Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Hum ok... Obrigado pela explicação ;) Já se começa a formar uma ideia :)
  2.  # 42

:), eu no ano que passou também andei muito tempo de volta das "relvas" até porque montei um sistema de rega, todo ali direitinho, fiz eu o projecto etc etc, e consegui colocar 4 aspersores colocados em circuíto fechado todos com pressão e caudal adequados :).

E depois deste tema da rega, agora vem o tema de semear e controlar o crescimento da relva, por isso é que já tá planeado o kikuyo :), mas ainda vou ver se encontro uma outra semente, já que eu vivo perto de uma cooperativa agrícola e eles normalmente tem sementes variadas e se for capaz até peço e eles encomendam, de notar que o preço que consigo fazer lá é bastante mas baixo do que o preço nos aki's e etc e tal.
  3.  # 43

Eu também se comprar será mesmo numa loja de sementes... Um fornecedor de uma loja da familia ;) Espero contar também com a opinião deles... Mas assim já vou com uma ideia do que quero e não ando à toa...
  4.  # 44

Exactamente :), então boa escolha :)
    • eu
    • 31 janeiro 2013

# 45

Colocado por: lfvmagalhaesTemperaturas altas altas altas também não é preciso, é ver mais ou menos uma semana em março abril que faça bom tempo e nessa semana consegue semear ;).

Eu no ano passado semeei kikyuo e fui fazendo várias experiências, porque a semente é muito cara e não queria desperdiçá-la. Cheguei à conclusão que só se deve semear mesmo com muito calor, nos dias em que a temperatura nocturna não baixa abaixo de 20 graus. Acabei por semear em grande escala só em Junho.

Tive um problema gravíssimo com as formigas: elas adoram a semente do kikuyo e roubaram-me imensas sementes... (descobri cerca de um Kg de semente junto a um ninho)
  5.  # 46

Colocado por: euCheguei à conclusão que só se deve semear mesmo com muito calor, nos dias em que a temperatura nocturna não baixa abaixo de 20 graus.

Ora bem, então isto obriga-me a ter muita pontaria, porque temperaturas noturnas acima dos 20 graus...só mesmo nalgumas semanas (poucas) de julho-agosto. Parece-me que nem em maio vou ter garantias de fazer a semente germinar - é que isto aqui é um clima mesmo à parte.
    • eu
    • 31 janeiro 2013 editado

# 47

Colocado por: becasOra bem, então isto obriga-me a ter muita pontaria, porque temperaturas noturnas acima dos 20 graus...só mesmo nalgumas semanas (poucas) de julho-agosto. Parece-me que nem em maio vou ter garantias de fazer a semente germinar - é que isto aqui é um clima mesmo à parte.

É na Guarda, certo? Faça como eu, vá experimentando em pequenas áreas... também ajuda se tiver a semente previamente durante uma semana no frigorífico...

Outra coisa: para germinar, a semente precisa que a terra esteja sempre húmida. Não poupe água na fase de germinação...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  6.  # 48

Não sei se é kikyuo ou escalracho mas quando eu era pequeno vi recuperarem o jardim de onde morava por "replantação". Arrancava-se a "relva" com a raiz e replantava-se com um espaçamento uniforme. Como a espécie propaga-se bem, passado algum tempo já estava o relvado completo.
    •  
      GF
    • 31 janeiro 2013

# 49

Colocado por: danobregaNão sei se é kikyuo ou escalracho mas quando eu era pequeno vi recuperarem o jardim de onde morava por "replantação". Arrancava-se a "relva" com a raiz e replantava-se com um espaçamento uniforme. Como a espécie propaga-se bem, passado algum tempo já estava o relvado completo.

O meu esclracho é assim...
  7.  # 50

Se para o kikuio tem que ter essas temperaturas mais vale optar por outro tipo de relva... Diga-se que no ano passado aqui não me lembro de temperaturas minimas nos 20º... É sempre menos :(
  8.  # 51

Até pode ser verdade, mas não é questão para não semear noutras alturas.

Mas o meu sogro semeou em setembro do ano passado e ela até no inverno cresceu
  9.  # 52

e a tecnica do frigorifico? funciona ou é mito?
    • cmg
    • 23 maio 2013

# 53

Boa tarde a todos, gostaria de aproveitar esta discussão para colocar umas dúvidas sobre uma sementeira/plantação que fiz no final do passado mês (Abril). Possuo uma pequena casa secundária com um terreno com aproximadamente 300 m2. Depois de muita pesquisa e alguma orientação optei por plantar escalracho e simultaneamente semeei relva rústica entre outras situações que também criamos (canteiros, arvores de frutas, etc). O motivo que me levou a fazer esta mistura foi porque um jardineiro e várias pessoas (que já o tinham feito) me disseram que a relva rústica iria fazer um relvado num curto espaço de tempo (de forma a poder usufruir ainda neste verão desse espaço), e o escalracho à medida que fosse crescendo iria encobrir essa mesma relva até cobrir uniformemente esse terreno (o escalracho demoraria vários meses a formar um relvado fechado/compacto). Segui todos os passos da sementeira à risca à exceção do uso do tal cilindro após a sementeira (por não ter encontrado um à venda), mas como fizemos a plantação do escalracho a seguir à sementeira, pisamos bastante o terreno e julgamos que isso faria a vez do cilindro.
    Apesar de não estar diariamente nessa casa, temos uma pessoa amiga que nos rega o relvado (inicialmente diariamente e agora de 2 em 2 dias).
    Hoje voltei à casa e verifiquei que a relva já tinha começado a crescer, mas fiquei um pouco triste e desiludida porque não está a crescer uniformemente, ou seja, existem zonas com grandes "peladas" e outras zonas com relva rústica já de uns 6/8 cm.
    Coloco agora a minha questão:
    Existe alguma forma de retificar essas zonas onde não cresceu relva? Volto a semear relva rústica nessas zonas ou outro tipo de relva? Devo adubar o relvado?
    Espero que me possam ajudar. Obrigada.

0.0204 seg. NEW