Iniciar sessão ou registar-se
    • Linus
    • 15 janeiro 2009 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Gostava de ter a vossa opinião relativamente a sistemas de aquecimento eléctricos tais como os acumuladores de calor, emissores/radiadores eléctricos, piso radiante eléctrico, ventiloconvectores ou outros de que tenham conhecimento. Excluem-se desta discussão todos os sistemas não eléctricos. Tem mesmo de ser um sistema eléctrico...

    Queria ouvir as vossas opiniões de utilizadores, instaladores, projectistas, etc...

    Quais os consumos destes sistemas, que tipo de conforto garantem, custos de instalação e manutenção.

    Andei a fazer uma pesquisa e segundo o que percebi:
    - Os acumuladores (apesar da EDP dizer que são poupados) tem consumos muito elevados mesmo com tarifa bi-horária, pois necessitam de estar ligados durante o total de horas de vazio para garantirem a distribuição de calor até voltarem a ligar... exigem uma potencia contratada muito elevada pois todas as unidades ligam ao mesmo tempo durante a noite... e julgo que mesmo para isso a instalação eléctrica deve ser adequada para aguentar as potencias elevadas durante aquelas horas.

    Os radiadores térmicos, em comparação com os acumuladores de calor parecem bem mais poupados. Para quem não souber do que falo aconselho que visitem: http://www.edp.pt/NR/rdonlyres/FF54B25F-F959-4563-A233-BE8FA432E714/0/HaverlandCat%C3%A1logo.pdf permitindo temperaturas de conforto nos periodos em que mais precisamos. Com os acumuladores sujeitamo-nos a chegar a casa ás 19h e o calor já se tenha dissipado na sua quase totalidade.

    Relativamente aos outros sistemas não tenho grandes conhecimentos pelo que necessito da vossa ajuda.

    Cumps
  1.  # 2

    de todos os falados aconcelho o piso electrico, pelo conforto e consumo electrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  2.  # 3

    Eu tenho a mesma duvida que o Linus, é que tenho andado a estudar essas duas opcoes tambem. O acumulador tem essa desvantagem, segundo dizem, de chegarmos as 17 ou 18 horas a casa e já ela não ter aquela temperatura desejavel, contudo acho que tudo isso se consegue regular, ou nao? Nem que fosse metendo um acumulador mais potente, em vez de um com 1,7 KW colocar um com 2 KW deste modo teriamos mais calor disponivel. No fundo no fundo gostava de saber a opinião de alguem que já tivesse. Caso os acumuladores nao recolham opinioes favoraveis estou a pensar aderir aos emissores termicos.
  3.  # 4

    Eu aconcelhava o piso radiante electrico,além de te aquecer a casa toda uniformemente ( e não so junto aos radiadores, como acontece com outros tipos de aquecimento) existe ainda a questão estética, está tudo debaixo do pavimento!logo não tens incómodos com a estética que pretendes dar à tua casa. Para além de que não se coloca a questão de colocação de móveis, cortinados e electrodomesticos.
    No entanto encontrei esta empresa de coimbra, que vende material da marca Devi muito conhecida neste tipo de produtos.O link para o site é este:
    dá uma vista de olhos e dps diz-nos o que achaste.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  4.  # 5

    Colocado por: scurgeEu tenho a mesma duvida que o Linus, é que tenho andado a estudar essas duas opcoes tambem. O acumulador tem essa desvantagem, segundo dizem, de chegarmos as 17 ou 18 horas a casa e já ela não ter aquela temperatura desejavel, contudo acho que tudo isso se consegue regular, ou nao? Nem que fosse metendo um acumulador mais potente, em vez de um com 1,7 KW colocar um com 2 KW deste modo teriamos mais calor disponivel. No fundo no fundo gostava de saber a opinião de alguem que já tivesse. Caso os acumuladores nao recolham opinioes favoraveis estou a pensar aderir aos emissores termicos.


    Scurge,
    já tinha deixado este comentário noutro tópico mas vou deixar aqui um excerto que decerto lhe interessa...
    Li algumas experiências de quem usa acumuladores e fiz umas pequenas contas. O seguinte comentário diz respeito apenas à minha opinião pessoal :)

    "...Os acumuladores necessitam de maiores potências para aquecerem e armazenarem calor nas horas de vazio (em tarifa bi-horária) e para assim distribuirem o aquecimento nas horas em que estão desligados.
    O problema é mesmo este... para que no fim de um dia de trabalho, lá pelas 19-20h a casa esteja quente, estes têm de armazenar calor no total de horas de vazio. Uma casinha com 5 acumuladores de 1700W (não é muito) a funcionarem 8 horas de vazio consomem, segundo o simulador online da EDP, 2040 kWh por mês qualquer coisa como 135€ (em tarifa simples isto dispara para cerca de 260€).

    A EDP faz muita publicidade a estes equipamentos porque consomem energia nas horas de vazio, quando há excesso na rede... e na minha opinião porque fazem disparar a factura. Para estes 5 acumuladores necessitamos de uma potência contratada de 10.35kvA (mais 20.55€ para tarifa bi-horária). Ora se a casa for maior e precisar de mais um ou dois acumuladores, tiver a iluminação ligada, 1 ou 2 televisores e a máquina da louça...esta potência já não chega.

    Com os radiadores já não necessitamos de potências tão altas. Mas mesmo para as mesmas potências nominais, os acumuladores tem um consumo kWh superior! Acho isto incrivel.

    Se a mesma casa tiver 5 radiadores ( 3 radiadores de 1000W e 2 de 1500W) com 10h/dia de consumo (pois por cada 5 horas de consumo emitem 10 a 12h de calor) temos um consumo de 900kWh, cerca de 93€ (em tarifa bi-horária sendo 40% do consumo em horas de vazio). A potencia necessária em caso de simultaniedade (pois podem funcionar alternadamente por programação do utilizador) é de 5.75kVA (12.15€/ mês). Pode programar o sistema para ter temperaturas ideais quando chega a casa, coisa que nos acumuladores não é possivel.

    São diferenças enormes... Por isso digo que os acumuladores não me convencem em nada! Têm gastos superiores, não garantem o conforto térmico que um radiador ou um ventiloconvector garante..."

    Cumps
  5.  # 6

    Olá caros amigos!
    Tenho uma caldeira a gas de +- 22.000 kilocalorias a gasto por mês +- 4 garrafas de gas de 45 kg o que se torna caro. Estou a pensar alterar o sistema para o termodinâmico energie ou chllier Daikin bomba de calor. Alguém me sabe dar alguma referência de mais valias e/ou preços para estes e/outros sistemas? A habitação tem cerca de 400m2 e com a dita caldeira mural o aquecimento é satisfatório tendo em conta o bom isolamento da mesma. Já agora a zona é em Paços de Ferreira.
    Os meus sinceros agradecimentos e bem ajam a todos.
  6.  # 7

    Colocado por: jorge60Olá caros amigos!
    Tenho uma caldeira a gas de +- 22.000 kilocalorias a gasto por mês +- 4 garrafas de gas de 45 kg o que se torna caro.

    Uau... caríssimo!! Faz bem em mudar para um sistema de bomba de calor.



    Colocado por: jorge60Estou a pensar alterar o sistema para o termodinâmico energie ou chllier Daikin bomba de calor. Alguém me sabe dar alguma referência de mais valias e/ou preços para estes e/outros sistemas? A habitação tem cerca de 400m2 e com a dita caldeira mural o aquecimento é satisfatório tendo em conta o bom isolamento da mesma.

    O sistema usado pela energie é nada mais nada menos do que uma bomba de calor... A unidade exterior é que difere na forma como capta calor do ambiente. Usam um painel que erradamente chamam de solar, trata-se sim de um painel termodinamico, não precisa de sol para funcionar, pode tar à chuva, vento ou até dentro de casa :) mas com sol julgo que melhora rendimentos... mas isso qualquer outra unidade exterior melhora.

    Que tipo de aquecimento tem? radiadores, piso radiante?
    Isto é importante pois os radiadores trabalham a temperaturas elevadas enquanto o piso radiante é um aquecimento a temperaturas baixas... logo mais eficiente com a utilização de uma bomba de calor. Embora existam bombas de calor para altas temperaturas com bons rendimentos. A altherma julgo que dá.

    De qualquer forma eu optaria pela Daikin - Altherma. Tem rendimentos melhores que as da energie (embora a energie publicite rendimentos elevados nunca vi certificados de entidades independentes que comprovem), para além de que para 400m2 de piso iria ter de colocar 8 painéis termodinâmicos...

    Quanto a valores: tive um orçamento para aguas quentes sanitárias da energie (300l) só um painel, quase 4000€. Com 8 paineis como é recomendado pela marca para cerca de 400m2 de piso não faço ideia dos valores.

    Para a Daikin veja aqui: http://www.edp.pt/NR/rdonlyres/7F057681-3198-408B-8C05-ACF110D12CA1/0/DaikinCat%C3%A1logoePre%C3%A7%C3%A1rio.pdf

    cumps
  7.  # 8

    Linus ja colocou emissores ou ainda esta a fazer um estudo? Olhe eu mandei por o bi-horario da edp por agora e ja esta a compensar. Vieram colocar na terça dia 3 fevereiro 2009, amanha faz uma semana, terça dia 10 de fevereiro. Tenho um consumo de 100kw onde 69kw em horas de vazio e 31kw em horas de cheia. Durante a semana é so tv,portatl e um ou outro equipamento mais o aquecedor de 2000watts desde as 1930 ate as 0000, a partir das 0000 ate as 7 é hora de vazio e so tenho o aquecedor. Durante o fim de semana foi a maquina de secar roupa o sabado á tarde sempre a trabalhar assim como a maquina de lavar roupa, a isto acresce as tv´s o portatil, o forno no domingo e o aquecedor durante o mesmo periodo de horas dos dias da semana quer sabado quer domingo. A diferenca ate agora sao cerca de 2,7 euros, ou seja, numa semana ja dá para pagar o excesso por ser bi-horario no aluguer mensal. A partir daqui é só ganhos.
    Agora a questão que se impõe emissores ou acumuladores ;)
    • eu
    • 10 fevereiro 2009 editado

     # 9

    Para quem estiver interessado em ter um sistema eléctrico de aquecimento económico, existe uma solução muitas vezes desprezada:

    Ar condicionado. Já há boas unidades a cerca de 400 euros, que gastam apenas um terço daquilo que gastam os outros sistemas eléctricos (convectores, piso radiante eléctrico, etc)

    Além disso têm a vantagem de também arrefecerem no verão... para quem quer economia, os ACs são imbatíveis.
  8.  # 10

    Boas,

    Sem duvida piso radiante eléctrico por todas as razões e mais algumas, consumo, conforto, saúde... tudo!!
    Consegue-se colocar a um custo mais baixo do que um aquecimento convencional.
    Por estas razões e mais algumas é que em alguns paises nordicos, é obrigatório o piso radiante em locais estatais, como hospitais, lares, infantários, etc.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
    • Linus
    • 10 fevereiro 2009

     # 11

    Colocado por: scurgeLinus ja colocou emissores ou ainda esta a fazer um estudo?

    Ainda estou em estudos... Mas recuperadores não de certeza! Estou indeciso entre os emissores e o piso radiante eléctrico, uma vez que nesta fase da construção não nos é possível optar pelo hidráulico (pé direito curto).
    Em conforto o piso radiante bate qualquer sistema aos pontos... a dúvida prende-se com os consumos. Este sistema é para estar ligado durante todo o inverno podendo apenas definir uma temperatura de economia para aquelas horas em que não está ninguém em casa, baixando 2 a 3ºC. No caso dos emissores já se pode fazer outro tipo de gestão de forma a minimizar os consumos.
    Os vendedores dizem que em termos de consumos o piso radiante consegue ser um nada melhor que os emissores, mas tenho algumas dúvidas...


    Colocado por: scurgeA diferenca ate agora sao cerca de 2,7 euros, ou seja, numa semana ja dá para pagar o excesso por ser bi-horario no aluguer mensal. A partir daqui é só ganhos.

    A tarifa bi-horária será sempre para ter em conta.

    Colocado por: scurgeAgora a questão que se impõe emissores ou acumuladores ;)

    Eu não pensava 2 vezes :) já sabe a minha opinião...


    Colocado por: euAr condicionado. Já há boas unidades a cerca de 400 euros, que gastam apenas um terço daquilo que gastam os outros sistemas eléctricos (convectores, piso radiante eléctrico, etc)

    Tem razão... até porque podem estar desligados quando não estamos em casa, uma vez que são muito rápidos a reporem a temperatura desejada... mas são barulhentos, criam correntes/fluxos de ar, são totalmente desaconselhados para quem tem problemas com alergias.

    Cumps
    • eu
    • 10 fevereiro 2009

     # 12

    mas são barulhentos, criam correntes/fluxos de ar, são totalmente desaconselhados para quem tem problemas com alergias.
    Cumps
    Isso é de facto verdade.

    Atenção que o piso radiante eléctrico vai ter um consumo brutal, principalmente se a casa não tem um isolamento quase perfeito. Não vão em tangas dos vendedores, falem com alguém que tenha um sistema parecido.
  9.  # 13

    Boas,

    E vejam o consumo de um AC igualmente, que não conheço ninguém que me diga que está satisfeito com o sistema: aquece rápido e arrefece rápido realmente, mas basta desligar que o calor/frio vai-se num ápice.

    Tenho um vizinho que colocou numa moradia nova e o 1º mês de Inverno gastou 400EUR de electricidade...
    É nocivo, porque dificilmente as pessoas lhe dão a manutenção devida, e fazem muito mal.... quase todos que conheço se queixam de dores de cabeça qndo usam o AC no carro.. é uma questão de escala.

    O piso radiante eléctrico trabalha a temperaturas muito mais baixas. Não ascende os 26º e se associado com eólica, por exemplo, o consumo pode ser quase nulo.

    Cumprimentos,
    • eu
    • 11 fevereiro 2009

     # 14

    Colocado por: raquel.jmaTenho um vizinho que colocou numa moradia nova e o 1º mês de Inverno gastou 400EUR de electricidade...
    Pois garanto-lhe que esse seu vizinho, se tivesse piso radiante eléctrico a produzir o mesmo calor, iria gastar pelo menos 1200 EUR de electricidade.

    Os ACs têm um rendimento entre 3 e 4, ou seja, por cada KWh de energia eléctrica, produzem entre a 3 a 4 KWh de energia calorífica. Já o piso radiante eléctrico, para o mesmo consumo, só produz um 1 KW de energia calorífica.

    É nocivo, porque dificilmente as pessoas lhe dão a manutenção devida, e fazem muito mal.... quase todos que conheço se queixam de dores de cabeça qndo usam o AC no carro.. é uma questão de escala.
    Tudo depende da forma como é usado. Eu uso em casa e no carro e nem eu nem os meus familiares têm dores de cabeça...

    O piso radiante eléctrico é um método mais confortável de aquecimento, isso eu não ponho em questão. Mas em questões de economia, por mais argumentos que seja usados, é inegável que o AC é imbatível.

    Aliás, a DECO fez um estudo e chegou também a essa conclusão...
  10.  # 15

    O piso radiante é eficiente?
    Existe alguma confusão no que diz respeito à dimensão das capacidades de poupança de energia dos sistemas de piso radiante. Os resultados de diversos estudos indicam que o consumo de energia dos sistemas de piso radiante se situa entre os 50% abaixo e 10% acima dos sistemas de aquecimento convencionais. A confusão encontra-se na dimensão da redução da temperatura ambiente.

    Nos sistemas de aquecimento por piso radiante, cerca de metade da energia é emitida como calor radiante de baixa temperatura. Este processo é bastante eficiente visto que ao proporcionar uma temperatura ambiente mais baixa permite uma sensação de mais calor, sendo isto devido ao facto de que o calor radiante reduz as perdas de calor do corpo humano. No entanto, se sobreaquecer o espaço em causa para atingir as temperaturas às quais está habituado com os sistemas de aquecimento tradicionais, não obterá o benefício desta poupança de energia.

    As variações na poupança de energia dependem do isolamento térmico, padrões de utilização e necessidades pessoais dos utilizadores. Outro factor a ter em linha de conta é o custo da electricidade.

    Dito isto, acrescente-se que, a conversão de óleo ou gás em energia térmica é muito menos eficiente que a conversão da energia eléctrica para térmica, devido às perdas provocadas pela ventilação da caldeira.

    O aquecimento por energia eléctrica é de uma forma geral controlado de uma forma subdividida, isto é, divisão por divisão (ao invés de um termóstato único para o aquecimento central). A diferença de custos de funcionamento entre o aquecimento central a gás (ou óleo) e os sistemas de aquecimento por piso radiante varia em função das características térmicas de cada casa, da idade e eficiência das caldeiras e radiadores, dos padrões de utilização, dos sistemas de controlo instalados e da tarifa de gás ou electricidade.

    A quantidade de variáveis envolvidas torna impossível a criação de uma regra de cálculo viável.


    Nota: texto encontrado através do Google sobre o piso radiante que penso merecer sua leitura.

    Continuo com o mesmo relativamente ao AC: aquece rápido, mas mal se desliga passados poucos minutos a casa perde o calor ou o frio
    Com o piso radiante, visto manter uma temperatura uniforme e aquecer os corpos, não necessitamos de temperaturas mais elevadas (conforme texto) e sim ter a casa a 19/20º é MUITO bom.. se assim for os consumos são normais e mais baratos do que com sistemas convencionais.

    Mas temos aqui outro texto que explica melhor, até graficos tem:

    Anonimo18072022A - Funcionamento e Efeitos
    Aquecer ambientes utilizando o piso como fonte de calor é um modo inteligente. O ar quente é mais leve e sobe, o ar frio desce, faz contato com o piso aquecido e começa a subir, repetindo o processo, sucessivamente, realizando assim uma perfeita convecção livre até aquecer todo o ar no ambiente.

    COMO AQUECER O PISO?

    Existem várias maneiras. Entretanto, a mais praticada, atualmente, é um sistema com cabos resistivos integrados ao piso e aquecido por eletricidade. Este sistema é de execução rápida, custo razoável e apresenta os melhores resultados.

    POR QUE É MELHOR?

    Na literatura técnica, “Engenharia Sanitária”, que trata do conforto térmico nas habitações apresenta muitas vantagens do aquecimento através do piso. Uma delas é o calor concentrado até a altura dos joelhos, onde os humanos precisam de mais calor. O calor ajuda a evitar alguns problemas de saúde, por melhorar a circulação, inclusive, em minúsculos vasos da superfície epitelial. O efeito benéfico maior é para as pessoas idosas e crianças, que são mais sensíveis ao frio.

    PISOS DE ALTA DENSIDADE.

    Na atualidade, é comum o uso de materiais de alta densidade, que além de bonitos, são mais duráveis, nos pisos. Mas é preciso que se leve em conta que estes materiais; mármore, basalto, porcelanato, entre outros, não absorvem o calor do meio ou, no melhor dos casos, absorve muito pouco, por isso são muito frios. Precisam ser aquecidos de modo direto por contato. Para que um ambiente, com piso de alta densidade molecular fique confortável no inverno é necessário conservá-lo na temperatura de 25ºC (vinte e cinco graus centígrados) sendo tolerável uma variação de 10% (dez por cento) para mais ou para menos sem afetar o conforto do ambiente. Naturalmente, um dormitório ou uma sala sem aquecimento, mantém o piso em 16ºC (dezesseis graus centígrados), se a temperatura externa não estiver muito baixa, nem a umidade relativa do ar muito elevada. De qualquer forma as temperaturas do piso e do ar será sempre inferior a do piso quando este estiver com mais de 22ºC (vinte e dois graus centígrados).

    TESTE IN LOCO.

    Para eliminar dúvidas quanto ao desempenho do piso radiante, realizou-se um teste em uma sala de 11,80 m² com 2,75m de pé direito e um volume de 32,5m³ (trinta e dois metros cúbicos) de ar. Com as medições, constatou-se o seguinte:

    Umidade relativa do ar de 40 a 63%
    Temperatura do ar do ambiente de 19 a 23ºC
    Temperatura do piso de 22 a 27ºC

    Nesse caso 75% do piso estava aquecido e o termostato (regulador de temperatura) do ambiente regulado em 20ºC. (vide os gráficos termodinâmicos) O consumo medido nas 24 h foi de 5.600 Watts igual a 233 w/h.

    Se o mesmo ambiente fosse aquecido por um condicionador de 7.500 BTUs, segundo informações do fabricante, o consumo no período, funcionando 70% do tempo, isto é, 16,8 h, seria de 12.667 Watts igual a 527 w/h. Portnto bem superior ao consumo do piso radiante.

    CONDICIONADORES PARA ARREFECIMENTO.

    Os condicionadores são ótimos para arrefecer ambientes no verão. Para isto eles foram idealizados originalmente. Como aquecedores, deixam a desejar. Não conseguem aquecer as partes baixas e, com isso, perdem eficiência. O ideal para as residências da região sul e sudeste do Brasil, seria piso radiante para o inverno e condicionadores para o verão. Será que um dia chegaremos a esse consenso?

    GRÁFICOS











    Analisando os gráficos termodinâmicos, observa-se a presença de calor remanescente, mesmo depois de algumas horas com o piso desligado. Isto ajuda a manter o ambiente quente, sem gastar energia. E caso haja um aumento brusco da temperatura externa é só abrir as janelas.

    CONSUMO DO PISO RADIANTE

    O consumo de energia para aquecer um ambiente depende de vários fatores. São eles; umidade relativa do ar, velocidade do ar, isolação térmica das paredes, regulagem do termostato, temperatura externa e material do piso. Em situação, mais ou menos, favorável são necessários, em média, dois watts e meio por hora ( 2,5 w/h), para acrescentar e manter um grau centígrado (1ºC) em um metro cúbico de ar (1m³), exemplo:

    Um ambiente com trinta metros cúbicos (30m³), acrescentou-se quatro graus, então o consumo será de (4x2,5x30) = 300 w/h (trezentos watts por hora).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
      piso_radiante_desligado.JPG
  11.  # 16

    Curiosamente, conhe~ço um caso de uma vivenda com piso radiante eléctrico, mas desconheço os gastos mensais e as características de utilização.

    Mas o dono sempre me disse uma coisa: "Só vou meter, porque trabalho na EDP e a electricidade fica-me muito barata..."


    Coisas da Casa
  12.  # 17

    Ou seja:
    Ideal é associar o piso radiante com uma bomba de calor! E ficamos com o melhor de dois mundos...
    Temos é de os pagar! ;)

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  13.  # 18

    ... ou com energia eólica...
  14.  # 19

    Colocado por: raquel.jma... ou com energia eólica...

    Cara Raquel, se juntar a eólica à bomba de calor continua a ter mais benefícios....
    O que importa aqui é que as bombas de calor são muito mais eficientes. "Rácios" de 3(e mais..) unidades de energia produzida por cada unidade de energia consumida são banais já (COP de 3).
    Conhece outro sistema que consiga isso?

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  15.  # 20

    Já agora alguém pode dizer se o consumo do aquecimento central eléctrico é muito elevado. Moradia com 3 quartos e sala.
 
0.0283 seg. NEW