Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Sou novo no fórum mas já o consulto há bastantes anos e (infelizmente) chegou a minha vez de procurar ajuda para resolução dum problema.

    Moro num apartamento no R/C, com exposição a Sul e Este, sem isolamento. Não obstante, nunca tive problemas com humidade de maior (apenas ligeiras condensações na janela durante a noite, dormem duas pessoas no quarto). Porém, no espaço de 2 meses, desenvolveram-se fungos na empena da parede sul com a laje, como podem ver na fotos. A laje está húmida ao toque. As áreas mais extensas de humidade concentram-se em redor dumas pequenas fissuras no reboco.

    Na padieira da janela, que à partida seria o ponto mais favorável para criação de humidades e que está exposta a este, não é notável qualquer tipo de patologia. Veio cá a casa um "perito" do seguro do condomínio, porque assumiu-se que poderia ser problema de infiltração de águas pela fachada sul, visto que esta tem umas fissuras verticais no exterior. Também se considerou a possibilidade de escorrimento de águas pela cobertura pela caixa de ar até ao nosso R/C. Segundo o técnico, é apenas fruto de condensação e não deverá haver infiltração de água. Que vos parece?
    Concordam com este comentário: jtlopes
      DSC_0003 [800x600].jpg
  2.  # 2

    Infelizmente, no WC também apareceram indícios de humidade na zona do chuveiro. Neste caso, a causa maior parece óbvia, falta de ventilação (não tem janelas). O wc tem tecto falso em pladur hidrófugo (verde). Não existe nenhuma solução de impermeabilização em cima do pladur.

    Uma (re)pintura será o suficiente para reparar o pladur, ou será melhor aplicar novas placas (é uma área pequena, ~5 m2). Será melhor colocar alguma solução impermeabilizante para impedir a acumulação de humidade na caixa de ar?
      DSC_0087 [800x600].jpg
  3.  # 3

    xii isso já parece o meu quarto... está igualzinho... mas o meu é mesmo infiltrações. E esse também me parece. Mas os peritos que se manifestem...
    Quanto ao pladur parece ser condensação dos banhos.... Penso que seja só limpar isso tudo e pintar com uma boa tinta para WC.... É esperar que os prós se manifestem. O WC não tem uma ventax?? Abraço
    •  
      FD
    • 30 janeiro 2013

     # 4

    A foto está um pouco escura mas, pelo aspecto, parece mesmo condensação.
    Se fosse uma infiltração penso que o formato não seria tão "perfeito" como está - parece um rectângulo.
  4.  # 5

    No quarto de facto parece ser condensação na zona da viga que é neste caso a zona mais fria.
  5.  # 6

    Bons dias

    Diria que em ambos os casos o problema se deve á mesma situação. humidade e condensação. Para alem de o aspecto indiciar claramente que há criação de fungos na superficie da parede (sintoma de condensação) não há qualquer indicio de que se estejam a criar bolas pelo que dificilmente a humidade tem origem no interior da parede....

    Diria tambem que o tecto do quarto não vê tinta há muito tempo :) e que quando viu pela ultima vez não houve o cuidado de se lhe aplicar um bom isolamento.

    Neste momento para compo-lo novamente é necessário que se aplique um bom anti fungos juntamente com uma boa tinta.

    Caso pretenda fazer a re-pintura nesta fase do ano o ideal é ligar dentro da divisão um desumificador durante um ou dois dias, aplicar as tintas e ir ligando o desumificador sempre que após uma demão a tinta já esteja a perder o brilho (não ligue assim que aplicar pois retirará a água que a tinta contem, o que não lhe dá saude nenhuma).
    •  
      alv
    • 30 janeiro 2013

     # 7

    Vivam!
    Condensações, sem dúvida.
    No quarto, porque falta o isolamento.
    No WC, porque falta o isolamento.
    No quarto, se puder isolar sobre a laje, pode resolver se aquela zona não for um maciço de algum ponto singular da construção.
    No WC, pode fazer para além do que foi recomendado, pode abrir um buraco no tecto e isole como deve ser. Ainda assim tem aí um problema acrescido, parece-me: Parece-me pelas fotos, e você confirmará com mais uma foto, que tem as alhetas metálicas na periferia do tecto falso e que estas já estão e enferrujar. Mais uma pato bravice dalgum daqueles instaladores dos milhares de metros, alhetas em chapa termolacada ou mesmo zincada em zonas de duches!
    "Fassam" parte.
  6.  # 8

    Colocado por: Rui_Diasqualquer indicio de que se estejam a criar bolas pelo que dificilmente a humidade tem origem no interior da parede....


    Onde está escrito o uso de tinta impermeável?
  7.  # 9

    Colocado por: kuGu_eLu

    Onde está escrito o uso de tinta impermeável?


    Lamento não consegui entender qual o objectivo da questão.... pode ser mais claro?

    tinta impermeavel?
  8.  # 10

    Boa tarde Rapaziada,

    Infelizmente tb tenho sentido esta mesma dificuldade, tenho bolor em quase todas as paredes que dão para o exterior!

    Recentemente foi aconselhado a limpar com lixivia/vinagre todas as zonas afectadas e colocar um Anti Fungos na tinta e pintar todas as áreas afectadas.

    Comprei um Anti-Fungos da Robbilalac, fiz a mistura um pouco acima da média (Padrão 1 Litro Fungos para 20 Tinta) ( Minha mistura 1 Litro para 15 Tinta) e está a funcionar. Nunca mais me apareceu ponta de fungos.

    Só me arrependo não ter pintado todas as paredes e tectos, pois onde dei tinta com fungos está um espectáculo, nas paredes onde não dei, está a aparecer bolor!

    Preços médio: Anti Bolor Robbialac 1 Litro 18.5€


    Fiquem bem
  9.  # 11

    Colocado por: Rui_DiasLamento não consegui entender qual o objectivo da questão.... pode ser mais claro?

    tinta impermeavel?


    O fenómeno de que fala prende-se pelo fato de certas tintas serem impermeaveis à água e quando existem infiltrações e a água vem ao exterior fica presa na tinta formando "bolas" (bolhas de água). Se a tinta for permeável isto não acontece.
  10.  # 12

    Colocado por: kuGu_eLu

    O fenómeno de que fala prende-se pelo fato de certas tintas serem impermeaveis à água e quando existem infiltrações e a água vem ao exterior fica presa na tinta formando "bolas" (bolhas de água). Se a tinta for permeável isto não acontece.


    Ai sim?....

    então explique-me lá o que causou o fenomeno na parede desta foto por favor....

    ....

    como deve calcular a tinta aplicada nao era impermeavel :) era sim cal :) e obviamente deveu-se á rutura de um cano no interior da parede ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Malavita
      eflorescencia.jpg
  11.  # 13

    Colocado por: Rui_Diascomo deve calcular a tinta aplicada nao era impermeavel :) era sim cal :) e obviamente deveu-se á rutura de um cano no interior da parede ;)


    Podia ser impermeável ao vapor de água e as diferenças de tensão de vapor aquando da secagem da parede leveram a um fluxo exterior interior do vapor que ficou retido nessa zona.

    O que interessa ter uma tinta permeávle se pintar por cima de uma não permeavel? o use lhe der camadas a mais? o que é certo é que permeável de certo não é...se não percebe porque vamos ter de esperar que alguem venha lhe iluminar.
  12.  # 14

    Colocado por: kuGu_eLu

    Podia ser impermeável ao vapor de água e as diferenças de tensão de vapor aquando da secagem da parede leveram a um fluxo exterior interior do vapor que ficou retido nessa zona.

    O que interessa ter uma tinta permeávle se pintar por cima de uma não permeavel? o use lhe der camadas a mais? o que é certo é que permeável de certo não é...se não percebe porque vamos ter de esperar que alguem venha lhe iluminar.


    Tem razão caro amigo :)
  13.  # 15

    Antes de mais, obrigado pelo feedback e peço desculpa pela resposta tardia, mas não me foi possível vir aqui antes.

    Parece ser consenso geral que no quarto o problema será mesmo só condensação. Quanto a isso, apenas uma questão. Porque não aparece o mesmo problema na viga da parede virada a Este? A temperatura interior do quarto deverá ter uma variação menor face à temperatura exterior da parede/viga sul, que apanha sol o dia todo.

    Quanto a soluções, visto que não posso aplicar isolamento pelo exterior nem pelo interior (a não ser que colocasse forra em pladur com caixa-de-ar e respectivo isolamento, o que iria retirar alguma dimensão a um quarto já muito grande e ia só esconder os problemas na alvenaria), à partida irei aplicar o anti-fungos como recomendado. Alguém sabe informar qual a garantia que as marcas oferecem, em termos de validade?

    Quanto ao WC, acham necessário substituir o pladur, ou uma vez mais, uma simples pintura e anti-fungo serve? Neste caso adianta por algum sistema de impermeabilização sobre o pladur? Apesar de o pladur ser hidrófugo, não tenho noção se pode acumular humidade na caixa-de-ar e como este afecta a face à vista.
  14.  # 16

    Boas noites

    Diria que tem razão. A humidade interior é certamente igual no entanto paredes exteriores sao sempre mais frias no inverno pelo que o efeito será sempre pior. O ideal seria haver melhor isamento exterior mas se nao é possível A solução é aplicar um com antigungos (há vários de qualidade nos principais fabricantes) e de seguida pintar. De seguida pinte. A tinta a escolher , defina-a com base na humidade que a parede apresentar antes de aplicar o anti fungos ou lavar (lave antes de aplicar com agua com lixívia. Coloque apenas uma tampa por cada 5l de agua pois convém que no final retire o "bolor" mas fique com uma parede sem pontos de gordura). Se a parede estiver húmida aplique tinta de agua para interiores. Nada de esmaltes acrílicos aquosos ou tintas plásticas para interiores. A ideia é que, caso haja entrada de humidade/agua em maior quantidade nao se formem bolhas. Quanto á durabilidade...nestes casos é subjectivo...obviamente bons fabricantes serão mais fiáveis mas nao creio muito no que apresentam como garantia. Vai ficar bom e durar algum tempo/anos mas se a humidade que passa pela parede exterior for muita nao há milagres...voltará a aparecer. Ainda assim se a parede estiver seca ao toque neste momento, então pondere um acetinado! Permite lavar quando aparecem os primeiros negros e dura mais uns tempinhos até ter que repintar.
  15.  # 17

    Áh..no wc eu faria o mesmo tipo de tratamento, contudo nao duvidaria quanto a aplicar tinta acrílica! A fonte de humidade num wc é interior pelo que poder lavar é uma grande vantagem! Se puder adicionar um extractor no wc, isso sim da uma boa ajuda! Tenha em atenção que os acetinados tem que ser bem aplicados caso contrario o aspecto pode nao ser o melhor...o brilho da tinta nao vai perdoar e vai ver-se as irregularidades...
 
0.0207 seg. NEW