceito e um ar condicionado, prefiro um ar condicionado.
    • qzero
    • 4 fevereiro 2013 editado

# 29

Venho aqui para, na medida do possível, procurar esclarecer questões colocadas. Não me move pretender demonstrar qualquer tipo de superioridade ou juízo de valor comparativo relativamente a outras soluções existentes no mercado. Aliás, o mercado necessita é de variedade de soluções que possam encaixar-se nas opções de cada um. Por isso não é meu objectivo contestar ou contradizer as opiniões aqui expostas tão apenas responder às duvidas colocadas. Também gostaria de aqui deixar expresso que, por norma, procuro ser cauteloso na apreciação das soluções que não conheço suficientemente e creio que esse princípio deve ser valido para qualquer um.

Aproveito para informar que este sistema está instalado em centenas de edifícios de todo o tipo (não em Portugal)

Quando se escreve ao correr da pena arriscamos a colocação de palavras menos assertivas ou redundâncias, por isso quero esclarecer que uma placa especial ou tubagem especial que acima referi, não são mais que componentes ESPECÍFICOS para esta solução, não existentes no mercado e nos sistemas convencionais.

Quanto a questões colocadas:

Cota necessária: Isolamento 6cm e 5/6 cm para argamassas. Total 11 ou 12 cm.

Difusão de calor: para além daquela que é executada através da superfície do PRH, a ventilação pode ser executada por qualquer outro sistema que não as grelhas lineares colocadas à mesma cota do pavimento final (normalmente perto das janelas ou superfícies envidraçadas), por exemplo difusores a cotas superiores às do pavimento e outros. As grelhas difusoras colocadas à cota do pavimento final são facilmente removíveis e encaixam num pleno especifico do sistema que é facilmente limpo quando necessário. Os objectos que inadvertidamente possam ser introduzidos não poderão ter um tamanho superior ao espaço da grelha (max.1cm).

Água no pavimento: normalmente os pavimentos de madeira não são lavados a água. Acidentes com água e outros ou até calamidades poderão ocorrer com qualquer sistema. Nesse aspecto pode ocorrer tudo o que a imaginação nos possa fazer supor.

O sistema foi certificado sob o ponto de vista da higiene pelo "Rheinland Pfalz Landesuntersuchungsamt - Institut für Hygiene und Infektionsschutz", um conceituado instituto alemão que analisa as questões de higiene que um sistema de climatização pode suscitar.

Por ultimo informo que um dos edifícios que adoptou esta solução foi o "Centre for Integrative Medicine, em Koblenz (Alemanha), um unidade de medicina, onde os requisitos de higiene são de padrão muito elevado, numa área de aplicação de aprox. 4800m², ou no aeroporto de Dortmund, entre muitos outros.

As minhas saudações ao fórum

0.0180 seg. NEW