Iniciar sessão ou registar-se
    • jj77
    • 1 fevereiro 2013

     # 1

    Em Outubro chamei a EDP para baixar a potência e eles informaram-me que soo poderiam baixar de 3x15 AMP para 3x10. Disse que queria 20 AMP monofásicos e o electricista disse-me que 1º tinha eu de mandar alterar a instalação. Sendo uma coisa tão simples, em Novembro fiz eu a alteração facilmente e a EDP voltou e fiquei com 20 Amp monofaasicos todo contente.
    Tão contente que me ofereci para fazer o mesmo ao meu vizinho de baixo... surpresa, a EDP a ele agora em Janeiro lembrou-se de exigir um Relatório do Electricista acerca do equilíbrio das fases no edifício...
    O edifício tem 40 inquilinos, como é que eu vou saber dos vizinhos monofaasicos em que fase eles estão ligados? Entretanto a EDP depois noutro contacto jaa não mencionou essa obrigação... Como é?
    Mudaram os regulamentos? Lembraram-se de algum decreto régio ou dalguma parvoíce europeia'
    A EDP ee que deve gerir a distribuição das fases e não eu... Em Novembro limitei-me a dizer ao funcionário para ele ligar na fase que lhes desse mais jeito...
    Agradecia que me explicassem o que iraa na cabeça daqueles génios... Obrigado
  1.  # 2

    Colocado por: jj77A EDP ee que deve gerir a distribuição das fases e não eu

    nem tanto ao mar nem tanto á terra,

    a EDP é somente o distribuidor da energia e como tal não tem nem pode andar a ver como esta feito o equilíbrio da instalação COLECTIVA de qualquer edifício, edificio esse que foi projectado para alimentações trifasicas ás fracções e que os condóminos alteram para monofásico,

    a EDP só peca por não pedir isto SEMPRE, porque se numa instalação mais de metade alterar para monofásico podem ficar todos sem energia e a EDP não vai ter nada a ver com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jj77
    • jj77
    • 2 fevereiro 2013

     # 3

    Desculpe-me uma pergunta:
    Como eu posso ver que condóminos estáo ligados a que fase?
    Teria de abrir as caixas que estão fechadas à chave... nunca ninguem sabe dessas chaves, e suspeito que nem são entregues a ninguém.
    Faça-me um favor, se eles insistirem o que faço?
    • jj77
    • 2 fevereiro 2013

     # 4

    Eles, quero dizer EDP...
    Onde se entrega o relatorio?
    Quem o pode fazer? Tenho um amigo Electrotécnico inscrito na Ordem dos Engenheiros, mas que nunca fez nada disso, ele pode entregar?
  2.  # 5

    Com uma pinça amperimétrica consegue vêr o consumo das 3 fases na primeira caixa do prédio.
    E depois é ir cx a cx para tentar equilibrar as fases na coluna.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jj77
  3.  # 6

    Colocado por: jj77Desculpe-me uma pergunta:
    Como eu posso ver que condóminos estáo ligados a que fase?
    Teria de abrir as caixas que estão fechadas à chave... nunca ninguem sabe dessas chaves, e suspeito que nem são entregues a ninguém.
    Faça-me um favor, se eles insistirem o que faço?


    A chave quem tem são os eletricistas ou alguns amigos dos eletricistas.

    Cumps
    Concordam com este comentário: jj77
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jj77
    • jj77
    • 2 fevereiro 2013

     # 7

    Obrigadissimo: Eu tenho pinça amperimétrica.
    Não tenho ee amigos electricistas aqui em Lisboa.
    Se vocee ee de caa, naao podiiamos ser amigos...?
    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 8

    Colocado por: daniel.costaCom uma pinça amperimétrica consegue vêr o consumo das 3 fases na primeira caixa do prédio.
    E depois é ir cx a cx para tentar equilibrar as fases na coluna.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jj77
    isso nao se faz assim, porque assim so esta madir o consumo instantaneo e somente com alguns dos utilizadores em uso,

    existem regras de projecto especificas para estes.

    qualquer eng da especialidade ou electricista com formacao adequada consegue fazer esse relatorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jj77
    • jj77
    • 3 fevereiro 2013

     # 9

    Obrigado, de facto se souber a que fases os consumidores monofaasicos estão ligados concordo que seria faacil fazer o relatoorio.
    Aliaas bem feito era saber os seus consumos médios, pois um pode consumir muito mais que outro. Existem aliás andares que nunca laa vi ninguem.
    Acha que a EDP me daa esses dados para o meu amigo inscrito na Ordem me fazer o relatoorio?
    Ee que ele sabe, o problema ee que não está habituado a baixa tensão...
    Obrigado
  5.  # 10

    Colocado por: jj77de facto se souber a que fases os consumidores monofaasicos estão ligados concordo que seria faacil fazer o relatoorio.
    Aliaas bem feito era saber os seus consumos médios, pois um pode consumir muito mais que outro. Existem aliás andares que nunca laa vi ninguem.

    existem regras para estes cálculos, basta segui-las.

    Colocado por: jj77Acha que a EDP me daa esses dados

    o problema é que estes elementos não dependem da EDP, mas sim da instalação colectiva de distribuição de energia do edifício.

    Colocado por: jj77Ee que ele sabe, o problema ee que não está habituado a baixa tensão

    então não sabe, mas basta seguir com o preconizado nas normas tecnicas,

    na pratica e para ser bem feito, é fazer um projecto electrotécnico para a distribuição colectiva do edifício.

    é das primeiras coisas que qualquer engenheiro aprende a fazer, e até muitos electricistas o conseguem fazer.


    PS: as respostas são vagas porque não conheço os pormenores concretos e podem existir ligeiras variações em relação ao apresentado.
  6.  # 11

    Colocado por: jj77oo


    Colocado por: jj77aa


    Colocado por: jj77jj


    Colocado por: jj77ee


    Colocado por: jj77ii


    Ó homem, isto é os nervos???
    Concordam com este comentário: jj77
    • jj77
    • 3 fevereiro 2013

     # 12

    Tem razão, enervei-me...
    Olhe, não tem uma minuta do género de relatório que aEDP gosta???
 
0.0171 seg. NEW